Consequências do sedentarismo diante da rotina profissional, o que fazer?

O sedentarismo é uma ação bastante negativa para o corpo e representa a ausência de exercícios físicos. As consequências do sedentarismo podem ser muito graves, visto que podem trazer problemas à saúde, como excesso de peso, ansiedade, hipertensão arterial e diabetes.

Cada vez mais as pessoas estão sedentárias. Isso ocorre porque no dia a dia as pessoas estão dentro dos seus carros e com mais comodidades. Além de  passarmos mais tempo sentados em frente ao computador e ao celular. 

Por exemplo, pessoas que trabalham em escritórios ou em administradora de condomínios residenciais, de modo geral, ficam mais tempo sentadas e resolvendo temas do trabalho em contato com o computador. 

Pensando nisso, esse artigo trará informações para que  você compreenda quais malefícios o sedentarismo pode te trazer e como deixar de ser sedentário, apostando em uma vida mais saudável!

Confira os detalhes no decorrer do texto. 

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O  que pode ser considerado sedentarismo?

Para falarmos de sedentarismo, o primeiro passo é conhecer o que é considerado ser uma pessoa sedentária dentro desse contexto. 

De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), o sedentarismo ocorre quando não há atividades físicas por pelo menos 150 minutos na semana, o que daria em média 21 minutos por dia. 

Essas recomendações valem entre a população de 18 a 60 anos, levando em conta também a importância de fazer uma avaliação médica para iniciar qualquer prática esportiva. 

Existe também um consumo de energia que precisa ser levado em consideração quando falamos sobre o que é ser sedentário ou não. 

As atividades físicas precisam consumir energia e isso envolve o consumo de oxigênio por minuto em uma determinada atividade. 

Além disso, existem os tipos de atividade física que podem ser realizadas, por exemplo, de leve, médio e moderado gasto energético. 

É importante ressaltar que cada tipo de atividade física a ser realizada, seja uma dança, natação, futebol, dentre outros elementos, precisam ser avaliados pelo seu médico. 

Os malefícios do sedentarismo

Dentro do ambiente de trabalho, como é o caso de uma empresa administradora de condomínio, muitas atividades de trabalho envolvem ações em que as pessoas ficam sentadas em frente ao computador, não realizando nenhum tipo de movimento corporal.

No entanto, pelo gasto “mental”, muitas pessoas acabam se sentindo cansadas e desmotivadas para realizar suas atividades após o trabalho. 

Diante disso, os malefícios podem ser diversos e trazemos uma lista a seguir do que uma pessoa sedentária pode sofrer! 

Você ganha muito mais peso 

Um dos grandes problemas do sedentarismo é o fato de promover o aumento de peso. 

Quando uma pessoa passa muitas horas sentada e não pratica exercícios ou se movimenta depois, isso traz vários malefícios à saúde. 

Um deles é o aumento de peso, que pode ocasionar obesidade. Esse aumento do peso pode trazer doenças como:

  • Depressão;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Problemas no coração. 

Nessas situações, o recomendado é fazer pausas durante o trabalho no escritorio de contabilidade em SP, por exemplo. Ou seja, é preciso tirar momentos do seu dia para se movimentar. 

Problemas nas articulações e na  coluna

Outro problema que o sedentarismo traz é referente aos problemas articulares e de coluna que podem ocorrer por conta do aumento da pressão nos discos da coluna.

Isso traz uma inflamação dos nervos e com isso, a pessoa passa a ter dores nas costas.

Um problema bastante ruim é a hérnia de disco e até mesmo, outras complicações que podem ocorrer. 

Quando a pessoa faz alongamentos e até mesmo atividades físicas, ela consegue prevenir esses problemas. 

As dores musculares e inflamação nas articulações podem ocorrer por meio de atividades no trabalho que se referem a movimentos repetitivos. 

Por exemplo, o ato de digitar com frequência no processo de elaboração de um projeto energia solar preço, sem realizar um alongamento pode trazer problemas nas articulações e bastantes dores. 

Dessa forma, a recomendação é realizar o alongamento do corpo para evitar dores e desconfortos no dia a dia. 

Uma dica é realizar aulas de pilates e buscar por serviços de fisioterapia. Essas atividades contribuem para o fortalecimento muscular ou até mesmo para alívio da tensão e do estresse. 

Com isso a pessoa consegue se sentir mais feliz e ter um bem-estar com a prática dessas ações, já que a atividade física libera  serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar.

Desânimo e redução do rendimento no dia a dia 

O sedentarismo e a falta de atividades físicas inibe a liberação de hormônios que estão relacionados ao prazer. Dessa forma, a depressão e as crises de ansiedade podem ocorrer. 

A depressão pode ser outra consequência do sedentarismo. Isso afeta suas relações familiares, com amigos e, consequentemente, no dia a dia profissional. 

Uma pessoa que não se cuida acaba tendo falta de motivação para executar suas funções no trabalho de manutenção hidráulica predial, por exemplo. Com isso, seu rendimento diminui.

A liberação de hormônios como endorfina e dopamina, que são responsáveis por sensação de prazer e alegria dependem da realização de atividades físicas. 

Problemas na circulação do sangue 

Por fim, ressaltamos os problemas que o sedentarismo pode trazer à circulação sanguínea. A atividade física promove a ativação dos músculos, dos órgãos e consequentemente, o 

aumento da circulação sanguínea, redução do colesterol, varizes e coágulos. 

Dessa forma,recomenda-se a realização de atividades físicas para manter a saúde do seu coração em dia!

E agora, como deixar de ser sedentário?

Agora que você já sabe os malefícios que o sedentarismo pode trazer para o seu dia a dia, surge a grande pergunta: eu sou sedentário? Como faço para deixar de ser sedentário? 

Diante desses questionamentos, nesse artigo traremos algumas dicas que vão te ajudar no processo de ter uma vida mais saudável.

Organize o seu tempo

O primeiro passo é entender que é fundamental ter um tempo dedicado à realização de suas atividades de avaliação patrimonial na empresa, mas também ter um tempo para realizar exercícios. Essa prática deve ser feita pelo menos 3 vezes por semana. 

A grande questão é ter a iniciativa de começar a fazer alguma prática esportiva, assim como se movimentar, ou seja, sair da sua zona de conforto. 

Por isso, esse é um processo que envolve reflexão sobre como está sua saúde, o seu dia a dia, sua disposição, humor e alegria. 

Ou seja, cada pessoa deve fazer uma avaliação para ter uma noção sobre isso.

Nesse sentido, vale a pena planejar sua agenda, assim como definir de modo detalhado como será seu dia. 

Organizando-se fica muito mais fácil realizar exercícios físicos, mesmo em meio a correria do dia a dia.

Isso envolve um processo de adaptação, assim como mudanças de hábitos que vão sendo adquiridas com o desenvolvimento pessoal. 

Separamos algumas dicas importantes, seja se você trabalha em empresas de energia solar na Bahia ou em outro segmento:

  • Realize pequenas mudanças no seu dia a dia;
  • Busque um clínico geral para fazer um check-up;
  • Pratique um exercício que faça parte do seu estilo de vida;
  • Não precisa se desgastar muito, vá aos poucos;
  • Aumente a intensidade de forma gradativa;
  • Alimente-se corretamente antes de fazer exercícios;
  • Utilize roupas adequadas para a prática de exercícios;
  • Realize o alongamento antes da prática de atividade física;
  • Realize uma boa hidratação.

As primeiras orientações são referentes a mudanças pequenas em seu cotidiano. Esse início não pode ocorrer com muito ritmo e intensidade no início. 

Por isso, existe a recomendação de fazer pequenas caminhadas, deixar um dia o carro em casa e ir a pé ao trabalho, subir escadas, dentre outros. 

Escolha exercícios do seu interesse

É muito importante escolher um exercício físico que seja do seu interesse, ou seja, que se adapte ao seu estilo de vida. 

Fazer algo que a pessoa não gosta é muito mais fácil de se adaptar! Por isso, busque adaptar no início a prática de exercícios ao seu interesse, estilo de vida e vá mudando os hábitos aos poucos. Assim, fica mais fácil não desistir! 

Alguns exercícios interessantes são:

  • Hidroginástica;
  • Bicicleta;
  • Corrida ou caminhada matinal;
  • Fit dance ou dança. 

Seja qual for o exercício físico ou até mesmo a caminhada para o seu escritório de contabilidade fiscal, não os faça em jejum. Isso pode trazer vários problemas de saúde, além de dar fraqueza. 

A principal recomendação é: antes de fazer qualquer atividade física busque fazer um check-up em um clínico geral ou no médico da sua confiança. 

É importante identificar se você possui algum problema ou limitação de saúde, para que a prática do exercício físico seja direcionado. 

Além disso, lembre-se que ao começar qualquer atividade vá devagar, ou seja, tome cuidado para não sofrer qualquer tipo de lesão. 

Agora que você já está ciente dos malefícios do sedentarismo, busque um profissional da saúde que possa te recomendar os exercícios  que você possa fazer e tenha uma vida mais saudável e ativa. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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