O que é reconhecimento da marca: guia

Siga as dicas para aumentar o reconhecimento da sua marca e inspire-se nos exemplos

O reconhecimento da marca é um termo de marketing que se refere à facilidade com que os clientes em potencial reconhecem e lembram seus produtos ou serviços. O reconhecimento da marca é um conceito chave de marketing e um objetivo principal do marketing da marca.

Nesta postagem, exploraremos como o reconhecimento da marca difere do reconhecimento da marca, por que é importante para sua marca e como medi-la. Também apresentaremos algumas táticas para aumentar o reconhecimento da marca e aprender com os exemplos.

Clique e saiba mais

Reconhecimento da marca versus consciência da marca

Ao explorar o reconhecimento da marca, você provavelmente encontrará a expressão “reconhecimento da marca”. Os profissionais de marketing costumam usar esses termos de forma intercambiável. No entanto, existem diferenças significativas entre eles.

Em poucas palavras, o reconhecimento da marca é como seu público-alvo reconhece sua marca. Este conceito inclui um nome de marca fácil de lembrar, cores corporativas, logotipos e símbolos. Simplificando, o reconhecimento da marca é sobre a identidade visual da sua marca.

A consciência da marca é uma noção mais complicada. Refere-se à alma do seu negócio e abrange sua proposta de valor exclusiva, cultura e reputação da empresa, recursos e benefícios do seu produto e assim por diante. Em suma, o reconhecimento da marca faz com que o público evoque emoções e impressões gerais sobre sua marca.

Como você pode ver, o reconhecimento da marca encapsula sua marca e as emoções que ela provoca no público-alvo. Agora, vamos seguir em frente e descobrir por que você deve se preocupar com o reconhecimento da marca em primeiro lugar.

Importância do reconhecimento da marca

A importância do reconhecimento da marca se resume à possibilidade de gerar mais receita. De acordo com a Global banking and finance review, os clientes preferem comprar de marcas que conhecem. 71% dos entrevistados afirmaram que devem reconhecer uma marca antes de fazer uma compra. Não é à toa que 89% dos profissionais de marketing dizem que o reconhecimento da marca é seu principal objetivo.

As pessoas acreditam que escolhem racionalmente entre produtos semelhantes no mercado. Eles pesquisam, coletam informações, leem resenhas, comparam e assim por diante. No entanto, no final, eles geralmente tomam uma decisão de compra com base na aceitabilidade e confiabilidade da marca.

O reconhecimento da marca faz com que seu público-alvo escolha você em vez de seus concorrentes. Continue lendo para entrar em detalhes e explorar os benefícios que isso traz para o seu negócio.

Benefícios do reconhecimento da marca

  • Aumento de vendas
  • Construção de conexão emocional
  • Crescimento da fidelização de clientes
  • Aquisição por indicação

Vamos dar uma olhada nos benefícios que o forte reconhecimento da marca oferece. Eles podem ser mais ou menos expressos no seu caso. A chave é combinar esforços para aumentar o reconhecimento da marca com outras táticas de marketing, que abordam problemas específicos que sua empresa enfrenta.

Aumento das vendas

Já mencionamos que as pessoas preferem comprar de marcas que conhecem ou reconhecem. Quanto mais os clientes conhecem uma marca, maior a participação de mercado dessa marca.

Empresas com maiores participações de mercado, em média, geram mais vendas do que seus concorrentes menos afortunados. Isso aumenta a receita deles. 

Construção de conexão emocional

O reconhecimento da marca desempenha um papel importante na retenção de clientes e em fazê-los comprar de você repetidamente. Uma marca familiar cria uma sensação de confiança e otimismo. Assim, é mais provável que os clientes retornem a uma marca da qual ouviram falar ou compraram antes.

Melhor ainda, o reconhecimento da marca cria um forte vínculo emocional entre uma empresa e um cliente. Mais de 65% das pessoas se sentem conectadas a marcas específicas. Esse vínculo emocional faz com que os clientes comprem repetidamente de uma marca e paguem mais.

Crescimento da fidelização de clientes

Marcas fortes podem não apenas construir vantagens mais robustas no mercado, receita mais alta e criar conexões emocionais com os clientes. Eles ganham outro privilégio – cometer erros ocasionais.

Segundo a PwC, os clientes são tolerantes com os erros cometidos por suas marcas favoritas. Apenas 17% dos clientes se recusam a trabalhar com sua empresa favorita após um único erro. Se os clientes não têm uma conexão emocional com uma marca, sua tolerância diminui. 39% dos compradores não retornariam a uma empresa após uma primeira experiência negativa.

Aquisição por indicação

O forte reconhecimento da marca provavelmente trará referências. 94% das pessoas que estão emocionalmente envolvidas com uma marca a recomendariam a seus amigos, colegas e familiares. Isso leva a um aumento nas vendas, pois as referências de conhecidos estão por trás de 20 a 50% das decisões de compra.

Melhor ainda, as referências tornam o reconhecimento da sua marca ainda mais forte do que era inicialmente. 84% das pessoas acreditam que as recomendações de amigos são a fonte de informação mais confiável.

Esses benefícios fazem com que as empresas tentem constantemente aumentar o reconhecimento de sua marca. Isso traz à tona a questão de como medir essa métrica corretamente.

Como medir o reconhecimento da marca

  • Tráfego para seu site
  • Backlinks
  • Escuta social
  • Pesquisas
  • Serviços do Google

Infelizmente, o reconhecimento da marca não é uma métrica que você pode calcular com uma fórmula. No entanto, você pode julgá-lo por outros indicadores. Há três deles que você deve considerar.

  • O volume de menções na mídia tradicional e nas redes sociais ajudará você a entender o quão discutível é sua marca.
  • Alcance é o número de pessoas que podem ver as publicações nas quais sua marca é mencionada.
  • O engajamento permite que você julgue a eficácia do reconhecimento da sua marca.

Agora vamos passar para as formas concretas de medir o reconhecimento da sua marca.

Tráfego para seu site

Existem dois tipos de tráfego que você precisa acompanhar para determinar o reconhecimento da sua marca. O primeiro é o tráfego direto, que ocorre quando um usuário digita sua URL na barra de endereço ou digita a partir de um favorito do navegador. Quando as pessoas acessam seu site diretamente, isso significa que elas sabiam sobre sua marca de antemão.

Além disso, o tráfego geral do site é útil, pois mostra quantas pessoas da Internet interagem com seu conteúdo diariamente e mensalmente. Medir essas métricas ao longo do tempo ajuda a acompanhar o crescimento do reconhecimento da sua marca.

Backlinks são links para seu site de outros recursos, como mídias sociais, blogs, sites e assim por diante. Se o tráfego desses backlinks cresce consistentemente, o mesmo acontece com o reconhecimento da sua marca.

No entanto, verifique se o tráfego de referência é de alta qualidade. Por exemplo, links de fontes não confiáveis ​​podem prejudicar sua visibilidade de pesquisa, o que acaba afetando negativamente o reconhecimento da marca.

Escuta social

Essa é uma das maneiras mais eficazes de medir o reconhecimento da marca. Com ferramentas especiais, você pode acompanhar todas as conversas sobre sua marca nas redes sociais.

Essa tática permite avaliar não apenas o número de menções, mas também a qualidade delas. Ele fornece informações valiosas sobre como melhorar sua marca ou produto para atender às necessidades dos clientes e aumentar o reconhecimento da sua marca.

Pesquisas

Uma maneira clássica de medir o reconhecimento da marca é realizar pesquisas. Você pode pesquisar seus clientes atuais e potenciais para descobrir o que eles pensam sobre sua empresa. Crie essas pesquisas com serviços como SurveyMonkey ou TypeForm e compartilhe-as nas mídias sociais ou por e-mail.

Tome especial cuidado com as perguntas que você inclui nessas pesquisas. Se você pesquisar clientes em potencial, tente descobrir se eles estão familiarizados com sua marca. Ao se comunicar com seus clientes atuais, pergunte como exatamente eles ouviram falar da sua marca no início.

Serviços do Google

Alguns serviços do Google serão úteis para medir o reconhecimento da sua marca. Comece com o Google Adwords ou o Planejador de palavras-chave para ter uma ideia do volume de pesquisas para o nome da sua marca.

Outra ferramenta é o Google Trends – um serviço que analisa a popularidade das principais consultas de pesquisa na Pesquisa Google em várias regiões e idiomas. Isso ajuda você a entender quantas pessoas pesquisaram sua marca no Google.

Medir algo é a chave para compreendê-lo. Ao entender o escopo do reconhecimento da sua marca, você pode elaborar um plano para aumentá-lo.

Como aumentar o reconhecimento da marca: estratégias e dicas

  1. Dê personalidade à sua marca
  2. Concentre-se em valores e emoções
  3. Faça e participe de eventos
  4. Empregar marketing de mídia social
  5. Colabore com influenciadores
  6. Use o marketing do mecanismo de pesquisa

Aumentar o reconhecimento da sua marca é um processo complicado, que pode abranger muitas estratégias e truques para alavancar seu objetivo. Reunimos seis maneiras de aumentar o reconhecimento da marca, tanto online quanto offline, para ajudá-lo.

Dê personalidade à sua marca

Quando se trata de reconhecimento da marca, você não pode minimizar a importância da personalidade da sua marca. Em primeiro lugar, ajuda sua marca a se destacar de uma linha de concorrentes semelhantes. Em segundo lugar, uma personalidade de marca bem formada aumenta a confiança e o engajamento do cliente.

Sua marca deve ter um esquema de cores facilmente reconhecível, tom de voz e uma característica principal, como sustentabilidade ou jovialidade por trás dela. Você pode incorporar todas essas características em um mascote da empresa, como Marlboro fez com seu famoso personagem cowboy.

Outra maneira de dar personalidade à sua marca é contratar um embaixador da marca – encontre uma celebridade compatível com os valores e o tom de voz da sua marca. Por exemplo, se você estiver anunciando uma marca de roupas esportivas, escolha um campeão esportivo, guru de fitness ou uma celebridade famosa por sua perseverança ou poder de permanência.

Finalmente, se você tem um líder ou representante distinto e carismático por trás de sua marca, você pode torná-lo a personificação da personalidade de sua marca. Lembre-se da Apple e da Tesla, que são inseparáveis ​​de Steve Jobs e Elon Musk.

Concentre-se em valores e emoções

Os consumidores podem ser racionais, mas fazem as escolhas finais com o coração, não com a mente. As pessoas, sem saber, consideram suas marcas favoritas uma extensão de sua própria individualidade. 89% dos compradores permanecem fiéis a marcas que compartilham seus valores.

Para aumentar o reconhecimento da sua marca, certifique-se de que sua marca articule seus valores de forma clara e consistente. É possível e fácil quando você tem uma proposta de valor única bem formada. Se você está com dificuldades para definir a identidade da sua marca, comece respondendo às seguintes perguntas:

  • Por que sua marca foi criada?
  • Que futuro sua marca quer criar?
  • Como alcançará esse objetivo?
  • Que princípios fundamentam seu comportamento?

Dê respostas curtas, que moldarão a missão e a identidade da sua marca. Este último deve ser conciso, mas claro.

Faça e participe de eventos

Tanto as grandes quanto as pequenas marcas aderem à promoção por meio da realização, participação ou participação em eventos. O marketing de eventos oferece a eles uma oportunidade de ouro para criar conexões comerciais úteis. 75% dos empresários dizem que os eventos são o melhor canal de networking.

Melhor ainda, os eventos ajudam as marcas a construir relacionamentos pessoais profundos com seus clientes. Aproximadamente metade dos profissionais de marketing acredita que os eventos são eficazes para aprofundar o envolvimento do cliente.

Ao melhorar o relacionamento com clientes e parceiros em potencial, você aumenta o reconhecimento da sua marca. No entanto, se você realizar um evento, ele também precisa de promoção. Empregue vários canais, como mídias sociais, páginas de destino ou marketing por e-mail, para reunir participantes. Siga nosso guia sobre como criar e-mails de convite para eventos que atraem mais participantes.

Se você está começando a criar reconhecimento de sua marca, talvez queira participar de eventos como participante. Nesse caso, escolha ocasiões de nicho que reúnam o público mais interessado em seus produtos. No evento, seja proativo e prepare um pequeno pitch sobre o seu negócio.

Empregar marketing de mídia social

O marketing de mídia social é uma das maiores opções para aumentar o reconhecimento da sua marca. Facebook, Instagram e outras redes fornecem acesso a uma enorme audiência, pois 3,8 bilhões de pessoas usam as mídias sociais todos os dias.

Melhor ainda, 54% das pessoas pesquisam produtos por meio de redes sociais. Não é à toa que mais da metade das descobertas de marcas online acontecem nesse canal.

Por fim, as pessoas esperam que as empresas estejam lá para elas e retribuam esse cuidado – 71% dos usuários recomendam uma empresa com a qual tiveram uma experiência positiva nas mídias sociais. Para aproveitar ao máximo essa bonança de reconhecimento de marca, siga as seguintes regras:

  • postar conteúdo de forma consistente e frequente;
  • fazer uso de mensagens divertidas;
  • experimentar diferentes formatos de conteúdo;
  • seja sociável e interaja com seu público.

Ficar aberto para os clientes 24 horas por dia e tirar proveito de vários formatos de conteúdo pode parecer demorado. Para reduzir o custo no início, tente empregar chatbots. Eles podem lidar com seu atendimento ao cliente nas mídias sociais, manter seus seguidores engajados, coletar endereços de e-mail e muito mais. Inscreva-se no SendPulse para criar um chatbot para o Facebook ou Telegram gratuitamente e sem codificação.

Colabore com influenciadores

Às vezes, você precisa de apenas uma recomendação de um líder de opinião para dobrar ou triplicar o reconhecimento da sua marca. Assim, as empresas implementam o marketing de influenciadores em sua estratégia de marketing de bom grado. Trabalhar com blogueiros ajuda as empresas a alcançar um público que não está disponível em outros canais.

A principal vantagem do marketing de influenciadores é a confiança ilimitada que ele cria em sua marca. As pessoas acreditam nas recomendações de líderes de opinião quase tanto quanto acreditam em seus amigos e familiares.

Para se beneficiar do marketing de influenciadores, você precisa verificar cuidadosamente o líder de opinião com quem vai trabalhar. Certifique-se de que sua base de seguidores seja composta por pessoas reais, altamente engajadas e apaixonadas por eles. 

Outra regra que você deve seguir é priorizar a taxa de engajamento sobre o tamanho da base do seguidor. Assim, prefira influenciadores com menos de 100 mil inscritos, pois possuem maior engajamento do que estrelas de mídia social com mais de 1 milhão de seguidores.

Use o marketing do mecanismo de pesquisa

O lugar que a empresa tem em uma página de resultados de mecanismos de pesquisa é crucial. Quanto mais longe o seu site estiver do topo, menos chances você terá de ser notado. Para conseguir seu lugar nas primeiras linhas, experimente a promoção paga nos mecanismos de pesquisa ou o marketing de mecanismo de pesquisa (SEM). Essa tática pode aumentar o reconhecimento da marca em até 80%.

O SEM pode ser ainda mais eficaz do que o SEO tradicional, pois gera resultados imediatamente. Melhor ainda, os usuários percebem bem o marketing de mecanismos de busca; 75% deles disseram que os anúncios de pesquisa pagos os ajudam a encontrar as informações de que precisam.

Para fazer um marketing de mecanismo de pesquisa eficaz, siga tendências como a otimização de pesquisa por voz. Isso significa que você deve tornar seus anúncios de pesquisa pagos mais conversacionais. Veja como as pessoas se comunicam na vida real e transfira esses padrões para anúncios. Lembre-se de incluir mais palavras-chave de cauda longa; eles ajudarão seu conteúdo a aparecer com mais frequência na página de resultados.

As táticas listadas acima podem ser mais ou menos eficazes para uma determinada marca. Além disso, sua utilidade muda dependendo da maneira como você os implementa em sua estratégia de marketing. Leia um para saber como outras marcas usam esses truques.

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Separamos exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 3 =

Go up