Como o profissional tem que cuidar da sua saúde mental

O estresse é um fator presente dentro do ambiente de trabalho e que pode ser intensificado por uma série de fatores. Esses sinais de cansaço, fadiga e mudanças de humor ressaltam a importância de saber como cuidar da saúde mental

Em um período de pandemia, muitos profissionais viveram sob pressão. Com a crise econômica e o desemprego, muitas pessoas trabalham de modo informal e também vivem sob estresse. 

Mesmo para aquelas que estão empregadas, em muitos casos, as pressões do dia a dia e as demandas geram uma sensação de esgotamento mental. 

Diante disso, é fundamental realizar um acompanhamento psicológico para saúde mental, assim como desenvolver bons hábitos que sejam relacionados à prática de exercícios físicos, interação social e boa alimentação. 

Muitas vezes, as pessoas focam em cuidar do seu corpo, mas se esquecem de cuidar da mente. Isso afeta questões relacionadas à inteligência emocional, relacionamentos dentro do ambiente profissional e pode trazer problemas como ansiedade e depressão. 

Dessa forma, nesse artigo você irá conferir algumas dicas que são importantes quando o assunto é cuidado com a saúde mental. Não deixe de conferir os detalhes no decorrer do artigo e tenha mais qualidade de vida! 

Clique e saiba mais

O que é saúde mental e como ela se relaciona com a empresa?

Apesar de ser importante, muitas vezes, a temática da saúde mental é negligenciada dentro do ambiente familiar, assim como no ambiente de trabalho. Faltam investimentos por parte dos gestores e uma maior atenção em relação ao cuidado com o seu colaborador. 

Vários elementos podem causar problemas à saúde mental do colaborador, seja ele um veterinário 24 horas, um profissional de saúde ou uma pessoa que trabalha dentro do ambiente industrial. 

Alguns elementos são os seguintes:

  • Uma situação de choque ou de trauma dentro do trabalho;
  • Uma situação de extrema pressão;
  • Problemas de relacionamento com algum setor ou departamento;
  • Situações de humilhação ou assédio;
  • Problemas financeiros ou com o salário;
  • Problemas externos que acabam afetando o desempenho no trabalho. 

Neste caso, algumas doenças podem começar a aparecer. Uma delas é a depressão, que ocorre trazendo um tristeza profunda, pensamentos negativos e em alguns casos, ideias de suicídio. 

Alguns elementos podem demonstrar que um profissional de uma empresa de limpeza ou de outro segmento está com depressão.

Entenda melhor

Um dos sintomas é o isolamento, já que a pessoa não tem vontade de sair ou de se envolver com os amigos do trabalho e da família. Isso também pode se transformar em uma agressividade, falta de controle das emoções e até mesmo, alterações no sono e no apetite. 

Além da depressão, outro problema é a ansiedade, que afeta as emoções, os sentimentos e promove problemas cardiorespiratórios. 

Existem pessoas também que sentem-se como se estivessem em um esgotamento profundo de sua mente, trazendo problemas de memória, de relacionamento e afetando o seu desempenho dentro do ambiente de trabalho. 

É como se a pessoa realmente não conseguisse dar conta das suas ações de dedetização RJ preço, do atendimento aos pacientes em um hospital ou do contato com o cliente. 

Outros problemas podem aparecer como ataques de pânico, transtornos de obsessão e perseguição, ataques de ansiedade e os famosos distúrbios de bipolaridade. 

Diante disso, é importante que esses profissionais sejam acompanhados por psicólogos e outros profissionais ligados à saúde da mente. 

Esse acompanhamento psicológico pode ocorrer, inclusive, dentro do ambiente empresarial de uma organização responsável pelo cabeamento estruturado, ou qualquer outro nicho.. 

É muito importante que o trabalhador tenha acesso a esses profissionais dentro do ambiente de trabalho, pois isso ajuda e muito em seu bem-estar e qualidade de vida.

Prossiga a leitura para conferir outras dicas. 

Como manter a saúde mental em dia?

Manter a  saúde mental em dia, seja dentro do ambiente de trabalho ou no ambiente residencial é um grande desafio, visto que existem muitas demandas e pressões sociais. 

Diante disso, é importante buscar algumas estratégias que tragam um equilíbrio entre as ações que são realizadas dentro do ambiente de trabalho e momentos com a família e amigos. 

Para ajudar você a manter sua saúde mental em dia, separamos algumas dicas que podem te ajudar! Confira os detalhes no decorrer do artigo!

Realize atividades físicas

A prática frequente de atividades físicas é essencial pois consegue trazer um bem-estar físico e mental. Isso ocorre porque a realização de atividades físicas consegue liberar hormônios e elementos corporais que trazem a sensação de prazer. 

Essa  liberação de neurotransmissores pode acalmar a pessoa e contribuir para reduzir a possibilidade de um distúrbio na mente. 

É importante ressaltar que a prática de exercícios físicos deve ser feita a partir do perfil de cada pessoa. Isso envolve um acompanhamento médico e nutricional para orientar quais são as melhores atividades para o seu corpo. 

É importante também que essas atividades sejam feitas do ponto de vista laboral, ou seja, ações de relaxamento e alongamento durante as jornadas de trabalho. 

São intervalos e pausas importantes para uma melhora do seu desempenho físico e redução da possibilidade de doenças e inflamações. 

Por exemplo, pessoas que trabalham sob pressão na área de saúde, ou bombeiros que atuam com chuveiro de emergência e situações caóticas, além de outros profissionais que atuam a partir de movimentos que são repetitivos, devem ter momentos de pausa em seu dia para a realização de ginástica laboral. 

Separe a vida pessoal das atividades profissionais 

Essa dica é muito difícil, porém, extremamente necessária. É muito comum que as pessoas, após um expediente de trabalho cansativo, leve os problemas do trabalho para dentro de casa. 

É muito difícil desligar de tudo que aconteceu, das pressões, de uma situação de discussão ou de mal estar. 

Isso pode afetar até mesmo a relação familiar. E quem já não trabalhou o dia todo e ainda chegou em casa e ficou no celular resolvendo problemas do trabalho? 

Por isso, em alguns casos, é importante silenciar as mensagens e começar a filtrar as ações que se relacionam ao ambiente empresarial do ambiente familiar.

Uma dica para se desligar desse momento é tomar um banho, tentar fazer algo que você gosta e se divertir um pouco com a família. Descansar e ver um bom filme também pode ser uma ação bastante interessante para ajudar a descontrair a mente das pressões. 

Tenha um tempo para você 

Um dos elementos que contribuem para o esgotamento mental de uma pessoa é a jornada de trabalho muito longa e a falta de tempo para si mesmo. 

É como se a pessoa vivesse o tempo inteiro se dedicando aos problemas do trabalho, mesmo estando fora daquele ambiente. 

Isso sem contar dos próprios problemas residenciais que vão surgindo ao longo do dia! São muitas demandas para lidar o tempo todo e às vezes, é importante separar um momento para você.

Alguns pequenos momentos de prazer podem ser essenciais para o seu bem-estar. Por exemplo, passar um tempo sozinha, ir ao cinema, comer algo que você gosta, presentear-se, ler um livro, dentre outras ações.

Desenvolva hábitos que sejam saudáveis 

A saúde mental de um profissional que deseja alugar sala comercial para iniciar um negócio ou que já é empreendedor há muitos anos, depende da realização de hábitos que sejam saudáveis. 

Por exemplo, em muitas situações de ansiedade, as pessoas costumam descontar na comida ou até mesmo, param de fazer exercícios físicos. 

Outras partem para o alcoolismo e podem também se apropriar de vícios, como é o caso do cigarro. 

Por isso, a recomendação é que você não desista da prática de exercícios físicos, assim como busque ter uma alimentação saudável, com os nutrientes e vitaminas necessários. 

Outra recomendação é não perder horas de sono que são essenciais para que você tenha um bom dia!

Lembre-se de cuidar da sua saúde mental!

Nosso texto está sendo enfático sobre a saúde mental e por isso, nossa última dica não poderia deixar de falar sobre isso. 

Se você atua em uma empresa de revestimento 3D para sala ou em outro segmento, é essencial procurar ajuda psicológica. Inclusive, é essencial que as empresas contem com esse tipo de profissional dentro do ambiente de trabalho. 

Esse profissional é essencial pois contribui para que a pessoa possa contar sobre ações que ocorreram em seu dia a dia e saber lidar com isso. 

Esse também é um processo de autoconhecimento que pode ser essencial no momento de resolver uma determinada situação. 

É muito importante que esse assunto não seja visto com preconceito ou discriminação dentro do local de trabalho ou por outros profissionais parceiros. 

Pelo contrário, a empresa de divisória banheiro ou que atua em outra área, deve incentivar o profissional a buscar ajuda! 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Separamos exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × três =

Go up