Como conseguir seguidores no Instagram? 5 dicas e cuidados na hora de crescer

Crescer e se destacar nas redes sociais é um desafio para muitas marcas. Para aumentar sua relevância um dos caminhos é aumentar o número de pessoas que te seguem, mas como conseguir seguidores no Instagram? É o que veremos neste post.

Clique e saiba mais

Porque você não deve comprar seguidores no Instagram?

Antes de irmos para as dicas de como conseguir seguidores no Instagram, primeiro é preciso esclarecer porquê comprar seguidores nunca deve ser uma opção para você.

Queda brusca de engajamento

Se você navegar por alguns perfis no Instagram, principalmente se ele for recente, e notar um número alto de seguidores, procure olhar a quantidade de curtidas e comentários nas fotos. 

É bem comum encontrar perfis com 10 mil ou 15 mil seguidores, mas com posts que tem menos de 30 curtidas.

Em casos em que os seguidores foram comprados, a maioria dos perfis são falsos, logo não reagem às publicações da empresa. Por isso, o engajamento fica muito desproporcional em relação a quantidade de seguidores. 

O pior de tudo é que o Instagram, ao perceber que sua audiência não interage com suas publicações, passa a reduzir ainda mais o alcance orgânico.

Isso significa que as pessoas reais que seguem a sua página param de receber seu conteúdo naturalmente. 

Isso acontece porque o Instagram entende que o baixo engajamento significa que seus conteúdos não são relevantes. 

Ao não mostrar seu conteúdo para quem, de fato, gosta da sua marca, você perde em vendas e ainda mais em engajamento. 

Se você tem poucos seguidores, invista em criar boas ideias de conteúdos para o Instagram e não na compra de usuários fake. Acompanhe algumas dicas no vídeo a seguir.

Perda considerável de relevância

Sempre que você interage com uma conta no Instagram, o algoritmo recebe aquele movimento como um sinal de que você tem interesse naquele conteúdo. 

A partir desse cálculo, você passa a receber primeiro os posts de empresas com as quais tem mais interações.

Esse tipo de mecânica visa alimentar o usuário de conteúdos que ele acha relevante usando como base as suas interações. 

Logo, se seu perfil é repleto de contas falsas, o volume de integrações é reduzido e a relevância da sua marca vai só caindo.

Resultados inexistentes

A conta é simples, engajamento baixo, relevância em queda livre e alcance reduzido dificilmente vão gerar bons resultados de vendas e conversões, não é mesmo? 

Uma vez que os perfis só estão ali, literalmente, para fazer número, não existe a menor possibilidade de conseguir algum resultado concreto.

Passível de penalização

Além de todos os problemas que já mencionamos sobre a compra de seguidores, essa ação também é considerada irregular pelo Instagram que pode penalizar o seu perfil por entender que você violou as normas e diretrizes da rede.

O algoritmo está sempre atrás de conteúdos que possam atrapalhar a boa experiência do usuário. 

Com isso, a rede social tem sistemas que funcionam caçando os perfis que podem ser considerados bots, removendo os seus seguidores e até banindo suas contas.

Como conseguir seguidores no Instagram da maneira certa? 5 dicas 

Agora que ficou claro que comprar seguidores não é uma opção inteligente, vamos às dicas de como conseguir seguidores no Instagram do jeito certo:

  1. Aposte em conteúdo relevante e de qualidade
  2. Use uma identidade visual coerente
  3. Tenha uma frequência constante de postagens
  4. Incentive a interação em posts e stories
  5. Invista em anúncios patrocinados

#1 Aposte em conteúdo relevante e de qualidade

Assim como em toda boa estratégia de marketing digital, apostar na produção de conteúdos ricos e relevantes a suas personas é um ponto fundamental para atrair, envolver e converter seus seguidores em leads e clientes.

Para isso, além de conhecer a fundo as suas personas, ou perfil de cliente ideal, é essencial que você faça publicações com conteúdo para vários momentos na jornada de compra desses usuários. 

Desta forma, você pode atingir o consumidor em vários estágios até que ele chegue a conversão desejada.

#2 Use uma identidade visual coerente

Alguns perfis são tão icônicos e organizados nesse quesito que só de bater o olho em um post é possível identificar de quem é a publicação, não é mesmo? O apelo visual é essencial e precisa ser uniforme.

Por isso, aposte na criação de templates para Instagram que tenham uma identidade alinhada e consistente. 

Além de sempre usar as cores e elementos que remetem a sua marca, outra dica é apostar em uma estética própria. 

Pode ser um cenário, uma forma de editar seus vídeos, uma fonte ou tudo isso junto.

#3 Tenha uma frequência constante de postagens

Uma das grandes dificuldades de quem não sabe como conseguir seguidores no Instagram é encontrar uma frequência ideal de publicação e mantê-la. 

Uma vez que sua audiência assimila essa frequência é preciso mantê-la para criar uma fidelidade com seus seguidores.

Para encontrar esse padrão você precisa de duas coisas: fazer testes e acompanhar os resultados.

Somente a união dessas duas ações vão fazer com que você encontre a melhor frequência para seu perfil de acordo com seus seguidores.

#4 Incentive a interação em posts e stories

A interação é uma das formas de um seguidor mostrar ao algoritmo do Instagram que se interessa pela publicação e perfil, a ponto de fazer um comentário ou responder uma enquete.

Por isso, aposte em postagens que busquem essa interação, mesmo se você tiver poucos seguidores. 

Os stories são ótimas ferramentas para isso, principalmente por terem um alcance maior e recursos como caixas de pergunta e enquete. 

#5 Invista em anúncios patrocinados

Por fim, se você já segue essas dicas e ainda não sabe como conseguir seguidores no Instagram, vale a pena investir em anúncios patrocinados usando o Instagram Business. Defina um valor para investir em anúncios dentro da rede e crie campanhas para que seu alcance seja potencializado.

Cada postagem patrocinada tem um objetivo e uma forma de ser trabalhada, por isso, para entender melhor o funcionamento geral, assista esse vídeo a seguir:

Seguindo nossas dicas de como conseguir seguidores no Instagram você terá ao seu lado uma importante ferramenta de marketing e vendas. Por isso, dedique-se. Só assim você verá o resultado. Este artigo foi escrito pelo portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Espero que tenha gostado do conteúdo Como conseguir seguidores no Instagram? 5 dicas e cuidados na hora de crescer e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Negócios e Política

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − um =

Go up