Melhores sites sobre livros: porque ler é o melhor remédio

Qual é a sua relação com os livros? George R. R. Martin, criador dos livros das “Crônicas de Gelo e Fogo” disse uma frase que sintetiza a importância da literatura na vida do ser humano: “um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma”. 

Então, que tal conhecer os melhores sites sobre livros da internet? Esse é um conteúdo indispensável para quem já é um leitor assíduo e deseja receber informações sobre suas sagas favoritas. Entretanto, se você é uma pessoa que está desenvolvendo a paixão pela leitura, continue lendo esse texto, porque ele também foi feito pensando em você!

Você sabia que, segundo a Agência Brasil, em uma pesquisa realizada em 2020, 48% dos brasileiros acima dos cinco anos não possuem o hábito de leitura? Ou seja, são dezenas de milhões de pessoas que não leram nem uma parte de um livro durante um ano. 

Precisamos mudar essa realidade, não é mesmo? Então, que tal dar o primeiro passo conhecendo os oito melhores sites sobre livros? São eles:

  • Artcetera;
  • Publishnews;
  • BuzzFeed Books;
  • Revista Conexão Literária;
  • Estante Diagonal;
  • Goodreads;

Continue com a gente! O hábito da leitura é um prazer que educa e edifica. Vamos juntos?

No mundo das palavras: os melhores sites sobre livros

O que você espera de um portal sobre livros? Que eles tenham muita informação sobre as novidades das principais sagas literárias? Ou, quem sabe, que ele possua listas de indicações sobre os livros que estão fazendo mais sucesso com a sua faixa etária?

Então, você já pode ficar tranquilo! Essa lista foi montada pensando em oferecer uma diversidade de assuntos para você. 

Sem mais delongas, vamos conhecer os oito melhores sites sobre livros!

Artcetera

Feito especialmente para os amantes de movimentos culturais em geral, o Artcetera é um prato cheio! Com muitas listas sobre músicas e filmes, o site também fala sobre a cultura de um modo geral, envolvendo livros, artes visuais e artes digitais.

No Artcetera, você encontra desde textos que falam sobre inovações tecnológicas, como os tokens não-fungíveis (NFTs) na música, sobre séries que foram baseadas em ritmos musicais.  

PublishNews

Considerada por muitos como um dos sites mais confiáveis sobre livros do Brasil, a PublishNews foi criada em 2001, reunindo mais de 20 anos de listas de literatura e notícias sobre o mundo literário. 

No site, o leitor pode encontrar a lista dos livros mais vendidos, receber uma newsletter diária sobre as novidades das editoras e escutar um podcast com mais de 200 episódios sobre a cena literária do Brasil. 

Além disso, a PublishNews possui um canal de entrevistas e reportagens, no qual você pode tirar dúvidas e se manter por dentro dos assuntos literários. Vale a pena dar uma olhada! 

BuzzFeed Books

Agora, se você gosta de listas, testes e brincadeiras sobre o mundo literário, o BuzzFeed Books é o lugar certo para você! Com todas as características conhecidas da plataforma, essa página é voltada para os livros e sagas, que reúnem milhões de fãs ao redor do mundo. 

A página está na língua inglesa, mas, por meio da própria ferramenta do Google, você pode traduzi-la para português. A barreira da linguagem não será um problema que irá barrar a sua diversão! 

Revista Conexão Literária

Quer conhecer novos escritores, principalmente nacionais? A Revista Conexão Literária pode ser uma ótima porta de entrada para novas experiências literárias. O portal, que também possui uma revista digital, é conhecido pelas suas entrevistas e pela divulgação de novos escritores. 

Então, se você deseja conhecer novos universos e está preparado para conhecer outros tipos de escrita, a Revista Conexão Literária pode ser um bom lugar para você começar. 

Estante Diagonal

Essa indicação deveria valer por duas, já que a Estante Diagonal tem, além de um site recheado de conteúdo, possui um canal no YouTube. No blog, você pode encontrar resenhas completas sobre os mais diferenciados assuntos, podendo ser uma boa iniciativa para você conhecer novos autores. 

No Youtube, com mais de meio milhão de visualizações, a Joice, criadora e editora do Estante Diagonal, reúne fãs para falar sobre o dia a dia de leitura e suas listas de melhores do mês. 

Goodreads

O site, que significa “boas leituras” em português, promete ser um lugar no qual você poderá encontrar o seu próximo livro favorito. Como? Simples: o Goodreads possui listas de recomendações especiais.

No site, você pode encontrar diversas categorias de livros: desde culinária, histórico, de terror, “young adult” (gênero que ganhou um grande destaque nos últimos anos) e de histórias em quadrinhos (HQs). Esses são apenas alguns gêneros literários dentre vários outros que são encontrados no site. 

O portal foi comprado, em 2013, pela Amazon. Portanto, você pode fazer o seu login no Goodreads pelo seu e-mail cadastrado na empresa. O portal também prepara, anualmente, a premiação Goodreads Choice, que coroa as melhores leituras do ano.

Mundo das Resenhas

No Mundo das Resenhas, você encontra críticas sobre os mais diferentes gêneros de livros e de histórias em quadrinhos. Se você é um grande fã das histórias de super-heróis da Marvel e da DC, o portal acima será de grande ajuda para escolher a próxima história que você lerá!

Além das resenhas de livro e do universo dos quadrinhos, o portal também conta com críticas sobre filmes e séries. Portanto, se você é fã da cultura Pop, o Mundo das Resenhas é perfeito para você. 

Alibris

Você é um amante de livros físicos e gosta de colecioná-los? Então, você precisa conhecer o Alibris. Embora o portal não seja brasileiro, é rápido e intuitivo de se mexer. 

Nele, você encontra livros raros e que estão, muitas vezes, esgotados no Brasil ou que ainda não foram lançados no nosso país. Além disso, é claro, você encontra os novos lançamentos mundiais. Os exemplares podem ser novos ou usados. 

Gostou dessas dicas? A leitura é muito importante para o nosso desenvolvimento intelectual e de como nos portamos como cidadãos! E você, lá leu um bom livro hoje? Qual o seu livro favorito? Conte para a gente!