Entenda quais são os cuidados necessários durante seu tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico corrige a posição dos dentes, dos ossos maxilares, do desenvolvimento da face, dos arcos dentários e da oclusão. 

Isso porque, dentes que crescem tortos ou desalinhados, prejudicam a saúde da boca, além de causarem um estresse muscular que pode gerar dores de cabeça, no pescoço e nas costas.

Além desse problemas, sem o tratamento ortodôntico, as pessoas teriam problemas também com sua autoestima, uma vez que os dentes desalinhados interferem na aparência.

O tratamento ortodôntico deixa a boca mais saudável, com uma boa aparência e dentes fortes e bem cuidados que durarão a vida toda.

Dicas para melhores cuidados com o aparelho ortodôntico

Mesmo com toda a eficiência do profissional especializado em ortodontia, é importante que o paciente colabore para que os melhores resultados sejam alcançados. 

Conheça 6 dicas sobre cuidados com o aparelho dentário:

  1. Tenha uma escova de cerdas macias

A escova ideal deve ter muita cerdas e macias, de preferência a que contém canaleta central, porque isso facilita a limpeza adequada dos bráquetes. Além disso, os movimentos na hora da escovação devem ser leves e contínuos. 

  1. Faça uso do passa fio dental

Grande aliado da escovação bucal, o fio dental ou o passa fio, ajudam na finalização ideal da higienização da boca.

  1. Use enxaguante bucal

Esses produtos finalizam a escovação, ajudando a limpar também a bochecha e o céu da boca. Além de matar algumas bactérias.

  1. Não consuma alimentos duros e pegajosos

Consumir balas, chicletes, pirulitos, além de grudar no aparelho, alguns o danificam. Evitar esses alimentos é bom para manter a qualidade do aparelho.

  1. Faça a manutenção periódica

Fazer a manutenção periódica do aparelho é fundamental para obter os resultados positivos. Pelo menos uma vez ao mês, o ortodontista deve ser consultado para fazer a manutenção do aparelho, avaliar a escovação e acompanhar o andamento do tratamento.

Algumas empresas oferecem convenio odontologico para mei, assim tornando todo o processo de manutenção mais em conta para o paciente.

  1. Carregue sempre a caixa de proteção do aparelho

O aparelho móvel deve ser guardado em um local seguro, onde a sua estrutura não seja danificada. O consultório fornece uma caixinha apropriada para guardá-lo. É necessário lavá-la com frequência e escaldar com água fervida.

O que não fazer durante o uso do aparelho odontológico

Em contrapartida com os cuidados, algumas ações do paciente podem prejudicar o tratamento, acabando em retardo do procedimento ou até um resultado inesperado.

Algumas coisas, como explorar o aparelho com a língua, além de machucar, podem interferir desajustando o funcionamento das peças e prejudicando o tratamento. 

Outro problema é a quebra dos bráquetes por conta da falta de cuidados específicos. Por esse motivo, é importante não roer unhas e nem objetos como  canetas, lápis, dentre outros.

Veja a importância de um plano odontológico

Ir ao dentista com frequência, para muitos, pode significar um problema, visto que, os valores de uma consulta particular podem pesar no bolso do paciente.

Tanto para quem precisa usar aparelho, quanto para quem não tem a necessidade, ir ao dentista com frequência é fundamental para a saúde da boca e, consequentemente, para o resto do organismo.

Quando o paciente precisa de um procedimento com aparelho ortodôntico, as visitas ao consultório dentista são determinantes para o sucesso do tratamento.

Muitas empresas, ao notarem as vantagens de oferecer um plano odontologico empresarial, incluíram os serviços na lista de benefícios aos funcionários.

Conheça mais sobre plano empresarial odontológico

O plano empresarial tem benefícios pela economia e por proporcionar bem-estar e autoestima aos pacientes. Pessoas com o sorriso perfeito, conseguem se socializar melhor em suas relações pessoais e profissionais. 

O investimento em planos dentários empresariais tem um retorno positivo para as empresas.

Os funcionários se sentem mais valorizados e motivados, o que influencia no rendimento e ajuda na qualidade dos serviços, por estarem saudáveis, já que um plano dentario empresarial prevê e previne diversos problemas de saúde através da boca.

As vantagens do benefício também se estendem aos familiares, pois muitos planos incluem os dependentes do titular, sem que isso cause grande impacto nas contas da empresa.

Esse serviço também é capaz de reduzir o absenteísmo, atrair os melhores talentos e manter um quadro de colaboradores satisfeitos e empenhados com um bom plano odontologico empresarial preços.

As empresas de diversos segmentos podem ter acesso a esse tipo de plano, outro ponto importante é que ele se estende à empresas de pequeno porte, a partir de dois funcionários em seu quadro de colaboradores.

Basta o empreendedor avaliar qual opção se adequa melhor às necessidades dos beneficiários e pagar mensalmente pelos serviços e coberturas contratados.

Saber como funciona plano odontologico empresarial é importante para contratar o plano mais conveniente. De acordo com os órgãos reguladores, o plano cobre inúmeros procedimentos, incluindo urgência e emergência, além das consultas.

Também está incluído raio-x, tratamento de canal e outros procedimentos básicos, essenciais para o dia-a-dia do paciente.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.