Como o Sistema de bombeamento solar pode trazer economia para empresas

O avanço da tecnologia se dá em todos os setores, tanto que o emprego de um sistema de bombeamento solar para estruturas hidráulicas é uma inovação que permite extrair e transportar esse líquido vital em locais isolados das linhas de energia elétrica.

A energia solar, com a passagem do tempo, vem se provando ser a maneira ideal de extrair água para beber, instalação em tanques de armazenamento, saneamento e irrigação voltada para o setor hortifrutigranjeiro.

Os painéis produzidos a partir de um sistema de bombeamento solar são utilizados em projetos que geram elétrons quando a luz do sol os atinge, fazendo com que sejam usados ​​para formar um fluxo modulado de energia e, posteriormente,  transmitido ao motor da bomba d'água.

Os sistemas de bombeamento solar para captação e distribuição de água são práticos em terrenos planos, onde o sol brilha e não há sombra. 

As bombas de água com energia solar podem ser colocadas dentro, ou em diferentes estruturas, entre as quais:

  • Cisterna;
  • Fontes de água;
  • Lagoa;
  • Poço artesiano.

O objetivo final, é que a instalação de um sistema de bombeamento solar esteja presente onde seja necessário bombear água de forma eficiente.

Vale destacar que, nos grandes centros urbanos, há projetos e estudos por parte de empresas de administração de condomínios em São Paulo, entre outros locais, para que esse tipo de sistema de bombeamento solar possa ser instalado e utilizado em larga escala.

Clique e saiba mais

O que é o sistema de bombeamento solar?

O sistema de bombeamento solar é uma solução de energia renovável, que aproveita ao máximo a energia infinita do Sol. 

É um dispositivo avançado que pode ser configurado rapidamente, sem necessidade de infraestrutura de energia e baterias de armazenamento de energia. 

O bombeamento solar de água é baseado na tecnologia fotovoltaica, tendo como função converter a luz solar em eletricidade para bombear água, que pode ser direcionada a partir da instalação de calhas para compartimentos como cisternas e caixas d'água. 

Os painéis fotovoltaicos são conectados a um motor que converte a energia elétrica fornecida pelo painel fotovoltaico em energia mecânica, e então é convertida em energia hidráulica pela bomba.

Este é um sistema confiável em áreas onde os recursos hídricos são limitados e espalhados por longas distâncias, inclusive sem acesso à rede elétrica, evitando também custos de combustível e manutenção. 

Portanto, o uso do sistema de bombeamento solar para bombear água tem pode ser direcionado para  a irrigação doméstica, pecuária e agrícola. 

O armazenamento de energia pode ser feito por meio de um acumulador, cujo objetivo é atender a demanda de abastecimento de água 24 horas por dia, e o restante da energia elétrica pode ser utilizada para iluminação ou outros aparelhos de baixo consumo de energia.  

Em suma, o sistema de bombeamento solar pode ser operado, monitorado e gerenciado de forma inteligente, o que reduz o custo de gestão manual e manutenção até certo ponto. 

Enquanto isso, também reduz o custo das matérias-primas, pois a energia solar é inesgotável, assim como móveis planejados alto padrão são produzidos a partir de material que não agride a natureza, com uma proposta sustentável em todos os sentidos.

A  importância do sistema de bombeamento solar

Tendo mais clareza sobre a definição e o princípio de funcionamento do sistema de bombeamento solar, o próximo passo é analisar por que esse sistema é necessário nas áreas de escassez de energia.

Uma grande vantagem que o sistema de bombeamento solar oferece é que ele pode resolver o problema de falta de energia elétrica ou falta de eletricidade. 

Com a ajuda de um sistema de bombeamento solar desenvolvido a partir de um projeto arquitetônico 3D, ele pode obter a eletricidade correspondente, desde que haja luz solar. 

Então, a eletricidade pode controlar e acionar a bomba para obter os recursos hídricos relacionados.

Depois de instalar o sistema de bombeamento solar, é possível usá-lo todos os dias, sem precisar se preocupar com o armazenamento de recursos. 

Dessa forma, o sistema de bombeamento solar resolve o problema de escassez de recursos na agricultura, o que ajuda a aumentar o rendimento das culturas e promove o desenvolvimento da de produtores em locais afastados, com escassez de distribuição de energia elétrica.

Benefícios do sistema de bombeamento solar

Há muitos benefícios relativos ao sistema de bombeamento solar, especialmente quando se trata de uso agrícola. 

Por ser um sistema sustentável, que independe de recursos naturais que podem ter variações, como o volume de água de um rio, no caso de hidrelétricas, a energia solar é contínua na maior parte do planeta. 

Há empresas que produzem toda a estrutura de forma personalizada, seguindo o mesmo caminho no desenvolvimento de projeto de arquitetura de interiores, ou seja, totalmente adaptado ao ambiente em que está sendo instalado. 

O produtor rural que pensa em instalar um sistema de bombeamento solar para captação e distribuição de água, os proprietários precisam compreender os benefícios que esse modelo pode promover, em diversos aspectos. 

  1. Não precisa de energia externa

Um dos maiores benefícios das bombas de água solares é o fato de que se pode usá-las em qualquer lugar. 

Mesmo que seja um poço artesiano dentro de uma propriedade, a quilômetros de qualquer fonte de energia, ainda é possível bombear água de lençóis freáticos graças à energia solar. Tudo que precisa é o sol e os painéis solares para fazer este trabalho. 

Isso significa que o produtor rural não precisa gastar tanto dinheiro tentando obter uma fonte de energia para o local do poço, ou encontrar uma fonte alternativa de energia, como um moinho de vento, o que pode ser caro e exige muito para manter. 

A energia solar é uma maneira confiável de alimentar o sistema de bombeamento solar para água, mesmo em áreas remotas.

  1. Custo operacional mínimo

Como a energia vem do sol, a conta de luz tende a ser drasticamente reduzida. 

Os sistemas de bombas solares não têm um grande custo operacional, pois são alimentados naturalmente pela estrela a qual a Terra gira. 

O produtor rural não precisa pagar toda vez que ligar a bomba, nem precisa de reformas comerciais constantes, desde que a manutenção esteja em dia. 

Em vez disso, o proprietário está economizando dinheiro e bombeando água por um preço mais acessível.

Um sistema de bombeamento solar de água é um investimento que proporciona economia a longo prazo. 

  1. Fácil manutenção

O sistema de bombeamento solar também tende a ser mais fácil de manter do que outras fontes de energia. 

Esses sistemas de bombas podem funcionar por anos sem precisar de manutenção. Não há muitos componentes mecânicos, tornando-os menos propensos a quebrar e exigir novas peças ou reparos. 

De fato, quanto melhor o planejamento a partir de uma sala comercial compartilhada, e o projeto de instalação do sistema de bombeamento solar, mais tempo ele fica sem precisar de manutenção. 

Um exemplo disso é instalar um orifício de drenagem para o sistema de bomba solar se a propriedade está instalada em uma área com variação de temperatura, principalmente nas estações de outono e inverno.

Caso os proprietários deixem de fazer isso, a bomba pode apresentar falhas e precisar de um conserto prematuro. 

A manutenção também é mais acessível quando se trata de bombas de água solares. O dono de uma propriedade rural raramente fará manutenção no sistema de bombeamento solar, mas também não gastará muito dinheiro em reparos. 

Uma das únicas tarefas de manutenção necessárias a fazer é limpar os painéis solares uma vez por ano, para assim mantê-los funcionando com eficiência. 

  1. Fácil instalação

As placas de um sistema de bombeamento solar são fáceis de instalar por conta própria. Isso significa que uma pessoa com o mínimo de noção não precisa esperar que alguém saia e configure a bomba de água para ela. 

No entanto, as empresas especializadas que instalam o sistema de bombeamento solar promovem cursos e podem orientar durante o processo, caso haja qualquer dúvida sobre sistema de aterramento, ou seja necessário mão de obra técnica.

  1. Eficiência

Outro benefício do sistema de bombeamento solar é o fato de ser extremamente eficiente. 

A tecnologia voltada para a captação e uso da energia solar melhorou drasticamente ao longo dos anos, tornando-se uma ótima opção quando se trata de alimentar uma bomba de poço. 

Os empreendimentos instalados em regiões ensolaradas podem contar com um sistema de bombeamento solar contínuo, e com um funcionamento eficiente, economizando dinheiro e tornando a propriedade mais ecológica.

Conclusão

Apesar da novidade quando se trata de um sistema de bombeamento solar, principalmente em  áreas onde os recursos hídricos são limitados e espalhados por longas distâncias sem acesso à rede elétrica, essa tecnologia tem ajudado muitos produtores rurais, principalmente.

Por fim, vale reforçar que vale a pena conhecer mais sobre os tipos disponíveis de um sistema de bombeamento solar para água, podendo ser aplicado na irrigação doméstica ou comercial, em empreendimentos agrícolas e pecuários. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do conteúdo Como o Sistema de bombeamento solar pode trazer economia para empresas e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Tech

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + dois =

Go up