É possível fazer turismo de experiência em viagens corporativas?

O Brasil é uma referência de viagem para quem se interessa por turismo em viagens corporativas. Nosso país é cheio de paisagens e centros financeiros importantes. É por isso que a área cresce continuamente e se torna cada vez mais interessante integrar passeios atrativos e que trazem diferencial ao negócio.

Atualmente, um dos principais métodos de crescimento é o turismo de negócios. Afinal, os funcionários têm muitas oportunidades de visitar diferentes locais em todo o mundo para se juntar às feiras, convenções e encontros profissionais.

Continue a ler este artigo e descubra o que é turismo de experiência e como ele pode ser integrado às viagens corporativas.

Clique e saiba mais

O que é turismo de experiência?

O turismo de experiência não é uma viagem tradicional, como visitar museus, locais históricos e bons restaurantes.

É um verdadeiro contato com a cultura local, transformando a viagem em um aprendizado importante para as pessoas.

Algumas atividades comuns nesse tipo de turismo são trilhas ecológicas, visita a sítios indígenas, tour por propriedades locais e degustação de alimentos direto da plantação.

É uma viagem na qual o viajante deixa de ser turista e se torna um aventureiro, apaixonado pelo destino, tendo uma conexão profunda e um apego emocional ao longo da vida.

É a vivência de atividades inusitadas e muitas vezes completamente diferentes da realidade com a qual os turistas estão acostumados, criando experiências completas e momentos únicos em todas as etapas da viagem.

O que é turismo corporativo?

Em primeiro lugar, devemos distinguir as viagens de negócios de uma viagem puramente familiar.

Aqui, a primeira (e mais intuitiva) diferença entre os dois é o propósito da viagem.

Como você sabe, o turismo tradicional inclui viajar com a família ou amigos. O objetivo principal, neste caso, é descansar, relaxar e deixar o visitante feliz, tendo novos conhecimentos e experiências culturais, por exemplo.

Já nas viagens para o empreendedorismo e corporativas, por outro lado, há um objetivo maior relacionado ao negócio e suas necessidades/metas.

Normalmente, as viagens ao exterior incluem a representação de sua empresa de serviços de topografia em uma reunião, feira, seminário ou outro evento.

A ideia é estar presente em situações críticas tanto para o nome da organização quanto para o crescimento.

Assim, ao invés de se basear apenas nas necessidades e desejos dos turistas, como no turismo de lazer, o turismo corporativo enfatiza a intenção da empresa de prosperar e estar presente em situações importantes no mundo dos negócios.

Como aliar os dois?

Ter tempo hábil para fazer turismo de experiência durante viagens de negócios depende do planejamento do profissional, acima de tudo.

Mas também é importante que as empresas de auditoria em SP deem condições mais flexíveis para isso. Confira as principais maneiras de fazer a integração nos tópicos a seguir.

Faça um planejamento

Planos são necessários antes de qualquer tipo de viagem de negócios. O planejamento aprofundado deve incluir metas, horários e quaisquer outros aspectos importantes.

Independentemente do tipo de turista, é importante que ele tenha uma visão clara dos objetivos desta viagem, porque serão a orientação de toda a jornada.

Uma vez que essas metas estão determinadas, é hora de seguir o roteiro.

As viagens de negócios geralmente se concentram em eventos ou reuniões, os principais componentes do cronograma.

Com base nisso, é possível definir:

  • Duração da viagem;
  • Hospedagem;
  • Horário do voo;
  • Meio de transporte terrestre.

A partir daí, o profissional de avaliação e perícia na construção civil pode começar a definir os destinos turísticos que deseja visitar.

Faça a mala de forma eficaz

Saber o que levar e o que não levar é fundamental para uma viagem de negócios bem sucedida. 

Uma mala eficaz vai além do simples conforto: reduz o tempo de viagem e facilita a vida dos viajantes.

A principal recomendação aqui é evitar despachar malas. Além de ser fácil de transportar durante a viagem, uma boa bagagem de mão com rodas e alças compridas permite carregar e eliminar o tempo de check-in e retirada de bagagem.

Na hora de escolher as roupas, opte por peças neutras que combinem e possam criar visuais diferentes no dia a dia.

O tom do visual depende da cultura da empresa de administração de condomínios, mas na maioria dos casos é difícil errar com um traje mais formal. É importante levar peças mais leves também, para as atividades de turismo em si.

Escolha uma boa companhia aérea

Ao escolher uma empresa para a viagem de negócios, é preciso avaliar mais do que os preços.

Um atraso ou cancelamento de uma viagem de negócios pode significar uma grande oportunidade perdida.

Então, a pesquisa tem de levar em conta o histórico de pontualidade. Também considere o conforto dos passageiros.

Ao contrário de uma viagem a lazer, na qual os turistas têm alguma tolerância com assentos apertados e refeições insatisfatórias, passageiros a negócios não estão a caminho de descanso, mas muito trabalho.

Escolha hospedagens confortáveis

Assim como nos bilhetes aéreos, o preço não é o fator mais decisivo na hora de selecionar o alojamento de uma viagem de negócios.

Considerando que o objetivo da viagem é frequentemente envolvido em um evento específico ou reuniões de negócios sobre brindes personalizados, é interessante notar que os turistas estejam instalados perto de onde esses compromissos serão feitos.

Portanto, a localização é muito importante. Dependendo da localização e do objetivo da empresa, você pode escolher hotéis que permitem fazer a maior parte dos percursos a pé. 

Assim, você economiza custos com táxis e aluguel de carros e pode disponibilizar mais flexibilidade para outras atividades, bem como conhecer a cidade nesses percursos..

Outro ponto importante para avaliar é o conforto das acomodações. É essencial que o lugar tenha uma estrutura para que os profissionais descansem e trabalhem remotamente, se necessário. Uma conexão de internet estável é essencial.

Arranje tempo para lazer

Tente passar algumas horas de sua viagem entretendo-se, especialmente se o destino for turístico.

Para além de ser uma oportunidade para explorar um novo local e aumentar os seus horizontes, uma pequena pausa pode ajudá-lo a preparar-se melhor para o resto das obrigações, relaxando a mente.

As viagens de negócios podem ser árduas. O compromisso com o trabalho é o motivo de estarem ali, sua dedicação é intensa e às vezes um dia inteiro tem deveres a serem cumpridos.

Mas é importante ter equilíbrio para não ser apanhado desprevenido pelo estresse e pelo cansaço.

Por isso, ao viajar a negócios, administre bem o seu tempo e passe pelo menos algumas horas curtindo o destino e relaxando.

Tente ser produtivo no seu tempo livre

Ao viajar a negócios, existem muitas oportunidades de tempo que podem ser aproveitadas com planejamento e organização.

Tempos de espera como filas de embarque, voos e noites de hotel podem ser aproveitados para se manter produtivo. Essa produtividade não precisa se limitar às atividades dos serviços de contabilidade preços.

Por exemplo, em um hotel bem equipado, a noite após um dia de trabalho pode ser uma boa oportunidade para se exercitar na academia ou relaxar nas áreas de lazer.

Da mesma forma, o tempo de voo pode ser usado para projetos paralelos, como escrever um livro, blog pessoal ou avaliar opções de acabamento para uma reforma de casa.

Quais os benefícios que o turismo de experiência pode trazer para a empresa?

Para finalizar, vamos destacar as vantagens que a reunião do turismo de experiência às viagens de negócios vai proporcionar para as empresas e colaboradores.

Ao contrário do que o senso comum pode pregar, o turismo de experiência tem impactos muito positivos na visão de mundo dos profissionais – por consequência, no desempenho deles. Continue a leitura para saber mais sobre isso.

Inovação

Hoje em dia, a palavra-chave é inovação. As empresas que não inovam não sobreviverão em um mercado tão acirrado.

Isso requer funcionários criativos, ou seja, pensadores ousados com visão e ideias fora do comum.

Uma das maneiras de desenvolver essas habilidades é ter experiências completamente diferentes das que você está acostumado para criar uma visão de mundo maior.

Empatia

Colocar-se no lugar do outro é outra habilidade essencial para bons profissionais que fazem boas equipes e boas empresas.

Esta é outra característica que o turismo de experiência pode trazer, ao adentrar mais profundamente em outras culturas, sentindo as necessidades de pessoas com estilos de vida completamente diferentes.

Comunicação

Viver experiências tão marcantes permite que as pessoas desenvolvam melhores capacidades de comunicação.

Elas passam a conseguir trocar ideias não só com os seus pares ou pessoas parecidas, mas também com pessoas com culturas diferentes, experiências e valores distintos.

Responsabilidade social

A empatia e a comunicação fazem com que as pessoas pensem mais profundamente sobre responsabilidade social e no que as empresas de ensaio de dureza podem fazer para ajudar a preservar determinadas culturas - bem como passa a contribuir com insights diferentes, a partir das novas visões de mundo.

Até mesmo levar produtos a essas pessoas com um determinado propósito. Hoje, a responsabilidade social anda de mãos dadas com a inovação nas corporações.

Conclusão

Nunca pense que toda viagem de negócios será exclusivamente dedicada ao trabalho.

Lembre-se do importante equilíbrio na sua vida profissional e saiba aproveitar ao máximo cada momento da viagem.

Claro, nunca negligencie seus compromissos de trabalho, mas também não trate a viagem como apenas uma obrigação imposta pelas vendas de câmara fria. É possível alcançar o equilíbrio e ter um melhor aproveitamento.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Separamos exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × 1 =

Go up