Para que serve o alumínio

O alumínio tem se tornado, cada vez mais, uma opção de uso na construção civil, e por isso o setor está inovando. Isso porque este metal é leve, e por conta disso é uma alternativa interessante quando comparamos a outros materiais. Dito isso, saiba para que serve o alumínio

Nesse sentido, vemos que o alumínio tem sido uma opção muito escolhida devido a sua propriedade flexível e, claro, menor impacto no meio ambiente. 

Dessa forma, os profissionais da área de construção devem estar atualizados, entendendo essa tendência e como ela pode oferecer soluções para a área. 

Além disso, o alumínio não pode ser incluído em qualquer parte de um projeto de construção civil, é necessário estudar as possibilidades. 

Com isso, o material deve ser explorado ao máximo, antes de estar entre os materiais utilizados em um projeto de obra ou reforma.

A fim de entender mais sobre o tema, hoje trouxemos algumas informações interessantes para você. Alguns dados sobre o alumínio podem te ajudar na otimização de projetos. 

Sendo assim, os profissionais da área, como os arquitetos e engenheiros, por exemplo, precisam conhecer os benefícios e desvantagens. 

Portanto, vamos conferir a seguir para que serve o alumínio e outras informações. 

Clique e saiba mais

Para que serve o alumínio e quais suas características

Para que serve o alumínio? A priori, é interessante saber que o alumínio se trata de um resultado, isto é, o alumínio resulta da combinação de diversas propriedades. 

Assim, temos uma estrutura que apresenta, como prioridade, a versatilidade. Por esse motivo que o alumínio é usado em larga escala. 

É importante ressaltar que as características do alumínio fazem dessa estrutura uma opção ideal para determinados pontos de um projeto da área de construção civil. 

Primeiramente, saiba que o alumínio possui em sua estrutura um altíssimo grau no que se refere à resistência a situações de corrosão. Isso ocorre pelo fato de que o alumínio apresenta uma camada muito fina de óxido. 

Essa camada não pode ser percebida a olho nu, e a sua finalidade é proteger o material de oxidações. 

Desse modo, o alumínio é uma opção de material que possui mecanismo de autoproteção quando o tema é corrosão. 

Além da resistência à corrosão, o alumínio também tem outros pontos muito curiosos, como: 

- Ao ser reutilizado, o alumínio conserva as suas propriedades de natureza físico-química, sendo “eternamente” reciclável; 

- O alumínio é capaz de criar uma barreira que protege contra a luz, além de umidade e ações advindas do oxigênio; 

- É utilizado como forma de proteger equipamentos eletrônicos, por ser antimagnético. 

Onde é possível aplicar o alumínio em um projeto de construção civil?

Como o alumínio é um material bem versátil e apresenta diversas características interessantes, o seu uso é muito amplo na área de construção civil. 

Sendo assim, separamos algumas das opções de uso do alumínio, como os seguintes exemplos: 

- Fechamentos; 

- Estruturas provisórias; 

- Revestimento e fechamento; 

- Fachadas envidraçadas; 

- Sustentação; e

- Esquadrias. 

Nesse momento, destaque-se que o alumínio possui como ponto principal a sua versatilidade. 

Por conta disso, alguns profissionais optam pelo alumínio, ao invés de outras alternativas, devido às suas características estruturais. 

Mas claro que o seu uso varia de acordo com a finalidade do material. 

Vantagens do alumínio em projetos de obra e reformas 

Após ter uma visão geral sobre a utilidade do alumínio, bem como as suas aplicações na construção civil, trouxemos as suas vantagens. 

Caso você esteja fazendo um projeto de obra e reformas, vale a pena conferir como o alumínio pode ser benéfico. 

Uma das principais vantagens do alumínio é que esse material apresenta boas performances de durabilidade, sendo vantajoso para construtoras e profissionais independentes. 

Resistência e durabilidade 

As principais características do alumínio são a sua resistência e a durabilidade. Essas são as informações mais importantes em um primeiro momento do projeto, afinal, a depender da finalidade, elas se fazem necessárias em um projeto. 

Como o alumínio é resistente às mais diversas corrosões e demais intempéries, a sua vida útil pode chegar a até 40 anos. 

Claro que isso depende da manutenção adequada, e de acordo com os seus cuidados esse período pode ser ainda maior. 

Se você pensar nesse benefício em uma edificação, por exemplo, é possível perceber com mais facilidade a importância de uma construção com materiais duráveis e sem a necessidade de substituições breves. 

Excelente acabamento 

Outra vantagem do alumínio é que ele possui um excelente acabamento, e não somente benefícios não aparentes. 

Com isso, ao adicionar o alumínio como um dos materiais da obra, você não precisará se preocupar com a estética. Isso porque o resultado será uma aparência inovadora. 

Por conta da sua elevada resistência, esse material permite que você tenha elementos mais fluidos, ampliando bastante as hipóteses de uso na construção civil. 

Ademais, esse material é uma alternativa internet ao considerar designs pensados no estilo industrial. 

Opção sustentável 

As preocupações em relação ao meio ambiente têm aumentado cada vez mais ao longo dos anos, e, com isso, a área de construção civil também foi afetada. Isso porque o alumínio é uma excelente opção quando vemos do ponto de vista ecológico. 

A explicação para isso é que o material ajuda no isolamento térmico, logo, o consumo de energia será reduzido. Por outro lado, o alumínio também nos oferece conforto acústico. 

Devido a isso, as construções que seguem esse estilo são comumente conhecidas como construções secas. Afinal, essas construções não geram desperdício ou sequer resíduos. 

Um outro ponto de destaque no quesito ecológico é que o alumínio pode ser reciclável, aliado ao ciclo estendido de vida. 

Alternativa a materiais tradicionais 

O alumínio pode ser usado em placas no fechamento de edificações, podendo ser uma ótima substituição de madeira e até mesmo da alvenaria convencional. 

Por esse motivo, o uso de alumínio torna qualquer estrutura mais econômica. 

Isso significa dizer que incluir alumínio em seu projeto de construção civil transforma a obra ou reforma, economizando recursos. 

Por fim, cumpre destacar que o alumínio é muito variado, e ele pode ser também combinado com outros materiais, de forma a explorar ao máximo as suas vantagens. 

Agora que você ficou sabendo para que serve o alumínio, deixe pra gente nos comentários o que achou deste artigo. Até a próxima!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Mineração Brasil, um site especializado em mineração para você atento sobre o assunto.

Separamos exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − sete =

Go up