Gatilhos mentais para vender mais

O sucesso no número de vendas nas empresas depende muito de estratégias eficientes. Os gatilhos mentais, por exemplo, podem ajudar a conquistar a confiança dos consumidores e conduzi-los às compras.

Ninguém compra produtos ou fecha um contrato de serviços sem se convencer de que os itens são interessantes e necessários. 

O segredo de boas vendas está diretamente relacionado ao atendimento e relacionamento com o cliente, o que envolve todo um processo de persuasão e, inclusive, o uso de gatilhos mentais que as marcas podem utilizar para chamar atenção do público-alvo.

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O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são frases e informações que conseguem gerar reações automáticas ou de forma mais ágil. Eles agem através de ações ou circunstâncias que produzem efeitos emocionais, desde alegria até desejo de suprir “necessidades”, exemplos são propagandas mais emocionais.

Esses efeitos impulsionam as pessoas a tomarem atitudes naturalmente mas de forma mais automática, sem considerar a compra de forma racional, por exemplo. 

Por esse motivo, é comum que as empresas utilizem os gatilhos mentais em algumas estratégias de Marketing Digital e campanhas publicitárias para despertar a curiosidade no público-alvo e, deste modo, vender mais.

Como funcionam os gatilhos mentais?

O nosso cérebro faz diversas escolhas o tempo todo, inclusive de forma mais automática, algumas mais simples e outras complexas. 

Quanto mais informação sobre um determinado assunto, menos tempo será necessário para pensar a respeito. Já o desconhecido, gera dúvidas e exige certo tempo para entender os possíveis ônus e bônus para tomar uma decisão.

Considerando que o cérebro pode tomar inúmeras decisões de modo involuntário, os profissionais de marketing realizam várias pesquisas que ajudam a compreender melhor o processo de compra dos clientes e o que essa audiência em específico considera na compra - bem como os gatilhos que responderão melhor, motivando as compras.

Com isso, os colaboradores do departamento de vendas podem utilizar uma abordagem persuasiva mais direcionada, ou seja, podem aplicar os gatilhos mentais apropriados para convencer os consumidores, fazendo com que a progressão no funil e as próprias vendas aconteçam com sucesso.

Mais ainda, é possível conciliar as chamadas e gatilhos com os materiais pagos em plataformas distintas, como funciona o Facebook Ads, ampliando o alcance da marca de forma segmentada e mais acertada, visto que o público atingido será estimulado a interagir - seja acessando o site ou visitando o perfil. 

Quais são os gatilhos mentais utilizados no processo de vendas?

Há diversos gatilhos que podem ser explorados no momento da venda e que, quando são utilizados da maneira correta, proporcionam diversos ganhos aos empreendedores. 

Pensar em jeitos dos gatilhos serem incluídos em anúncios, por exemplo, são formas de chamar atenção dos consumidores com as campanhas e já sugerir uma compra. 

Além disso, nesse contexto de anúncios, também é interessante saber como anunciar no Google Ads

Afinal, ter domínio na ferramenta possibilita criar diferentes campanhas e em formatos distintos para melhorar a visibilidade e as vendas, já que o alcance será melhorado - enquanto os gatilhos potencializam a conversão.

Para alcançar tais resultados, os gatilhos mais utilizados são:

  1. Escassez

Este gatilho é muito utilizado por grandes empresas, visando criar a sensação de necessidade nos consumidores, visto que será uma “oportunidade única”.

Frases de efeito como “últimas unidades” cria a ideia de que se muitas pessoas estão comprando o produto, é sinal que tem qualidade. Além disso, de que as vendas estão ocorrendo rapidamente e que pode “ficar d efora”. Com isso, a pessoa correrá para fazer compras.

Gatilhos que criam a sensação de que a pessoa não pode perder a oportunidade é uma excelente estratégia para ter sucesso.

  1. Urgência

Muito explorado em sites focados em promoções, este gatilho é parecido com o de escassez, mas está mais relacionado ao fator do tempo, por exemplo, uma promoção com prazo para finalizar.

Um ponto positivo deste gatilho é a eficiência, porque traz a sensação de oportunidade que não pode ser perdida, elevando o número de contatos e vendas. 

O encerramento do prazo estimula a ação rápida, sem considerar muito a compra ou evidenciando o benefício da promoção, fazendo com que o consumidor acelere o processo para não ficar sem o produto ou serviço.

Frases como “enquanto durarem os estoques”, “oferta válida até determinada data” são alguns exemplos que podem ajudar. Unir os gatilhos de urgência e escassez pode ser uma excelente maneira de otimizar os resultados e ter mais vendas.

  1. Reciprocidade

Considerado o grande aliado do Inbound Marketing, o gatilho de reciprocidade promove o sentimento de que a empresa se importa com o consumidor. Neste caso, a valorização pela fidelização desse cliente, por exemplo, é promovida por meio de benefícios diversos.

As ações da marca devem ser pensadas, primeiramente, para tornar a vida das pessoas mais prática. “Gentileza gera gentileza” é nesta frase que o gatilho de reciprocidade se baseia.

Outros gatilhos mentais que podem ser explorados nos negócios são:

  • Prova social;
  • Novidade;
  • Antecipação;
  • Autoridade;
  • Descaso;
  • Dor X Prazer;
  • História;
  • Simplicidade;
  • Curiosidade;
  • Coerência e compromisso.

Estes gatilhos podem ser utilizados nas estratégias de marketing, no momento de criar anúncios pagos utilizando o Instagram Ads e nas diversas ações que a empresa planeja, seja em sua comunicação ou estratégias de vendas de forma mais direta.
Desta maneira, trabalhar bem a identidade visual, apostar na criatividade no momento de elaborar os textos e potencializar o branding são formas de aumentar a confiança e utilizar os gatilhos mentais com inteligência para obter melhores resultados.

Direto da Redação | Portal Celucine

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