Dicas de home office para uma jornada de trabalho semanal mais saudável

A jornada de trabalho semanal em home office tornou-se uma solução valiosa quanto às questões impostas pela pandemia causada pela COVID 19 em todo o mundo. 

Contudo, antes mesmo do isolamento, esse era um modelo que se desenhava como uma opção bastante atrativa para muitos negócios e colaboradores.

Sem contato com um escritório físico, assim como a ausência de intervalos de almoço ou viagens de negócios com os os colegas de trabalho, as pessoas se viram rodeadas de celulares smartphones, computadores e notebooks, além de aplicativos para conexão remota. 

Com isso, apesar dos benefícios do modelo, pode tornar a vivência do home office mais complexa, podendo até impactar a saúde geral dos colaboradores, se formas de interação - mesmo que de forma remota - não forem consideradas.

No mundo corporativo, esse é um estado que pende para o permanente, pois muitos executivos acreditam que, ao menos 25% dos trabalhadores irão atuar de forma permanente em home office

Sendo assim, a perspectiva de home office permanente se mostra um desafio para diferentes setores empresariais, com organizações presentes em diversos segmentos produtivos. 

Com toda essa mudança no cenário corporativo, há departamentos que estão preparados e devidamente posicionados para atender às demandas de trabalho, mesmo que seja preciso assistência técnica informática em um momento específico.

Quando se trata de mudanças de paradigmas significativos como esse, a jornada de trabalho semanal em home office, ou ao menos de maneira mista, podem aumentar a motivação, a produtividade e o desempenho dos funcionários. 

Para atender a essa nova demanda em que as configurações de trabalho mudam de forma significativa, e para que as equipes virtuais possam trabalhar com eficiência, as empresas precisam investir em ferramentas de produtividade e videoconferência, tornando um protocolo de inclusão híbrido padrão 

Clique e saiba mais

Uma jornada de trabalho semanal mais saudável

Os funcionários que trabalham em casa podem encontrar diferentes benefícios, e de várias maneiras. Porém, também pode apresentar desafios físicos, mentais e sociais. 

Há várias dicas de saúde para quem trabalha em home office, o que inclui fundamentos de bem-estar, se alimentar a partir de uma dieta nutritiva e fazer exercícios regulares, aproveitando melhor o dia e horários.

No entanto, também é importante abordar os desafios psicológicos e sociais do trabalho remoto, como a solidão e as tênues linhas entre o trabalho de uma pessoa e a vida doméstica, o que não ocorre quando se trabalha em um laboratório especializado em ensaio de dureza industrial.

Mesmo que o trabalho em home office tenha vantagens tanto para as empresas quanto para os empregados, ele também apresenta uma série de desafios, entre os quais:

  • Buscar equilíbrio profissional e pessoal;
  • Evitar o esgotamento mental;
  • Manter a motivação;
  • Conter/entender sentimentos de isolamento;
  • Ter de gerenciar interrupções.

Para fugir dessas e de outras armadilhas,  e dos desafios de se trabalhar em casa relacionados à saúde física, social e psicológica, é benéfico tomar medidas para manter todos os aspectos do bem-estar e administrar melhor a rotina, conforme as dicas a seguir.

Mantenha uma dieta saudável

De acordo com especialistas da área médica, uma dieta saudável é aquela que enfatiza alimentos nutritivos, como frutas, verduras, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura.

A própria OMC (Organização Mundial da Saúde) observa que também é preciso incluir ovos, feijão, nozes, peixe, aves e carne magra, limitando os alimentos ricos em açúcar e sal. 

Uma dieta saudável também limita alimentos ricos em gordura saturada, como cortes gordurosos de carne vermelha, e gordura trans, como alimentos processados.

Médicos e nutricionistas recomendam fazer todas as refeições, incluindo o café da manhã. Pessoas com poucas distrações em casa podem descobrir que estão mais conscientes da fome do que estariam em um local de trabalho. 

Esses indivíduos podem manter lanches saudáveis em uma câmara fria doméstica, como frutas, para evitar comer batatas fritas e outros alimentos processados ou industrializados em pausas ou durante o dia.

Hidrate-se e beba água

Beber líquidos suficientes é essencial para prevenir qualquer caso de desidratação, uma condição que pode levar a uma gripe, mudanças de humor e diversos outros problemas de saúde.

A água é a melhor escolha de bebida, mas beber quantidades moderadas de café e chá também é aceitável. 

Na melhor das hipóteses, as pessoas que estão com uma jornada de trabalho semanal voltada para o home office devem evitar bebidas açucaradas, como refrigerantes, energéticos, qualquer tipo com teor alcoólico e sucos industrializados. 

Programe exercícios regulares

Atividades físicas, como exercícios musculares e aeróbicos, tem benefícios físicos e psicológicos. 

Médicos especialistas sugerem que, devido a esses efeitos positivos, uma pessoa pode considerar substituir o tempo que gastaria no deslocamento para o trabalho nessas atividades - principalmente ao invés de estender a jornada ou recorrer a maratonas de série.

Por exemplo, uma pessoa pode fazer uma caminhada rápida em torno do quarteirão em que mora, ou se exercitar com um vídeo fitness ou aplicativo para dispositivos móveis.

Além das sessões de exercícios, especialistas aconselham a incorporação da atividade física na jornada de trabalho semanal.

As pessoas podem fazer isso andando durante as chamadas telefônicas, ou colocando lembretes no calendário em intervalos regulares para fazer algumas flexões na estação de trabalho preparada no home office, ou mesmo praticar o alongamento dos membros ou caminhar um pouco para buscar água, por exemplo.

Sempre que possível, usar uma mesa mais alta em vez de uma mesa de altura regular pode ajudar as pessoas a evitarem longos períodos de inatividade física.

Configure o espaço para postura e conforto ideais

Montar um escritório em casa de uma forma que promova uma boa postura pode prevenir dores nas costas e nas pernas.

Instituições da área da saúde descrevem a cadeira de escritório ideal como aquela com braços e uma altura de assento que permite que os pés descansem no chão. 

Elas podem ser compradas em lojas online com entrega por transportadoras em Ribeirão Preto, ou qualquer outra cidade.

Os quadris e joelhos de um indivíduo devem estar ligeiramente acima de um ângulo de 90 graus. Uma pessoa pode querer investir em uma cadeira que apoie a curvatura da parte inferior das costas.

O local ideal para um monitor de computador é a um braço de distância, com a parte superior do monitor no nível dos olhos ou abaixo dele. Aumentar o tamanho da fonte conforme necessário pode reduzir a fadiga ocular.

Mantenha equilíbrio na vida profissional e pessoal

Quando as pessoas trabalham em casa, as linhas entre o trabalho e a vida doméstica podem se confundir. 

Por esse motivo, definir limites de espaço, inclusive ter um espaço de trabalho separado com a própria porta, se possível, é fundamental. 

Também organize o tempo e rotina para não dispersar a atenção com as tarefas domésticas, centrando ciclos exclusivos para as atividades de trabalho e outros para as demandas de casa.

As associações médicas e de saúde incentivam as pessoas a estabelecerem limites de tempo na forma de um horário de trabalho diário. Eles dizem que isso deve incluir uma pausa para o almoço, uma pausa de 15 minutos pela manhã e uma pausa de 15 minutos à tarde.

As pessoas podem fortalecer a divisão entre trabalho e vida doméstica tentando esquecer o trabalho depois do expediente, recorrendo a momentos de descanso e lazer, como participar de uma festa familiar levando uma caixa de presente personalizada para o anfitrião.

Há pesquisas que observam a importância de se desligar mentalmente do trabalho e focar no relaxamento no final de um dia de trabalho. Portanto, é preciso se afastar do computador e do celular corporativo, se for o caso. 

Faça conexões pessoais

Trabalhar remotamente pode tornar mais difícil para as pessoas se conectarem com os colegas de trabalho em um nível pessoal. 

Quando as pessoas trabalham com outras em um local compartilhado, socializar acontece naturalmente.

Por outro lado, quando os indivíduos trabalham remotamente, tendem a ficar sozinhos a maior parte do tempo, e a socialização não acontece tão naturalmente. 

Pesquisadores indicam às pessoas a iniciar e participar de conversas com colegas de trabalho que nada têm a ver com negócios.

As pessoas que vivem com familiares ou colegas de trabalho também podem evitar a solidão aproveitando as oportunidades de passar tempo com eles. 

Os membros da família podem fazer atividades juntos, como fazer refeições, jogar ou assistir a um filme. Ao dar um passeio, uma pessoa pode convidar um ente querido para ir junto.

Também é importante reservar um tempo para se conectar com amigos e familiares que moram em outros lugares, mesmo que isso exija o conserto de Iphone pessoal.

Além disso, socializar com os pares, mesmo que de forma remota, é crucial para desenvolver aprendizados, reforçar a cultura e suprir a necessidade de integração e socialização natural enquanto humanos.

As pessoas podem falar com outras pessoas pelo telefone ou usar serviços de bate-papo por voz ou vídeo online.

Contudo, ao experimentar sentimentos de estresse ou isolamento que parecem esmagadores, é importante considerar a conversa com um terapeuta.

Importância de ficar em casa em tempos de pandemia

Durante a pandemia da COVID-19, a maioria das pessoas que podiam fazer o trabalho remotamente estava trabalhando no formato home office.

Com o aumento de pessoas vacinadas, no entanto, as empresas perceberam que o home office, ou ao menos um formato híbrido, pode ser implementado, com vantagens para todos os envolvidos. 

As empresas contam com mão de obra qualificada a partir de um ponto remoto, assim como com funcionários presenciais para atender um cliente ou formalizar um projeto de curso design gráfico online antes da aula remota, visto que algum processo pode exigir um encontro em um horário determinado.

Ainda assim, para evitar que a pandemia se estenda, ficar em casa o máximo possível reduz muito a exposição de uma pessoa ao novo coronavírus, ou qualquer que seja a causa de uma pandemia mundial.

Algumas pessoas podem ter visto o home office como um luxo antes da pandemia. 

No entanto, tornou-se uma necessidade para muitas pessoas porque é uma estratégia fundamental para aumentar a segurança sanitária de toda a sociedade e para alcançar mais qualidade de vida e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. 

Afinal, estresses e tempo despendido no deslocamento podem ser reduzidos e a atenção direcionada para outras atividades.

Conclusão

Dicas de saúde para trabalhar em casa incluem consumir uma dieta saudável e se exercitar regularmente em um ambiente preparado com tinta epóxi preço devidamente regulamentado. 

Estes elementos são importantes, independentemente de onde alguém trabalha ou qual a jornada de trabalho semanal.

No entanto, trabalhar de maneira remota pode envolver outras dificuldades e benefícios que o indivíduo precisa considerar, principalmente quando há a opção de escolher entre os formatos ou a necessidade de se adequar a ambos os cenários no modelo híbrido.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Separamos exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × quatro =

Go up