Comunicação interna nas empresas: importância e 9 ferramentas
A comunicação interna dentro das empresas é indispensável para a gestão de negócios, produtividade, satisfação dos clientes, motivação e mais.
Informar, alinhar objetivos e diminuir conflitos que podem vir a existir entre os colaboradores da empresa, é fundamental quando pensamos em melhorar a qualidade e eficiência do serviço prestado.
A partir desses entendimentos, utilizar a comunicação interna se torna fundamental para melhorar o desempenho de seus colaboradores.
É por isso que neste artigo, vamos abordar o assunto em busca de responder seu principais questionamentos:
- o que é comunicação interna,
- quais os objetivos,
- como utilizar a comunicação interna da maneira correta,
- como ela vai influenciar no crescimento do negócio.
O que é a comunicação interna?
Quando se trata de comunicação interna é normal surgir algumas dúvidas sobre o que se trata e até mesmo sobre a importância de realizar uma boa comunicação entre colaboradores de diferentes setores ou até mesmo de colaboradores com superiores dentro da empresa.
A comunicação interna é um conjunto de boas práticas e ferramentas usadas por uma empresa para o compartilhamento de informações, prazos, documentos, e tudo o mais que compete à troca de mensagens entre os membros e líderes do negócio.
Através da comunicação interna é possível criar e disseminar a cultura organizacional, atingindo inclusive os stakeholders externos ao negócio.
Quando realizada da maneira correta, a comunicação interna é capaz de motivar seus colaboradores e criar um ambiente ideal para estimular a:
- produtividade,
- aumento de desempenho,
- inovação,
- redução de erros,
- diminuição do retrabalho,
- maior satisfação interna e externa,
- criatividade e mais.
Principais objetivos da comunicação interna
A melhoria da qualidade da comunicação interna nas empresas busca otimizar o desempenho da equipe e alcançar alguns outros objetivos como:
- difundir valores da empresa,
- favorecer a transparência,
- conscientizar os colaboradores de temas relevantes,
- aproximar equipes de diferentes departamentos,
- compartilhar informações estratégicas,
- criar ou fortalecer relacionamentos profissionais,
- eliminar boatos prejudiciais,
- estimular os feedbacks,
- garantir o andamento de projetos,
- compartilha a opinião dos clientes, e mais.
Principais meios de comunicação interna nas empresas
A partir do entendimento do que é e da importância da comunicação dentro da empresa, separamos alguns dos principais meios de comunicação utilizados. Entre as principais canais de comunicação interna estão:
- Mural de recados
- Intranet
- Caixa de sugestões
- Aplicativos mobile
- Vídeos e e-mail corporativo
- Redes sociais
- Chats profissionais
- Ferramenta de gestão de projetos
Mural de recados
Abrindo nossa lista não poderia ser outro meio de comunicação interna do que o bom e velho quadro de recados. Apesar de parecer antiquado e ultrapassado, ele continua sendo muito eficaz quando o assunto é passar alguma informação importante para toda a empresa.
O mural deve estar localizado em um local de destaque dentro onde exista um grande trânsito de pessoas. Bons locais são a cozinha, o refeitório e corredores.
É fundamental que omural seja sempre atualizado, pois caso fique com informações ultrapassadas o quadro pode perder credibilidade e deixar de ser lido frequentemente.
Intranet
Tem como objetivo interligar todos os departamentos de uma empresa, para que os departamentos tenham acesso com rapidez a informações importantes e atualizadas.
A intranet funciona como uma espécie de internet, mas com acesso apenas de funcionários ou pessoas autorizadas.
É possível informar sobre possíveis cursos, relatórios e compartilhar outros avisos importantes.
Caixa de sugestões
A caixa de sugestões é outro clássico da comunicação interna nas empresas, mas que também continua sendo muito importante e resolvendo um problema de forma simples: ela oferece um espaço para que os profissionais compartilhem suas visões sobre a empresa, de forma anônima.
Através da caixa de sugestões é possível coletar ideias para otimizar ou melhorar algum serviço da empresa sem expor o funcionário.
Assim como o quadro de recados, é fundamental manter a caixa de sugestões atualizada passando o feedback para os funcionários sobre as ideias, críticas e reclamações apresentadas.
Aplicativos mobile
Saindo agora dos clássicos da comunicação interna das empresas, vamos falar sobre os aplicativos de celular que podem modernizar alguns desses modelos de comunicação.
Atualmente a grande maioria da população possui um aparelho celular com acesso a internet e com acesso a aplicativos.
Um simples aplicativo feito para passar informações pode ser extremamente eficiente para a comunicação interna, já que as notificações vão estar na palma da mão.
Vídeos e e-mail corporativo
Assim como os aplicativos, os vídeos corporativos são extremamente eficazes para a comunicação dentro da empresa. Esses vídeos não precisam ser monótonos e sem graça, podem ser bem feitos para atrair a atenção dos colaboradores.
Além dos vídeos, o e-mail corporativo também continua sendo importante principalmente para passar informações imediatas, onde os vídeos não tem tempo de serem produzidos. É uma forma rápida, simples e eficaz de se comunicar.
Redes sociais
Para fechar nossa lista de principais canais de comunicação interna, vamos falar um pouco sobre a importância das redes sociais também no mercado de trabalho.
Já foi o tempo em que as redes sociais eram apenas voltadas para o lazer das pessoas, atualmente elas estão inseridas no dia a dia das e não é diferente quando pensamos no meio profissional.
As redes sociais podem ser extremamente positivas por se tratar de um canal de fácil e rápido acesso aos colaboradores. Mas para ser um canal de comunicação positivo é necessário tomar alguns cuidados como criar um manual de conduta para não existir assuntos que não sejam relacionados a trabalho.
Chats profissionais
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais famoso do mundo, mas talvez não seja ideal para a comunicação empresarial, afinal, ele pode causar distrações no local de trabalho e ainda aumentar as chances de alguma informação ficar perdida entre as mensagens.
Para evitar isso, atualmente, existem sistemas de chat empresariais. Um exemplo, é o Slack. Ele facilita a comunicação instantânea entre os profissionais da empresa, o compartilhamento de arquivos e mais. Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre ele.
Ferramentas de gestão de projetos
A ferramenta de gestão de projetos ajuda os líderes do negócio a acompanharem as atividades que cada profissional está executando.
O sistema permite que o gestor crie as tarefas, delegue ao profissional indicado, compartilhar arquivos, determinar deadlines e acompanhe o avanço do trabalho.
Entre as ferramentas gratuitas que podem ser usadas para esse tipo de comunicação interna está o Trello.
Esperamos que agora você esteja preparado para colocar em prática algumas dessas ferramentas e melhorar a comunicação interna da sua empresa. Você, seu time e seus clientes têm muito a ganhar!
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