Dicas e exemplos para não errar na estratégia de redução de custos na sua empresa

Todo empreendedor que deseja desenvolver sua marca deve procurar uma estratégia de redução de custos na sua empresa, o que pode se tornar uma grande vantagem nos negócios. 

Para encarar um mercado volátil e competitivo, você sabe que nem sempre é fácil encontrar maneiras definitivas para se controlar e reduzir os custos da sua empresa.

O controle financeiro se tornou uma prioridade tão importante quanto aumentar as receitas da sua empresa, prevenindo riscos e reduzindo impactos de situações externas. Por isso, é importante realizar uma avaliação interna de gastos e entender como funcionam os processos. 

Esse é o melhor caminho para você identificar custos desnecessários, estabelecer um programa eficiente e que ofereça benefícios, como um seguro de carros valor aceitável frente à frota de veículos, e que possam servir como base para o seu negócio empresarial. 

Um adendo que vale prestar atenção, desde o início, é que cabe aos empreendedores encontrar a melhor estratégia de custos na sua empresa, e assim agilizar os processos de gestão de negócios. 

Assim, essa redução significa ter mais flexibilidade para aproveitar as oportunidades que o mercado apresenta, com foco principal em fazer investimento e colher os frutos dessa empreitada. 

Colocando essa estratégia, entre outras táticas, em prática, é possível que você, empreendedor, em conjunto com uma consultoria tributária, possa reconhecer que reduzir despesas é um grande desafio, mas com as dicas a seguir, é possível estabelecer metas e objetivos viáveis. 

  1. Automatize tarefas demoradas

Existem muitos sistemas online e programas de software que podem automatizar e agilizar funções de rotina de uma empresa. 

Esses sistemas podem cobrir uma variedade de tarefas, entre as quais:

  • Comunicação e marketing;
  • Contabilidade;
  • Contas a pagar e receber;
  • Folha de pagamento;
  • Hospedagem de sites.

A tecnologia é muito útil e deve ser aproveitada de todas as formas, pois ela promove a eficiência de um ambiente de trabalho. 

O resultado da eficiência é a redução de custos operacionais em áreas específicas e que precisam de mão de obra direta. A automação fabril, assim como programas de computador, podem realizar diversas tarefas mais rápido do que humanos. E com menos erros. 

Além disso, a tecnologia empregada em um pirômetro digital, por exemplo, pode melhorar os processos da cadeia de suprimentos, encontrando soluções para atividades que envolvem a redução do custo de envio de matérias-primas para uma linha de produção.

  1. Terceirize para contar com eficiência extra

Caso a automação não seja uma opção viável, a possibilidade de contratar um especialista externo para realizar o trabalho para você ou sua empresa é outra opção que ajuda a melhorar a eficiência na rotina laboral. 

Para muitas empresas a terceirização de limpeza, ou mesmo de manutenção de equipamentos eletrônicos, pode ficar sob a responsabilidade de equipes de trabalho devidamente capacitadas, com equipamentos eficientes e necessários para as tarefas que precisam ser executadas. 

Embora possa parecer que contratar um fornecedor externo custa mais do que fazer você mesmo, a longo prazo delegar tarefas específicas a profissionais dedicados no assunto pode economizar dinheiro e gerar resultados ainda melhores pois todos os aspectos burocráticos e de fornecimento se tornam responsabilidade da terceirizada - além da equipe poder focar em ações voltadas ao core business

Assim, a terceirização de determinadas operações é um investimento que paga dividendos ao longo do tempo. 

  1. Conte com trabalho freelancer

Terceirizar suas necessidades de Recursos Humanos, ou departamento de TI (Tecnologia da Informação) pode ser relevante no dia a dia. Porém, e quando as tarefas precisam ser concluídas com pouca frequência?

Há profissionais autônomos, ou freelancers, que podem preencher essa lacuna, ocupando funções na empresa que não são necessárias o tempo todo. 

Quem trabalha dessa forma junto às empresas pode aumentar ou diminuir a escala de mão de obra de maneira rápida, aproveitando um grupo de trabalhadores autônomos, ou freelancers, que ficam disponíveis para trabalhar por projeto, mantendo os custos baixos e focados. 

  1. Mantenha um programa de estágio

Os estagiários são uma maneira louvável quando se trata de redução de custos e desenvolvimento do serviço (ampliando a qualidade e “educando” o colaborador conforme as necessidades e valores da empresa. 

Isso porque eles são novos no mercado de trabalho e podem apresentar um histórico limitado na função à qual estão inseridos, mas com potencial para desenvolvimento e engajamento.

Ainda assim, um programa de estágio pode oferecer aos estudantes a oportunidade de ganhar experiência profissional na prática, e aprender habilidades de negócios valiosas. 

Da mesma forma sua empresa também se beneficia, pois os estagiários recebem menos que um funcionário regular e tem benefícios reduzidos e, em alguns casos, oferta de cesta basica campo grande MS em relação a um profissional já formado. 

Logo que um estagiário provar que é um ativo para sua organização, você pode contratá-lo sem ter que gastar dinheiro procurando por um candidato qualificado. 

Como você já conhece essa pessoa, e entende as habilidades, provavelmente não há necessidade de um processo de entrevista ou mesmo treinamento, também valorizando esse profissional

  1. Receba diferentes lances de fornecedores

Se você trabalha com fornecedores regularmente, convém configurar um sistema de licitação para projetos e trabalhos. 

Caso seja necessário solicitar a três fornecedores diferentes cotações de preços, você pode fazer com que eles concorram para ver quem está disposto a fornecer o trabalho para sua empresa pelo preço mais barato. 

Como empreendedor, é preciso se certificar sobre o escopo do trabalho, ou uma solicitação de proposta para os fornecedores licitarem, como a produção de garrafa personalizada com nome da empresa para distribuição em forma de brinde. 

Vale ressaltar que a falta de informações ou complexidade adicional podem afetar, de forma significativa, o valor final. 

Ter uma cotação precisa permite que você, empreendedor, possa planejar da melhor forma possível as despesas operacionais previstas. 

  1. Fuja de aluguel de escritórios caros

Alugar um espaço para implantar um escritório, pagar taxas e impostos e gerenciar o ambiente físico pode ser um dreno em relação aos recursos financeiros. 

Muitos escritórios de administracao de condomínios estão optando por se livrar de salas em prédios comerciais e trabalhar de forma totalmente remota. Ainda mais após a pandemia mundial que afetou milhões de organizações e profissionais das mais diversas áreas de atuação. 

Permitir que a equipe trabalhe em casa proporciona uma redução em questões de espaço físico e diminui, de forma considerável, os custos operacionais. 

Com a implementação da tecnologia e alta conectividade encontrada nos dias atuais, a diferença entre um funcionários que trabalha a dois cubículos de distância, ou a dois estados federais completamente separados é quase imperceptível. 

Os funcionários também podem achar vantajoso trabalhar em casa, pois não precisam gastar tempo e dinheiro indo para o escritório todos os dias. 

  1. Pague as contas com antecedência

Muitos fornecedores oferecem desconto caso você possa pagar sua fatura antecipadamente. Mesmo uma economia de 2% a 3% por ciclo de faturamento pode realmente aumentar os lucros ao final de um ano fiscal. 

No mínimo, certifique-se de pagar suas faturas em dia e, assim, evitar taxas por atraso e outras penalidades, como multa sobre o valor devido. 

O mesmo vale para empréstimos, ou qualquer outra dívida que você tenha contraído. Suas despesas com juros podem aumentar se estiver atrasado ou começar a perder as datas de pagamento.

  1. Acabe com hábitos de desperdício

Você deve sempre procurar maneiras de tornar seu negócio empresarial mais eficiente. Ao apertar os processos e procedimentos, é possível reduzir o desperdício de materiais e tempo. 

Dessa forma, vale incentivar os funcionários para que apontem ineficiência e apresentem sugestões e soluções para os problemas encontrados. Até mesmo um valor financeiro como bonificação pode evitar práticas de desperdício na empresa.

Uma pequena recompensa para um funcionário pode acabar economizando boa parte do capital financeiro a médio e longo prazo. 

  1. Use aplicativos gratuitos sempre que possível

Muitos aplicativos seguem o modelo “freemium”, em que o modelo básico fica disponível gratuitamente, mas é preciso pagar quando precisa ter acesso a recursos adicionais. 

Por muitas vezes, os recursos mais sofisticados nunca são utilizados pela empresa, e isso é uma despesa operacional que pode ser evitada. 

Faça com que sua equipe experimente a versão gratuita de um aplicativo e veja se ele atende às necessidades do dia a dia. 

Se a ferramenta se tornar indispensável, pode haver planos disponíveis que o tornam mais econômico, e pode ser visto como um investimento. 

Clique e saiba mais

Conclusão

Os diferentes erros podem ocorrer, seja considerando uma aplicação financeira, operacional, ou introdução de novos produtos no mercado. Também há o fato que se trata de causas, como entrada de dados, intrínseca ao negócio, ou mesmo de caráter ambiental. 

Todas essas variáveis são abundantes e facilmente combináveis. O que todos têm em comum, no entanto, é que eles quase sempre podem ser evitados. 

As empresas precisam formular, de maneira ativa, estratégias de redução de erros que podem ocasionar custos, como um monitoramento permanente de torres de resfriamento de água em um sistema industrial, além da avaliação de riscos relacionados ao setor. 

Embora todo empreendedor deve reconhecer que erros e enganos são inerentes à vida e aos negócios, você, nem ninguém, pode permitir que isso leve à complacência ou à falta de movimentação. 

Como ser humano, você como empreendedor passa a ser o centro do seu negócio empresarial, e erros acontecem. Ainda assim, é preciso tomar medidas para reduzir ao máximo qualquer possibilidade de falhar, principalmente quando estas envolvem a saúde financeira do negócio.

Sendo assim, aumentar a sua visibilidade como marca e implementar verificações e balanços podem garantir que aqueles pequenos erros não se transformem em desastres colossais e, pior, prejudiciais ao desenvolvimento da marca.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Separamos exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 + seis =

Go up