Ferramentas para produtividade e engajamento remoto: turbine o trabalho a distância de sua empresa!

Ferramentas para produtividade e engajamento remoto são as aliadas de um mundo corporativo que teve que se adaptar de forma abrupta ao trabalho a distância, devido à crise de saúde mundial provocada pelo Covid-19. 

De acordo com uma pesquisa publicada pela empresa Statista em julho de 2021, 56% dos respondentes afirmaram que trabalham remotamente há menos de um ano.

Ou seja, muitos negócios tiveram que se adaptar, e depressa, a esse novo formato repleto de reuniões e eventos virtuais.

Apesar de prática e acessível, essa modalidade não é tão pessoal, por não contar com o  “olho no olho”. Sendo assim, para tornar tudo isso mais humano e engajar colaboradores, é essencial ser estratégico. 

Foi o que mostrou uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, Emlyon Business School e a Grant Thornton Brasil. Ela apontou que as pessoas que estão trabalhando em regime Home Office têm tido dificuldades de comunicação com a equipe.

Segundo ela, o descontentamento dos entrevistados tem a ver com o excesso de chamadas telefônicas e reuniões, recursos usados justamente para se comunicar. Além disso, muitas sentem falta do contato próximo, uma conexão associada à presença física. 

Diante disso, fica claro que as ferramentas utilizadas para estabelecer a comunicação entre os pares não estão se mostrando eficientes, causando insatisfação e falhas na comunicação.

Não há como fazer uma transição desse tipo – do escritório para nossa casa  – sem ter grandes impactos.

Por isso, devemos utilizar os melhores recursos disponíveis para garantir o aumento da produtividade e engajamento dos times.

5 ferramentas para produtividade e engajamento remoto que otimizam a colaboração da equipe

  1. Miro

Como proporcionar um ambiente online que seja criativo e engaje uma equipe a desenvolver seus projetos em conjunto mesmo a distância? A resposta está na ferramenta para produtividade e engajamento remoto chamada Miro.

Com ela é possível criar mapa mental online, mapa conceitual, fluxos de trabalho, diagramas, quadros de brainstorm e muito mais!

Mapas conceituais

Se sua empresa está desenvolvendo um novo produto ou projeto e precisa de toda a sua equipe na mesma página, nada melhor do que fazer um mapa conceitual online.

Criar um mapa conceitual em tempo real é uma forma didática para fazer a equipe memorizar de forma simples uma estratégia.

Quadros de Brainstorm

Nada é mais poderoso na hora de criar um novo produto, serviço ou solução quanto a diversidade de ideias de uma equipe e isso não deve ser perdido com o trabalho remoto.

Com a Miro é possível fazer brainstorming online com quadros interativos onde todos da equipe podem interagir e acompanhar.

Fluxo de trabalho

Além de engajar os times criativos, a Miro também permite a criação de fluxos de trabalho. 

Você pode primeiramente criar um mapa mental e depois transformar toda essa estratégia em um plano prático e executável em um quadro de workflow.

  1. Zoom 

Talvez você já tenha até utilizado esse aplicativo, mas te daremos aqui, uma nova perspectiva para uso.

O Zoom é uma das ferramentas para produtividade e engajamento remoto mais populares quando o assunto é reunião online. Ele permite fazer videoconferências pelo computador ou celular.

A ferramenta possibilita: 

  • compartilhamento de tela;
  • uso de planos de fundo diferentes;
  • gravação da reunião.

O segredo para o Zoom deixar de ser uma simples ferramenta de reuniões está no uso do recurso de compartilhamento de tela. Ao compartilhá-la, você permite que os demais usuários façam anotações.

Dessa forma é possível, além de mostrar uma simples planilha ou fazer uma apresentação, iniciar um brainstorming online interativo, com todos colocando a “mão na massa”.

Após inúmeras contribuições, todo o time pode concatenar as ideias e criar mapa mental.

Com iniciativas assim, você conseguirá aumentar o nível de interesse e atenção da equipe.

  1. Zapier

Ter que fazer a mesma coisa inúmeras vezes diminui a produtividade e ainda desengaja os colaboradores que gostariam de desempenhar um trabalho mais inteligente.

Conectar várias ferramentas para produtividade e engajamento remoto: é isso que o Zapier faz. Ele é ideal para quem precisa levar dados de uma aplicação para outra.

É um aliado para empresas de marketing que desejam  articular diferentes ferramentas como, por exemplo: anúncios, páginas de vendas e e-mail marketing.

Ainda não entendeu como isso acontece? Então acompanhe:

Suponha que você receba leads em uma página de captura de e-mail e queira que esse contato apareça no seu CRM. Aí entra em cena o Zapier, que  integra essas duas ações: a cada novo cadastro na página, você terá um novo contato dentro do CRM.

As possibilidades são inúmeras:

  • enviar leads vindos de anúncios para sua ferramenta de e-mail marketing;
  • sincronizar e automatizar informações vindas de formulários da internet.
  1. Google Workspace

O Google Workspace é uma das poucas ferramentas para produtividade e engajamento remoto “tudo em um”, que possibilita ter uma espaço colaborativo para as equipes com soluções  que conversam entre si.

A plataforma integra e-mail, o Meet, o Drive e o Google Agenda, os quais funcionam em perfeita sincronia. 

Google Agenda

No Google Agenda, você pode checar quando seus colaboradores estão disponíveis para uma videoconferência.

Além disso, ao programar a reunião, todos recebem automaticamente um e-mail com um link do Meet, ferramenta de videoconferência onde ocorrerá o evento..

Meet 

O Meet é uma ferramenta de videoconferência que também possui compartilhamento de tela, recurso que também permite interações como:

  • fazer apresentações e desenvolver planilhas;
  • fazer brainstorm online;
  • fazer mapa mental online.

Google Drive 

Se você precisa criar documentos em equipe como apresentações, planilhas e formulários, seus “problemas acabaram”. Isso porque o Google Drive permite que tudo isso seja feito dentro dele  em tempo real 

Ele oferece a colaboração de várias pessoas no mesmo documento, a adição de comentários e também um chat integrado para tirar dúvidas na hora.

Esses documentos ficam armazenados na nuvem e compartilhados com qualquer pessoa que for convidada.

Além disso, você não precisa lembrar de salvar nenhuma mudança, o salvamento automático já fará isso por você.

  1. HappyMeter

A aderência e produtividade no trabalho remoto não se resumem a reuniões,  e-mails ou criar mapa mental. 

Esses pontos englobam muito mais, como um assunto que, felizmente, está cada dia mais em voga nas organizações: a saúde mental dos colaboradores. 

A falta de contato olho no olho permite que algumas situações deixem de ser monitoradas, como, por exemplo, o bem-estar dos colaboradores.

Com o HappyMeter, é possível medir semanalmente o bem-estar da sua equipe, que pode comunicar anônima e rapidamente seus sentimentos para a ferramenta.

Se você chegou aqui, sem dúvidas agora está com uma nova perspectiva sobre o uso das ferramentas para produtividade e engajamento remoto que já utilizava no cotidiano da sua empresa.

Se você quer adotar algumas, mas ainda está em dúvida,  é válido fazer uma reflexão profunda, analisando questões como: sinergia da equipe, processos colaborativos e a otimização do trabalho como um todo. 

Faça essa análise e verifique seu orçamento e perspectiva para o futuro!