Saúde bucal na terceira idade: Entenda os melhores cuidados

É importante tomar alguns cuidados com a saúde bucal dos idosos. Quais são os principais problemas que o idoso tem? É preciso redobrar as visitas regulares ao dentista, para evitar lesões e cáries? O que é necessário fazer? Quais são os cuidados?

Um dos principais problemas do idoso é que com o passar da idade essa coordenação motora vai diminuindo muito e ele não consegue passar o fio dental e ter uma boa higiene. Sendo assim, passa a desencadear alguns problemas tanto de periodontite quanto de cárie.

Caso ele use uma prótese dentaria removível, essas peças também precisam ser higienizadas, porque a base delas pode conter bactérias e fungos que causam doenças na cavidade oral deste idoso.

Clique e saiba mais

Quais são as principais doenças que o idoso pode adquirir em sua cavidade bucal?

Muitas vezes eles possuem dor por conta dessas peças que não estão sendo higienizadas corretamente.

Essas prótese fixa precisam ser trocadas de tempos em tempos, porque esses dentes se desgastam e, quando isso acontece, a boca fica mais fechada.

Tais circunstâncias começam a dar problemas na articulação e poderá fazer com que o idoso sinta dores de cabeça e de ouvido.

O idoso faz a utilização dessas próteses todos os dias e esses dentes acabam se desgastando, não é recomendado trocar somente quando quebra, existe um prazo para a substituição.

Sem falar na falta de adaptação, quanto mais frouxa ela fica, mais irá absorver esse osso, dificultando o futuro a retenção de uma peça nova.

Além do mais, se o idoso possui dentes naturais na boca, esse desgaste poderá resultar na alteração da forma do dente.

Dependendo da saúde do idoso, depois de uma avaliação com a especialista, poderá iniciar o tratamento com a lente de contato dental para arrumar a forma do dente.

Outro problema muito comum no idoso, são os desgastes dos dentes, para combater é possível fazer a utilização de cremes dentais ou até mesmo em restaurações.

É comum o idoso possuir mau hálito?

A maioria dos idosos possuem a necessidade de realizar um consumo alto de medicamentos, e alguns medicamentos inibem a salivação, então normalmente ele tem pouca salivação.

A saliva tem um papel muito importante na boca, regulando a sua acidez,  e uma deficiência em sua produção pode causar alguns problemas,  como:

  •  Mau hálito;
  •  Dificuldades para falar;
  •  Dificuldade para engolir;
  •  Intolerância a prótese;
  •  Dor na língua;
  •  Perda do paladar;
  •  Alteração da voz.

Então é comum o hábito dos idosos estarem mais carregados, isso acontece pela baixa produção de saliva.

Quais os cuidados necessários nessa situação?

É necessário procurar o dentista para fazer uma substituição de saliva artificial, para estimular a saliva melhorando o alho e a imunidade da boca já que a saliva possui diversos anticorpos que combatem essas bactérias, diminuindo aftas e lesões da boca.

Essa questão de boca seca, é chamada de xerostomia, onde é muito comum nos idosos. Em algumas situações, pelas dificuldades de higienização e a junção de placa bacteriana, o idoso poderá ficar com seus dentes amarelados.

Em questão de estética, poderá pesquisar sobre os tipos de clareamento dental, de acordo com a indicação do especialista.

Em caso de doenças as periodontais, como o desenvolvimento periódico e contínuo da gengivite, pode ser que o idoso sofra com a perda de dente, dependendo da situação é possível que ele busque um profissional e sane a ausência do dente, evitando consequências, pesquisando quanto custa um implante dentário.

Não é porque usa dentadura ou usa prótese que não precisa ir ao dentista, é importante verificar essas lesões que são causadas pelas próteses dentárias, porque elas podem até chegar ao câncer.

E se o idoso possui algumas ausências dentárias cedo, e está bem adaptado, não está sentindo necessidade de fazer o implante é importante pensar no futuro.

A cada ano essa prótese irá absorver o tecido ósseo e no futuro pode acontecer do dentista não conseguir mais adaptação suficiente e não conseguir realizar o implante por conta da idade avançada.

Então, desde cedo é importante cuidar da saúde bucal, para quando eu chegar na fase idosa, não possuir muitos problemas.

Assim, é muito importante a visita periódica ao dentista, levando ao idoso principalmente para que ele receba dicas de como fazer a higienização bucal.

Como foi mencionado, pela sua falta de coordenação motora, sua higienização bucal poderá ser feita com auxílio de alguém ou até mesmo com as escovas Motorizadas para que facilite higienização.Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Espero que tenha gostado do conteúdo Saúde bucal na terceira idade: Entenda os melhores cuidados e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Beleza e Saúde

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 6 =

Go up