Como gerir pessoas em uma empresa remota de forma correta?

Saber como gerir pessoas em uma empresa sempre foi um desafio para os gestores e líderes de uma instituição. E esse processo demanda ainda mais atenção quando falamos sobre o trabalho remoto, ou home-office. 

Com a pandemia causada pela Covid-19, muitas pessoas precisaram ficar em isolamento social e dessa forma, as formas de trabalho sofreram diversas alterações.

Tudo isso ocorreu por conta da necessidade do isolamento e distanciamento social para a preservação de sua saúde.  

Essas alterações no comportamento humano fez com que as empresas se adaptassem a um cenário em que cada vez mais os funcionários precisassem trabalhar remotamente.

No pós-pandemia as empresas viram vantagem nessa modalidade, pois há uma baixa no custo gasto pela companhia, e com isso algumas empresas tornaram o home office efetivo. 

Por muito tempo um bom gerenciamento da equipe depende intensamente da presença de um líder que conheça os processos, assim como a necessidade de proximidade do colaborador. 

Mas com as mudanças, atualmente, existem outros pontos relacionados ao investimento em tecnologia para manter o trabalho remotamente, estando imerso a  pontos ligados à comunicação. 

Diante dessa realidade, nesse artigo falaremos sobre como é possível gerir uma equipe mesmo que de forma remota, inclusive, em um cenário de pós-pandemia. 

Se você é gestor de uma equipe e deseja conhecer mais sobre o assunto, confira os detalhes no decorrer do artigo.

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A importância de realizar a gestão da sua equipe 

Realizar a gestão empresarial de um negócio, seja ele uma empresa de motoboy SP Zona Sul ou de qualquer outro segmento, é um grande desafio. 

Mas, é essencial que o processo de gerenciamento ocorra para que a empresa possa ter qualidade na realização dos seus serviços, assim como melhores resultados no mercado. 

Aqui falaremos sobre a importância de realizar a gestão da sua equipe de forma eficaz e como esse gerenciamento pode ser feito. 

Para entendermos como funciona uma gestão para que ela possa ser considerada boa, devemos identificar se ela proporciona tais pontos: 

  • Aumento da produtividade em sua empresa;
  • Retenção de talentos;
  • Redução de taxas de rotatividade ou de turn over;
  • Mais credibilidade e destaque em relação ao mercado;
  • Funcionários integrados e envolvidos com sua marca;
  • Aumento do lucro da empresa; 
  • Melhora do gerenciamento financeiro do negócio;
  • Possibilidade de desenvolver ainda mais os colaboradores;
  • Desenvolvimento dos objetivos da sua empresa. 

Para ter um empreendimento eficiente, como uma agência de intercâmbio em SP por exemplo, a liderança deve ser um aspecto diferente perante à chefia. 

Um bom líder consegue atuar em cima de responsabilidades e delegação de atividades para o colaborador, não pensando na centralização da comunicação, mas sim, na descentralização das ações ligadas a empresa. 

Um bom líder não parte para o lado do autoritarismo, mas pensa em envolver e integrar a equipe, desenvolvendo aspectos ligados ao bom relacionamento com o colaborador. 

Por isso, para ser um bom líder existem algumas dicas que precisam ser seguidas e aprimoradas, principalmente ao pensar o cenário atual pós-pandemia e com o crescimento exponencial do trabalho remoto. 

Dicas para gerir a equipe de forma remota

Já que existem vários benefícios e vantagens com a gestão de pessoas feita de forma remota, é importante compreender algumas dicas relacionadas à gestão da sua equipe.

Para que isso ocorra de forma correta, é necessário realizar investimentos na área desde a abertura de empresa Simples Nacional até o decorrer da consolidação da empresa. 

Com o investimento será possível desenvolver mecanismos para realizar esse gerenciamento de forma correta e com pessoas capacitadas para lidar com o outro. 

Confira as 5 principais dicas que separamos para gerenciar as atividades com ainda mais qualidade, esteja você começando agora neste setor e ou almejando melhorar o gerenciamento da sua empresa de planejamento sucessório familiar que está há anos no mercado. 

  1. Realize o planejamento das ações em sua empresa 

O planejamento é a etapa inicial e muito significativa quando falamos sobre gestão de pessoas, seja de forma remota ou não. 

É essencial que o gestor promova um planejamento dos seus colaboradores com atenção, determinando metas, objetivos, prazos para entregar produtos e serviços, assim como realize uma avaliação de desempenho de cada um. 

Os colaboradores da sua empresa de contabilidade fiscal e tributária, por exemplo, precisam saber as demandas que são fornecidas pela corporação, para estarem por dentro de suas atribuições e responsabilidades. 

Para fazer esse acompanhamento de forma remota, a recomendação é investir na tecnologia de softwares, como CRMs ou métodos Kanbans, que permite a atualização online da execução das atividades. 

Um exemplo desses elementos que permitem essa atualização é o trello que é um dos mecanismo do método de Kanbans, assim como o Google Agenda. 

Com o auxílio desses elementos é possível identificar com mais facilidade quais setores estão em atraso e precisam de uma ajuda maior para a realização das atividades. 

  1. Defina quais são as expectativas

Todo gestor possui expectativas em relação a um setor ou segmento. Isso vale tanto na área de vendas, dentro de uma empresa de instalação de energia solar ou em outros setores e segmentos. 

Por isso, é muito importante falar com seus funcionários sobre quais são essas expectativas e metas.

Isso é importante para conseguir definir os objetivos, assim como estratégias que vão contribuir para que sua empresa tenha bons resultados. 

Quando o funcionário sabe quais são os objetivos da empresa, ele consegue atuar direcionado para esse trabalho. 

É muito importante que esse serviço seja feito de forma coletiva para que sua equipe possa trabalhar de forma integrada. 

  1. Realize reuniões de forma remota 

No ambiente online também podem ocorrer reuniões através de aplicativos como o google meet, zoom e o teens da microsoft. 

Essa estrutura pode ser expandida não somente para a sua equipe, mas também possibilita que reuniões possam acontecer remotamente com os clientes da sua empresa de consultoria contábil

Os seus colaboradores podem participar de reuniões remotas, como uma rotina de equipe. Ou seja, é possível definir dias da semana em que é possível reunir seu time para discutir as rotinas, produtividades, processos e melhorias a serem feitas. 

É importante que essas reuniões ocorram com frequência, para que não haja dúvidas que não são sanadas,  e a parte positiva é que existem softwares e programas de computação que permitem esses encontros, com tempo ilimitado de acesso. 

É fundamental que o colaborador saiba dos horários e seja informado de forma prévia sobre cada mudança de horário das atividades, para que seja levando em conta a organização em sua agenda. 

  1. Lembre-se de desenvolver uma boa comunicação 

Dentro de uma empresa podem ocorrer vários tipos de comunicação. 

Por exemplo, quando falamos em uma empresa de assessoria trabalhista, temos a comunicação descendente, ascendente, transversal, e a comunicação circular.

A comunicação descendente consiste na interação que parte de cima para baixo. A ascendente, que vem de baixo para cima. 

A comunicação transversal é realizada entre as pessoas do mesmo segmento e nível hierárquico. Já a comunicação circular, ocorre quando não há nível hierárquico e a comunicação consegue fluir dentro do negócio. 

Para que seu negócio tenha sucesso, a comunicação é um ponto essencial. No ambiente remoto existem desafios de comunicação, já que isso é intermediado por meio das tecnologias digitais. 

No entanto, é importante que a empresa tenha um aplicativo de mensagens, assim como estabeleça os meios de comunicação oficiais da passagem de notícias, recados e informações. 

Por fim, ressaltamos também a importância do gestor realizar cursos, assim como workshops e treinamentos para aperfeiçoar suas habilidades de comunicação com o colaborador, gestor de equipe e administração do negócio. 

  1. Invista em tecnologia para o seu negócio 

Um dos desafios da gestão remota de um negócio, como já destacamos, é o fato de que esse processo envolve elementos digitais. 

Isso quer dizer que há necessidade de fazer um  investimento na área tecnológica da companhia, para que os setores possam se comunicar entre si. 

Outro ponto a ser destacado, é que existem algumas empresas que concedem aos funcionários uma ajuda de custo para a conexão wi-fi e internet em sua residência. 

Por isso, recomenda-se o investimento em tecnologia para o seu negócio, levando em conta o uso de softwares e aplicativos, assim como de computadores e notebooks. 

Esses aplicativos são importantes porque ajudam no processo de gerenciamento das atividades, identificar a produtividade, verificar atrasos nas demandas,  assim como fazer a análise do controle das tarefas e dos processos que serão realizados entre as equipes. 

Agora que você pode compreender alguns pontos de melhoria a partir das 5 dicas que trouxemos, conseguirá realizar a gestão eficiente e remota dos seus colaboradores, trazendo resultados positivos para  o seu negócio. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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