Como equilibrar jornada de trabalho com vida pessoal

Um dos maiores desafios da atualidade é como equilibrar trabalho com vida pessoal.

Isso se tornou ainda mais urgente quando as empresas passaram a adotar o home office.

Não privilegiar o descanso e as horas de lazer pode ter sérias consequências. Ao mesmo tempo, a dedicação ao trabalho é uma exigência do mercado e é crucial para o pleno desenvolvimento do indivíduo, devendo receber a devida atenção.

Da mesma forma, é necessário (e saudável) socializar com os filhos, cônjuges, familiares e amigos.

Encontrar o equilíbrio não é fácil e, às vezes, é natural que uma área precise receber um pouco mais de atenção. No entanto, isso não deve ser um hábito, encontrando formas de conciliar vida pessoal e profissional.

Aqui estão algumas ações que podem te ajudar nesse caminho.

Clique e saiba mais

Como se define uma jornada de trabalho?

A jornada de trabalho corresponde ao período diário de trabalho de um funcionário, seja no ambiente de trabalho, em casa ou em outros espaços de relacionamento comercial.

Como tal, vemos que está relacionado aos hábitos de horário dos colaboradores na empresa de limpeza ou quaisquer outros setores de atuação, conforme estipulado junto a empresa (seja flexível ou não).

Logo, a jornada de trabalho será o horário em que os funcionários contratados pela CLT estão disponíveis para exercer suas funções.

A jornada de trabalho mais comum é de 44 horas semanais, divididas em cinco dias úteis e os finais de semana livres.

No entanto, este não é o único modelo. A legislação brasileira também regulamenta a jornada com cinco dias de trabalho e uma folga, cinco dias de trabalho e duas folgas e quatro dias e duas folgas.

Por que é importante separar vida pessoal e profissional?

A falta de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal pode interferir na qualidade de execução e aproveitamento de ambos, bem como na saúde geral.

Trabalho e lazer devem caminhar juntos e momentos de relaxamento são necessários para o bem-estar.

Assim, é importante reservar um tempo para cuidar de nós mesmos e das pessoas que amamos.

Observe alguns sinais de que você pode estar priorizando muito trabalho e não deixando tempo para projetos pessoais.

  1. Problemas psicológicos

Distúrbios mentais têm se tornado uma preocupação cada vez mais frequente e as licenças médicas por estresse, ansiedade e a síndrome de burnout são mais comuns.

Além dos problemas mencionados acima, a depressão está entre as doenças que decorrem do trabalho excessivo ou da pressão profissional.

Elas afetam não apenas a carreira, mas também a vida pessoal. Podem até mesmo incapacitar o profissional, fazendo com que ele seja afastado temporariamente.

  1. Problemas nas relações familiares e sociais

Um desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional pode causar rachaduras nas relações amorosas, familiares e amigáveis.

Além disso, a falta de investimento em tempo de qualidade e manutenção dos relacionamentos pode afetar os laços e interações, bem como causar/agravar a depressão.

  1. Problemas físicos e doenças do corpo

Problemas físicos como dores lombares, tendinites, dores de cabeça e dores musculares são alguns dos principais sintomas de um desequilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Esses sintomas são muito comuns em pessoas que trabalham em escritórios de estudo de impacto ambiental ou fazem trabalhos manuais e repetitivos.

Por isso, é muito importante adotar o equilíbrio para não exceder os movimentos, assim como realizar atividades físicas para um melhor cuidado do corpo, reduzindo os riscos de inflamações e problemas no corpo.

  1. Produtividade cai

O desequilíbrio também pode afetar o trabalho. Na verdade, excesso de trabalho leva a resultados reduzidos, habilidades criativas limitadas e dificuldade de raciocínio.

Isso porque a fadiga e a letargia afetam a capacidade de realizar tarefas com dedicação e excelência.

A falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional pode prejudicar ambas as partes, além de afetar a saúde física e mental.

Mas, o que fazer para ter a necessária harmonia entre os dois extremos? Prossiga na leitura das dicas que separamos nos tópicos a seguir e veja formas de ter mais equilíbrio em ambas esferas da vida.

Dicas para equilibrar trabalho e vida pessoal

A fim de se sair bem na sua rotina profissional, seja realizando a manutenção de nobreaks ou preparando relatórios de campanhas de publicidade, sem negligenciar as outras áreas da vida, é preciso se atentar a algumas atitudes e práticas do dia a dia.

As dicas que chegam na sequência dizem respeito ao que o trabalhador deve fazer nesses casos, veja.

  1. Defina suas prioridades

Depois de entender as prioridades da sua rotina, tanto pessoal quanto profissionalmente, você também se sente no controle e menos ansioso.

Dessa forma, crie um prazo e anote as tarefas do seu dia com base na sua carga de trabalho na empresa de portaria, por exemplo.

Comece pelas tarefas que, de acordo com sua análise, são as mais urgentes ou importantes, depois passe para atividades secundárias e assim por diante.

  1. Delegue tarefas

Quando você perceber que sua lista de pendências ficou fora de controle e não vai conseguir entregar tudo dentro de sua carga de trabalho e prazos, ligue para sua equipe e peça ajuda.

Avalie o que precisa ser feito ou tratado inteiramente por você e as outras atividades tente distribuir com pessoas que possam concluir a demanda.

Isso deve ser feito com responsabilidade pessoal, o que às vezes também pode trazer ansiedade, então aprenda a pedir ajuda adequadamente.

  1. Planeje sua semana

Quando você inicia uma semana com um planejamento do que precisa ser feito, você se organiza e tem uma ideia geral de todas as tarefas relacionadas à proteção radiológica

Dessa forma, você pode visualizar e focar na sua rotina semanal, mas também estar ciente de que imprevistos estão acontecendo e você pode inserir solicitações adicionais.

No entanto, se isso acontecer com frequência, agende um horário para essas solicitações para que não ultrapassem seu horário comercial.

  1. Aproveite os momentos de lazer

Quando terminar seu trabalho ou estiver de férias, saia de tudo relacionado ao trabalho.

Tente não olhar e-mails ou responder a mensagens da empresa. Pode haver uma exceção, mas tome cuidado para não se tornar um hábito.

É essencial se desconectar, aproveitar esse tempo para descansar, se divertir e fazer as atividades pessoais que você ama, como:

  • Ler;
  • Assistir filmes;
  • Fazer exercícios;
  • Passear.

Nenhuma preocupação desmedida paga o tempo de lazer perdido. Quando for a hora de retornar à fábrica de muro pré moldado, você vai estar devidamente descansado e preparado para as demandas da rotina.

  1. Compreenda e seja claro sobre seus limites

Falar sobre limites pode parecer difícil, mas saber reconhecê-los é essencial para harmonizar sua vida pessoal e profissional, bem como negar demandas extras em ambas as esferas.

Essa pergunta é muito subjetiva, pois cada pessoa tem limites diferentes em relação ao estresse, cansaço, energia investida nas atividades diárias, entre outros. Por esse motivo, o autoconhecimento é necessário.

Dessa forma, seja qual for o seu trabalho, você pode ter clareza sobre os limites entre as duas áreas importantes de sua vida.

Lembre-se sempre: ser claro e reconhecer os seus limites pode ser um caminho essencial para o seu sucesso profissional como especialista em laudo técnico elétrico, ou qualquer que seja a atividade que desempenha e deseja alcançar profissionalmente.

  1. Tenha metas bem determinados

Uma das maneiras fundamentais de equilibrar trabalho e vida pessoal também é perceber quais são suas metas e objetivos.

Dependendo de ambos, fica mais fácil saber quanta energia você precisa ter no trabalho para que possa equilibrar com momentos dedicados à sua vida pessoal.

Concentre-se na sua vida profissional e nos caminhos a seguir para alcançar os seus objetivos. No entanto, faça uma lista de áreas em sua vida pessoal das quais você não desistirá no processo.

  1. Procure hobbies

Para manter uma vida saudável, é essencial descobrir um hobby e aplicá-lo como forma de distração da rotina de manutenção do aparelho de endoscopia.

Não se esqueça que as atividades de lazer podem lhe permitir conciliar melhor a sua vida profissional e pessoal.

Se já tem um hobby, não se esqueça de priorizá-lo nos tempos livres. Se não, que tal descobrir um? Isso com certeza fará a diferença em sua vida.

  1. Utilize dois celulares

Uma recomendação muito importante é, se for possível, ter dois números de telefones celulares à sua disposição. Alguns profissionais possuem dois aparelhos: um para uso profissional e outro para uso pessoal.

No entanto, se você não tiver dois ou mais telefones, outra ideia é usar números diferentes para seu trabalho e propósitos pessoais.

Assim, fica mais fácil separar suas mensagens, contatos e até interações com amigos e familiares nos momentos de descanso.

  1. Não negligencie a saúde mental

Para manter a saúde física em total harmonia, não podemos ignorar a saúde mental, pauta que vem ocupando cada vez mais espaço no mundo dos negócios e nas redes sociais, devendo ser uma prioridade.

Para auxiliar no processo de autoconhecimento e proporcionar a melhor visão de sentimentos, emoções e pensamentos, contate um profissional e, se possível, faça acompanhamento com terapia. 

Aplique as práticas recomendadas por especialistas para manter a compostura, o equilíbrio e manter sua vida saudável em todas as áreas.

A mente dita muito do que fazemos, pensamos e como agimos, bem como a forma que reagimos a empecilhos que surgem. Lembre-se que não é só o ambiente externo que influencia o bem-estar.

Logo, as empresas também devem se preocupar com essa parte. Disponibilizar profissionais de psicologia para atender os colaboradores é uma boa prática.

Considerações finais

O trabalho existe para nos dar os meios de viver uma vida confortável e saudável. Rotinas extremamente exaustivas não combinam com isso.

Por isso, sempre valorize o ócio. Descanse para ser capaz de prosseguir a rotina profissional com alta qualidade sempre. Isso faz muita diferença.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Separamos exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 + 1 =

Go up