Saiba a importância de como surgiu a psicologia empresarial e como usar

Desenvolver práticas estratégicas para as empresas e negócios é algo que ajuda a ter destaque em um mercado cada vez mais disputado. Entender a importância e como surgiu a psicologia empresarial, por exemplo, pode ajudar no bem-estar das empresas.

A segurança e comodidade dos funcionários é uma preocupação crescente e que se relaciona com a saúde física, emocional e mental. Isto leva as pessoas a discutirem o assunto de psicologia empresarial.

A chamada psicologia do trabalho e empresarial ajuda a ter mais qualidade dos colaboradores nas empresas, contribui para a produtividade e para o sucesso da companhia.

Entender o conceito, como surgiu e a sua importância no ambiente de trabalho é o modo de ter mais harmonia nos seus negócios.

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O que é a psicologia organizacional?

A psicologia organizacional é um segmento da psicologia que consiste em estudos de estruturação e comportamento dos profissionais no ambiente de trabalho. 

A área tem foco no RH e busca alinhar os objetivos e interesses das empresas e as necessidades dos funcionários.

O principal objetivo é ajudar no desenvolvimento de práticas e estratégias que impactam positivamente na empresa, promovendo qualidade de vida aos colaboradores e condições que permitam dar o máximo na produtividade e assim ter um bom desempenho.

Os estudos do comportamento humano focados na realidade corporativa é uma das propostas/objetivos da psicologia organizacional e favorece a gestão de conflitos, a produtividade, na redução de turnover, entre outras questões importantes.

Ramos importantes na psicologia organizacional

Existe uma divisão de áreas de atuação na psicologia que ajudam as pessoas a compreender como funciona. A divisão consiste em:

Psicologia do trabalho

Atua nas questões ligadas às interações dos profissionais com os maquinários e equipamentos presentes na rotina de trabalho, além de atuar em questões relacionadas à organização e segurança do trabalho.

Psicologia das organizações

Lida com assuntos como: motivação dos colaboradores, desenvolvimento de líderes, gestão de conflitos, relações interpessoais, entre outros.

Psicologia da parte pessoal

É o segmento que lida com questões relacionadas aos processos de seleção e recrutamento de novos profissionais, desenvolvimento de carreira, entre outros assuntos.

Todas essas áreas de atuação são importantes e ajudam nas questões em empresas de solo grampeado, por exemplo.

Como surgiu a psicologia organizacional?

O conceito de psicologia organizacional pode parecer novo, mas isso não é uma verdade. O seu início se deu ainda nas revoluções francesa e industrial. 

Na época, era chamada de psicologia industrial e focava em ajudar os trabalhadores nas novas relações de trabalho que se estabeleceram após o fim do sistema feudal.

Demorou muito tempo para que pesquisas focadas em entender o ambiente de trabalho fossem feitas. Isso só surgiu pela primeira vez em 1924 e a partir daí uma proposta para mudar a ideia de que os funcionários eram como máquinas no espaço de trabalho.


Com a ampliação dos estudos em áreas como antropologia e sociologia por volta de 1950, as questões sociais começaram a ser importantes e desde então, essa preocupação com a saúde e bem-estar dos colaboradores tem sido algo crescente nas empresas.

Os profissionais de psicologia começaram a dar mais atenção para as relações humanas no ambiente de trabalho, a psicologia organizacional foi se desenvolvendo até se tornar o que conhecemos hoje.

A importância da psicologia organizacional

Um ambiente de trabalho harmonioso e que deixe todos satisfeitos, evitando conflitos entre os funcionários é algo que as empresas podem usufruir, graças às técnicas e dicas de psicologia organizacional.

Diversos fatores como as mudanças sociais e os avanços tecnológicos transformaram a dinâmica de trabalho e com isso, novos desafios para os trabalhadores e empregadores na área de filtro jacuzzi e de outras áreas.

Há tempos, a competitividade no mercado tem sido um fator muito importante e que leva a altos níveis de estresse dos funcionários, graças às metas ousadas para ter sucesso. 

É neste cenário que doenças ocupacionais e conflitos começam a surgir com frequência e isso é algo que ninguém deseja no ambiente de trabalho.

Sendo assim, é natural procurar soluções para os envolvidos nos problemas, visando solucioná-los. Isso tem relação com a adequação das demandas, o espaço físico e questões relacionadas ao emocional e bem-estar.

É neste contexto que entra em atuação a psicologia organizacional, cujo objetivo vai desde garantir que todos na empresa ouçam e sejam ouvidos, respeito às pausas de trabalho, entre outras questões que propiciem um ambiente de trabalho mais agradável aos colaboradores. 

As empresas que não cuidam do bem-estar dos seus funcionários e não se preocupam com as relações do dia a dia, tem queda na produtividade, diversos conflitos e muitos pedidos de demissão.

Benefícios da psicologia organizacional

As empresas de portaria remota e de outras áreas precisam lidar diariamente com a competitividade do mercado, com a crescente demanda por agilidade, qualidade e inovação. Executar tudo isso é um grande desafio para diversas empresas.

Focar exclusivamente na produtividade, sem um cuidado com o bem-estar dos funcionários pode até gerar resultados interessantes por um tempo, mas os prejuízos causados depois geram muitos problemas para ambas as partes (empresas e colaboradores).

Rotatividade elevada, afastamentos e a queda de produtividade são fatores que toda empresa precisa evitar, ou seja, é necessário práticas que estimulem o contrário.

Isto posto, os benefícios da psicologia organizacional consistem em:

  • Aumentar a retenção de colaboradores;
  • Criação de boas condições de trabalho;
  • Resolução estruturada dos problemas;
  • Soluções elaboradas junto das equipes;
  • Mapeamento da cultura organizacional;
  • Fortalecimento da marca e aumento dos lucros;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Contribui para a manutenção do ambiente de trabalho;
  • Bem-estar das equipes.

Estes são alguns dos benefícios que podem ser aproveitados por empresas de selante para radiador e de outras áreas que investem na implementação de práticas de psicologia organizacional.

O papel dos psicólogos organizacionais

É importante entender o que os psicólogos organizacionais executam, pois, ao compreender os processos, é mais fácil pensar em práticas para obter bons resultados, além de não gerar dúvidas no momento de contratação deste profissional.

O papel do psicólogo é alinhar os interesses da empresa e as necessidades dos funcionários, visando a promoção de bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

O profissional pode aplicar seus conhecimentos e técnicas em diferentes áreas e situações que fazem parte da realidade e do dia a dia da empresa, por exemplo:

  • Recrutamento e seleção;
  • Desenvolvimento e treinamento;
  • Logística do clima organizacional;
  • Planejamento de cargos, gestão de benefícios e salários;
  • Plano de carreira e desenvolvimento;
  • Avaliações de desempenho;
  • Espaço físico e ergonomia;
  • Orientação profissional;
  • Diagnóstico de saúde mental e segurança do trabalho;
  • Diagnóstico organizacional.

Como implementar a psicologia organizacional

Para começar o processo de implementação é possível montar uma equipe interna ou investir na contratação de uma consultoria especializada.

O processo de implementação consiste em:

Criação de uma equipe interna

Para a empresa de gabinete personalizado ter uma equipe interna é preciso reunir vários psicólogos. O número de profissionais pode variar conforme a demanda, necessidades e porte da companhia.

Os profissionais de RH que sejam mais sensíveis às questões humanas, por exemplo, podem ser convocados a fazer parte da equipe interna.

A vantagem de ter a própria equipe na empresa é a facilidade em manter a continuidade dos trabalhos voltados à melhoria para os colaboradores.

Os processos de psicologia organizacional podem ajudar a promover melhorias a todo momento e ter uma equipe interna que acompanha o dia a dia das atividades torna as práticas e mudanças mais simples.

Gerenciamento de conflitos

O psicólogo organizacional pode estudar a fundo todas as competências adequadas para cada cargo na empresa e participar dos processos de recrutamento e seleção, aplicando testes de personalidade para conhecer os colaboradores de modo profundo.

As atividades que acontecem em paralelo à psicologia organizacional estão diretamente relacionadas à gestão de conflitos.

Por exemplo, quanto mais conhecimento sobre a personalidade dos colaboradores e destreza ao cruzar as características com o perfil da empresa, a instituição assume uma postura de prevenção, evitando que conflitos entre as equipes aconteçam no futuro.

Estímulo à capacitação dos colaboradores

Os psicólogos organizacionais podem participar de programas de treinamentos e capacitação dos colaboradores.

Tornar os funcionários mais capacitados é uma das missões dos psicólogos nas empresas que podem oferecer cursos profissionalizantes para as pessoas se qualificarem e assim os colaboradores podem ter uma atuação de sucesso.

Atração e retenção de talentos

Os processos de recrutamento e seleção, por exemplo, são da alçada dos psicólogos organizacionais.

Os profissionais são responsáveis por conduzir as etapas do processo, desde a atração de novos colaboradores até a aplicação de testes psicológicos e outras atividades que garantem o sucesso da empresa em relação ao seu capital humano.

Os psicólogos podem analisar os cargos oferecidos pela empresa de guilhotina industrial, identificando as competências necessárias que os funcionários precisam ter, ajudando a construir um perfil mais adequado para a vaga.

Conclusão

Estas são apenas algumas das práticas que podem ser implementadas pelos psicólogos organizacionais e que podem ajudar a empresa.

Portanto, o trabalho de psicologia organizacional é muito importante, seja nos negócios de artefatos de cimento ou de outros segmentos, ajudando a promover bem-estar aos funcionários e um ambiente de trabalho agradável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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