Metas SMART: confira um passo a passo de como definir metas inteligentes para o seu negócio

No contexto empresarial, traçar metas é uma prática indispensável para dar um melhor direcionamento às equipes e melhorar o engajamento e a produtividade dos colaboradores.

Porém, as metas não devem ser definidas de forma aleatória. Para definir com clareza e objetividade os resultados que se espera do seu time, é fundamental obedecer a alguns critérios na hora de traçar as metas.

Tais critérios formam a metodologia SMART e é sobre ela que vamos falar neste artigo.

Nas próximas linhas, você vai descobrir o que são metas SMART e quais são os passos que você deve seguir para estabelecer metas mais inteligentes para as suas equipes e potencializar o desempenho individual e coletivo.

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O que são metas SMART?

SMART é uma metodologia proposta em 1991 por George Doran no artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives” – Há um Caminho Inteligente para Escrever os Objetivos e Metas da Gestão.

Na época, Doran era executivo da Washington Water Power. Ele percebeu que é possível ser mais bem sucedido no alcance de determinados resultados se estes forem pré-estabelecidos com clareza e objetividade.

Nesse sentido, Doran desenvolveu o método SMART para apontar os 5 critérios que devem ser observados ao estabelecer as chamadas metas inteligentes:

  • Specific (Específico);
  • Measurable (Mensurável);
  • Attainable (Atingível);
  • Relevant (Relevante);
  • Time-based (Temporal).

Portanto, no lugar de resoluções vagas, o gestor consegue definir uma trajetória mais estruturada, direcionando melhor os esforços da equipe para atingir os resultados desejados.

Passo a passo: como definir metas SMART?

Trabalhar com metas SMART é muito importante para que todos saibam onde se espera chegar e o que precisa ser feito para que isso aconteça.

Confira a partir de agora um passo a passo de como definir metas inteligentes para o seu time e alavancar o desempenho da sua empresa.

Passo 1 - Seja específico ao traçar os resultados

O primeiro passo para implementar a metodologia SMART consiste em ser bem específico ao definir as metas que se pretende alcançar.

Na prática, isso significa evitar traçar resultados vagos, sem um marco claramente estabelecido.

Por exemplo, em vez de simplesmente dizer para a sua equipe de comercial que você quer aumentar as vendas, você deve especificar em quanto deve ser esse aumento.

Assim, uma boa meta específica seria:

  • Aumentar as vendas da empresa em 7% no próximo trimestre

Assim, os colaboradores saberão quando a meta foi atingida ou quanto falta para ela ser alcançada, o que contribui para o engajamento da equipe.

Passo 2 - Estabeleça os mecanismos para mensurar as metas

Metas SMART também precisam ser mensuráveis. Ou seja, você precisa ser capaz de acompanhar a evolução dos esforços em direção aos resultados que deseja atingir.

Ao estabelecer os mecanismos de mensuração das metas, é possível ajustar o seu plano de ação para garantir que as metas sejam alcançadas conforme esperado.

Se, por exemplo, a sua meta é aumentar as vendas da empresa em 7% no próximo trimestre, uma forma de mensurar isso é a partir do monitoramento de indicadores de desempenho, como a taxa de conversão.

Se você está se perguntando como medir esses resultados com precisão e agilidade, a dica é: use uma ferramenta de CRM! Confira como ela pode ajudar sua empresa a vender mais:

Passo 3 - Avalie se as metas propostas são possíveis de alcançar

As metas propostas para a sua equipe precisam ser alcançáveis. Estabelecer resultados que não se comunicam com a realidade da empresa, sendo praticamente impossíveis de serem atingidos, é uma prática que tende a desmotivar os colaboradores.

Tendo isso em vista, procure avaliar a atual situação da empresa, considerando aspectos relacionados ao ambiente interno e externo.

No caso do nosso exemplo anterior, será mesmo que a sua empresa é capaz de aumentar as vendas em 7% até o final do próximo trimestre?

Passo 4 - Atente-se ao nível de relevância das suas metas

As metas inteligentes precisam ser relevantes para o seu negócio e também para as equipes envolvidas nos esforços para alcançá-las.

Se as metas tiverem baixa relevância, será difícil contar com a adesão dos colaboradores. Eles se sentirão desmotivados para perseguir resultados que pouco importam para eles.

No caso do aumento das vendas, trata-se de uma meta relevante para a empresa, pois vender mais é essencial para aumentar os lucros e garantir a sustentabilidade financeira do negócio.

Para que essa meta seja relevante também para os colaboradores, você pode oferecer recompensas e comissões maiores caso a equipe consiga bater a meta dos 7% no próximo trimestre.

Passo 5 - Estabeleça um prazo para as suas metas

Por fim, metas SMART devem ter um prazo para serem alcançadas. No nosso exemplo, o prazo para aumentar as vendas em 7% é de três meses.

Ao definir para quando é a sua meta, evita-se a procrastinação. Para isso, estabeleça um cronograma, apontando uma data para a entrega de cada tarefa que o levará ao alcance das suas metas. 

Ficou claro como definir metas SMART para o seu negócio? 

Ótimo! Mas temos mais uma dica para você. Como engajar seus vendedores para que atinjam as metas? A ferramenta Funil dos Sonhos pode te ajudar muito, veja como usar neste vídeo:

Aplique essa metodologia e defina melhor os caminhos para alcançar os resultados que você deseja.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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