Ferramentas para ecommerce: 6 opções que precisam estar integradas a sua loja

As ferramentas para o seu e-commerce são poderosas aliadas na busca por competitividade de mercado e conquista de clientes. Sem elas, sua empresa perde eficiência e produtividade. O resultado será um crescimento mais lento ou a perda total de espaço. Para evitar isso, conheça os principais softwares para o comércio eletrônico.
6 ferramentas para seu e-commerce decolar
Em 2021, o Brasil registrou cerca de 1,59 milhão de lojas online, 22,5% a mais do que no ano anterior. Isso significa uma média de 789 lojas criadas por dia.
Ter um negócio online tem muitas particularidades e desafios, incluindo a concorrência. Por isso, ter as ferramentas certas é fundamental para que o seu negócio prospere e possa alcançar os resultados que você espera.
A seguir, organizamos uma lista com 6 ferramentas para e-commerce que você não pode deixar de considerar para o seu negócio:
- Facebook e Google Ads
- Apps de recuperação de boletos
- Sistemas de organização de tarefas
- Aplicativo de chat
- Programa de disparo de e-mail marketing
- Sistemas para análise de desempenho
Continue lendo e conheça mais sobre cada uma.
1. Facebook e Google Ads
Uma das melhores formas de fazer seu negócio alcançar mais pessoas é através de campanhas de tráfego pago, por isso, ferramentas como Facebook e o Google Ads são essenciais.
Por meio dessas duas plataformas, é possível aumentar o número de visitantes que vão acessar a sua loja.
Com as campanhas certas, por exemplo, de remarketing, resultados como aumento de conversão também podem ser esperados.
Ambas as plataformas permitem a criação de anúncios segmentados, que alcançam o perfil de cliente ideal.
2. Apps de recuperação de boletos
O boleto é uma das formas de pagamento mais usadas dentro das lojas virtuais, primeiro por ser uma opção mais segura, afinal a pessoa não precisa informar dados de cartão de crédito para concluir uma compra, e segundo por ser uma opção para quem não tem linha de crédito.
No entanto, o boleto também tem uma alta taxa de desistência de pagamento. Nesse sentido, uma das formas de mudar esse cenário é usando ferramentas que incentivem seus clientes a concluir uma compra.
Alguns aplicativos de recuperação de boletos podem ser inseridos em sua loja virtual para estabelecer uma comunicação automatizada por e-mail e SMS, compartilhando a 2ª via do boleto, descontos e incentivando a conclusão do pedido. O resultado é o aumento da taxa de conversão.
3. Sistemas de organização de tarefas
Ter o seu próprio negócio demanda uma série de ações que precisam ser executadas. Por isso, é importante usar ferramentas para ecommerce que te ajudem nessa gestão de tarefas.
Nesse aspecto duas plataformas se destacam: Trello e Asana. Ambos têm a mesma estrutura básica em colunas, que divide suas atividades em:
- o que deve ser executado,
- o que está sendo feito,
- o que foi concluído.
Com esses sistemas é possível estipular prazos, inserir descrições, anexos e muito mais.
4. Aplicativo de chat
A qualidade do atendimento pode garantir mais vendas, e isso torna o suporte um dos aspectos mais importantes para um negócio virtual.
Incluir canais de chat em sua loja, abre um canal de comunicação direto com o cliente, seja para tirar dúvidas sobre os produtos ou sobre entrega.
A ferramenta para e-commerce é útil para melhorar a experiência do consumidor, contribuindo para a reputação da marca e para a volta dele, em novas compras.
O Jivo Chat é uma boa opção de app para chat, gratuita para quem quer oferecer aos clientes um atendimento em tempo real.
5. Programa de disparo de e-mail marketing
Campanhas de e-mail marketing são uma das estratégias mais rentáveis para se relacionar e converter leads.
O Mailchimp é uma das ferramentas para ecommerce bem simples e intuitiva de se usar, além de permitir o acesso a boas opções de recursos na versão gratuita.
Você consegue criar campanhas do zero ou usar modelos prontos como referência, além de:
- organizar as listas de disparos,
- acompanhar as métricas relevantes como taxa de abertura, clique em links entre outros.
6. Sistemas para análise de desempenho
Todo e-commerce que se preze precisa estar integrado com ferramentas que permitem mapear dados sobre visitantes da sua página e vendas.
Nesse contexto, duas opções de ferramentas para e-commerce merecem destaque: Google Analytics e o Pixel do Facebook.
O primeiro é capaz de apresentar uma série de estatísticas de visitantes, horários de pico de visita, páginas mais acessadas e etc.
O segundo opera de maneira similar, mas é capaz de rastrear de onde veio e para onde foi o visitante.
Esses dados também podem ser usados para refinar as segmentações de públicos nas suas campanhas patrocinadas no Facebook e Instagram.
Com essa lista de ferramentas para e-commerce você tem um poderoso arsenal para monitorar, ajustar e executar ações vitais para o crescimento da companhia.
Por isso, comece hoje mesmo a testar algumas delas e acompanhe seus resultados.
Lembre-se que a melhoria de processos dentro de uma loja virtual é um processo contínuo. Para não ficar para trás, esteja sempre atento às novidades do mercado.
Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.
Espero que tenha gostado do conteúdo Ferramentas para ecommerce: 6 opções que precisam estar integradas a sua loja e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Negócios e Política
Deixe um comentário