Disparo de email marketing para e-commerce: como funciona e quais vantagens?

Uma das ferramentas com maior retorno sobre investimento do mercado, o disparo de email marketing permite vários tipos de abordagem ao cliente, desde oferecer as boas vindas até a promoção de lançamentos e informações sobre transações, como confirmação de pagamento e envio do produto comprado. 

Entretanto, assim como toda estratégia de marketing digital, o e-mail deve seguir uma estratégia, estar alinhado à comunicação da empresa e oferecer benefícios aos clientes. 

Ao longo deste artigo, falamos sobre as vantagens de investir no disparo de e-mail marketing e quais elementos devem ser considerados na criação de uma estratégia dentro dessa plataforma. Continue lendo e confira!

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Porque vale a pena investir em uma ferramenta de disparo de e-mail marketing?

A ferramenta de disparo de e-mail marketing é uma das mais simples e eficazes do mercado. 

O custo é bastante acessível e existem algumas boas opções de ferramentas de disparo gratuitas, para que você possa começar a sentir seus benefícios sem gastar nada.

Entre as vantagens do e-mail marketing está o fato de permitir que você direcione suas mensagens para públicos específicos, por meio da segmentação da comunicação. 

Isso torna a experiência do consumidor mais completa e faz as suas ações serem mais eficazes e assertivas.

As vantagens mais perceptíveis e diretas de se apostar no disparo de e-mail marketing são:

  • cultivar um relacionamento com seus consumidores;
  • fazer a divulgação direta sobre lançamentos, promoções e novidades ao público-alvo;
  • ampliar a taxa de conversão;
  • diminuir as taxas de abandono de carrinho;
  • melhorar os índices de recuperação de boletos;
  • aumentar a fidelização dos seus clientes.

Como criar uma campanha de e-mail marketing e quais tipos de emails enviar?

Antes de dar início ao disparo de email marketing é importante planejar como tudo isso irá acontecer! 

A seguir, organizamos algumas dicas para você criar a sua campanha de e-mail marketing. Confira.

Busque ampliar sua base de cadastros

Para conseguir pôr em prática as campanhas de email marketing da sua loja virtual, será necessário uma base de leads para segmentar e enviar as mensagens para cada grupo. 

Para isso você precisa investir em ações de captação de cadastros. Algumas interessantes são:

  • adicionar pop-ups de cadastro no seu site;
  • inserir formulários de cadastro em diferentes pontos do seu site;
  • oferecer materiais relevantes como ebooks em troca de cadastros em landing pages;
  • investir em anúncios pagos para levar essa página de captura para mais pessoas.

#1 Segmente seus contatos

Assim que a sua base tiver uma quantidade razoável de contatos é hora de segmentá-los, ou seja, separá-los por alguma métrica relevante, seja idade, gênero, interesses, de onde vieram, enfim, tudo deve ser alinhado com o objetivo da sua campanha.

O importante é sempre alinhar o conteúdo e a abordagem dos emails com a etapa da jornada de compra que os leads se encontram. 

O conteúdo de topo, meio e fundo de funil deve ser bem trabalhado e oferecido no momento certo.

#2 Envie e-mails de boas vindas

Um tipo de email padrão, mas totalmente necessário, afinal é o primeiro contato entre você e o lead e essa impressão precisa ser boa. 

Esse primeiro email deve ser receptivo e educado e é o que vai ditar o tom das próximas abordagens.

O ideal é que esse primeiro e-mail possua caminhos engatilhados para outros e-mails, para isso você deve investir um tempo criando fluxos de automação. Desta forma, qualquer que seja a ação dele (mesmo se ele não abrir a mensagem) é possível programar outro e-mail para ser enviado.

#3 Crie campanhas promocionais

Qual consumidor não gosta de uma boa promoção, não é mesmo? Por isso, sempre que você puder oferecer descontos e promoções crie campanhas de e-mail para públicos segmentados.

Aproveite datas sazonais como Black Friday, Dia das Mães e Natal onde as pessoas costumam estar preocupadas em fazer compras e também use sua criatividade para chamar a atenção do cliente de acordo com os sinais que ele te der em outras campanhas.

#4 Aposte em experiências personalizadas

Cada vez mais os clientes querem ser tratados de forma mais pessoal e não como um número. Por isso, é importante enviar e-mails personalizados, chamando o consumidor pelo nome e customizando o conteúdo de acordo com o que ele espera.

Neste sentido vale a pena apostar em ações como:

  • campanhas de e-mails de aniversário com um desconto exclusivo;
  • produtos, promoções e conteúdos segmentados de acordo com o perfil de cada lead;
  • fazer campanhas de pós-venda oferecendo produtos complementares e serviços mais completos que sejam pertinentes ao perfil do consumidor;
  • disparar e-mails sugerindo reabastecimento de produtos caso sua empresa venda mercadorias que necessitam de compras recorrentes.

#5 Recupere carrinhos e boletos abandonados

O abandono de carrinho é uma das coisas mais comuns e faz com que muitos ecommerce percam vendas próximas de serem finalizadas.

Por isso, vale a pena investir em programas que enviam e-mails automáticos para incentivar o consumidor a concluir a compra.

O mesmo vale para os boletos não pagos, vale a pena integrar ao seu site aplicativos para recuperação de boletos que enviam e-mail e SMS com 2ª via de boletos para que a venda possa ser concluída.

#6 Não esqueça do pós-venda

Um dos erros mais comuns dos empreendedores é esquecer dos clientes depois que eles efetuam o pagamento e recebem os produtos. 

O  disparo de email marketing é uma ótima opção para pegar feedbacks e manter um relacionamento com o cliente que pode vir a comprar novamente.

Agora sim, já se sente pronto para criar uma boa camada de e-mail marketing? Então mãos na massa e boas vendas!
Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.

Espero que tenha gostado do conteúdo Disparo de email marketing para e-commerce: como funciona e quais vantagens? e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
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