Humanização de marca: como estabelecer melhores relações com clientes

Na hora de proporcionar a melhor experiência possível para os clientes, a humanização de marca é um ingrediente essencial.

Qualquer empreendimento precisa manter relacionamentos frutíferos e saudáveis com a sua base de consumidores.

Isso vai além de oferecer descontos imperdíveis, caprichar na entrega ou trabalhar com frete grátis.

A humanização vem para criar uma verdadeira conexão entre a marca e as pessoas. A partir daí, os negócios fluem muito melhor e as oportunidades de conversão e retenção só aumentam.

Para entender do que se trata a humanização de marca, a importância disso no contexto empresarial, as características comuns a marcas humanizadas e como fazer isso, leia o texto a seguir!

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Entenda o que é a humanização de marca

Uma marca humanizada é uma empresa cuja atuação não se restringe a vender e entregar itens de decoração apartamento.

Os donos têm consciência do que desejam proporcionar aos clientes e, por isso, se esforçam em realmente agregar valor à vida de todos eles.

Para atingir esse nível, nada melhor do que se dedicar nas áreas de atendimento. As pessoas precisam se sentir totalmente seguras em fechar negócios com a marca.

A qualidade da comunicação, seja nas redes sociais ou em chats privados, faz toda a diferença para isso.

A cultura organizacional do negócio transparece nesses momentos. Quando o time de atendentes da fábrica de móveis com estrutura de ferro faz de tudo para agradar o cliente, ele percebe que a empresa valoriza os colaboradores.

Por essa razão, o desenvolvimento de uma marca humanizada começa de dentro para fora: a satisfação dos colaboradores é a satisfação dos clientes.

Por que humanizar sua empresa é tão importante?

Caso você esteja sendo introduzido a esse assunto pela primeira vez, pode parecer estranho ou até mesmo dispensável pensar em humanização quando o assunto é negócios.

Pois saiba que o comportamento dos consumidores mudou muito, principalmente com a ascensão da internet como meio de comunicação de massa.

Todo detalhe conta na hora de instigar a atenção da persona para os serviços de topografia – e o modo como uma marca é percebida pelo público exerce um papel central nisso.

Conexões reais

Todo mundo aprecia entrar em contato com profissionais que realmente transmitem uma vontade genuína de ajudar e melhorar a vida.

No fim das contas, é isso que se procura no momento da consideração de compra: um produto ou serviço que tenha impacto positivo na rotina.

Uma marca humanizada coloca isso no centro das prioridades e não vê o cliente apenas como um número.

O cliente passa à linha de frente do negócio e ele se sente realmente parte de um grupo de pessoas privilegiadas por fazer o orçamento obra residencial com pessoas tão dedicadas e qualificadas.

Visibilidade aprimorada

Marcas humanizadas geram mais repercussão nas redes sociais. Com campanhas relativamente simples, é possível fazer barulho e atrair a atenção de uma grande parcela de usuários.

Pense nas grandes empresas que compartilham memes e respondem os seguidores de maneira cômica e até mesmo informal no Twitter.

Quem olha de fora pode considerar uma ação sem grande importância, mas a verdade é que estratégias desse tipo geram resultados muito desejáveis.

O resultado imediato é que empresas de manutenção de elevadores ganham destaque entre um público que anteriormente não as conhecia.

Fidelização

Se alguém se sente totalmente satisfeito após uma primeira compra, as chances dela seguir comprando da mesma marca são muito altas.

É uma dinâmica simples. Ninguém abandona um serviço de uma hora para a outra sem um motivo forte.

Cabe às organizações não darem razões para que nenhum usuário faça isso. Quanto mais humanização, mais fidelização.

Inovação contínua

Quando a satisfação do cliente é tão valorizada, é certo que a empresa vai sempre se esforçar para se manter relevante.

Isso demanda inovação contínua para seguir atendendo aos interesses e necessidades da base de consumidores da empresa administradora de condomínio.

Para alcançar esse patamar, é necessário reunir informações sobre quem te segue e quem compra seus produtos. São dados muito importantes para guiar:

  • Ações publicitárias;
  • Tipos de interação nas redes sociais;
  • Pesquisas de opinião;
  • Desenvolvimento de novos produtos.

Como você pode ver, investir em uma marca humanizada é uma garantia de longevidade e qualidade no mercado.

Quais são as características de uma marca humanizada?

A humanização corporativa presume o desenvolvimento e a valorização de características que podem estar faltando.

Nos tópicos abaixo trazemos os principais atributos que uma empresa deve apresentar a fim de ser percebida como genuinamente humana, confira.

Ser acessível

As pessoas reparam nos perfis corporativos que se portam de forma mais acessível nas redes sociais.

Como resultado, elas se sentem mais confortáveis na hora de tirar uma dúvida sobre a administração de condomínios ou resolver algum problema.

A função principal da humanização é justamente tirar o perfil frio e impessoal da marca e realmente integrá-la ao dia a dia de todos.

Para isso, adotar um posicionamento amigável nos meios de comunicação se mostra uma estratégia muito acertada para se aproximar dos interessados.

Ser claro e didático

Uma das premissas do marketing digital é se promover a partir de estratégias verbais e publicitárias sutis.

Em outras palavras, abordar visitantes de forma muito incisiva e com foco exclusivo em fazer uma venda não dá certo.

É preferível se comunicar tomando como prioridade a função educativa, isto é, usar as redes sociais e o marketing de conteúdo para apresentar informações que o público ainda não conhece.

Lembre-se da importância de agregar valor. Investir em conteúdo instrutivo e relevante a respeito da empresa administradora de condomínios residenciais, ou de outro setor,  é a melhor alternativa.

Levantar pautas importantes

Outro aspecto que ressoa muito positivamente é quando uma empresa se compromete com pautas relevantes, como a sustentabilidade e o respeito às diferenças.

Sem dúvidas, um empreendimento que se mostra interessado em gerar impactos positivos na sociedade se humaniza tremendamente.

Há, inclusive, pesquisas que mostram que as pessoas estão dispostas a pagar mais por algo se isso significar melhores condições de trabalho aos colaboradores e menos danos ao meio ambiente.

Demonstrar preocupação com o cliente

O trabalho não acaba quando uma venda é realizada. É dever da empresa se certificar de que o cliente ficou completamente satisfeito com a compra.

Entram em cena as pesquisas de opinião, solicitações de avaliações e até mesmo e-mails perguntando sobre a experiência que acabou de ser finalizada.

Demonstrar preocupação e interesse genuínos no bem estar dos clientes é um ótimo sinal de que a empresa tem um diferencial.

Os consumidores não se esquecem de marcas com essas características de atendimento.

Por isso, não economize capital humano e financeiro para oferecer atendimento altamente qualificado e disponível para resolver qualquer problema que vier a aparecer.

Como se tornar uma marca humanizada?

A humanização de um negócio passa obrigatoriamente pelas decisões de branding relacionadas a ele.

Utilize as plataformas virtuais e redes sociais para trabalhar a comunicação de uma forma que engaje as pessoas e não deixe dúvidas sobre a qualidade e a dedicação do empreendimento.

Observe as dicas a seguir para entender o que fazer a fim de se transformar em uma marca humanizada.

Aplique o storytelling

O storytelling identifica a estratégia de comunicação que faz uso de técnicas próprias da contação de histórias em um contexto publicitário.

Fazer vídeos mostrando os bastidores de uma empresa e contar a origem da marca em posts no Instagram são dois exemplos muito usados de storytelling.

Essa técnica serve para chamar a atenção dos seguidores e mantê-los entretidos com conteúdo interessante.

Quando bem utilizado, o storytelling transforma os seguidores em verdadeiros defensores da marca dispostos a acompanhar, comentar e compartilhar os posts.

Pense na identidade da marca

A identidade de um negócio passa por todas as características típicas da comunicação: linguagem, logotipo, cores e imagens usadas nas postagens e muito mais.

Todo esse conjunto de elementos deve convergir de tal forma que ninguém tenha dúvidas de que marca está falando com eles em qualquer meio.

Pode reparar que as corporações mais renomadas do mundo possuem elementos visuais muito facilmente identificáveis.

Isso é vital para você se fixar na memória da persona e mantê-la sempre interessada no que você tem a dizer e oferecer.

Dê uma cara ao negócio

Nada melhor para se aproximar das pessoas do que dar uma cara para o empreendimento.

Isso pode ser feito facilmente usando um colaborador como porta-voz nos stories ou até mesmo um influencer em peças publicitárias.

Quando há uma face por trás do logo, fica bem mais fácil se conectar.

Conclusão

A humanização de marcas não é um fenômeno recente, mas sem dúvidas é mais simples de ser alcançado na atualidade.

Graças às várias possibilidades de interação que a internet oferece, todo o tipo de empresas, das pequenas às multinacionais, podem se dedicar a melhorar a imagem.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do conteúdo Humanização de marca: como estabelecer melhores relações com clientes e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Negócios e Política

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