Remédios caseiros para a sua dor de dente

A dor de dente pode prejudicar a qualidade de vida do indivíduo a ponto dele parar todas as suas atividades diárias, prejudicando todo o seu ciclo social.

A dor de dente pode ser causada por diversas formas, isso inclui problemas de saúde bucal como cáries, gengivite, periodontite, traumas dentários e até mesmo abscessos dentários que causam pus, levando a dores extremas.

Ao sentir qualquer dor é muito importante recorrer ao dentista, e existem vários consultórios emergenciais.

Ter um plano odontologico empresarial nesses momentos é essencial para ter um atendimento de qualidade.

Em casos mais leves, o uso de remédios caseiros é uma maneira de diminuir a dor e assim, conseguir realizar suas tarefas normalmente, porém é necessário tomar os devidos cuidados com o que se utiliza. 

Caso queira algumas dicas do que se deve usar para o alívio da dor de dente de modo caseiro, continue a leitura.

Clique e saiba mais

Por que você sente dor de dente?

Muitas questões podem estar relacionadas para a dor ou sensibilidades nos dentes, e uma das causas podem ser problemas respiratórios. 

Embora pareçam não ter relação, o resfriado, sinusite e congestão nasal fazem pressão alcançando os nervos, podendo causar sensibilidade e dor de dente. 

Mas, além desses problemas também há questões de saúde bucal bem conhecidas que podem estar ocasionando dores nos dentes, como: 

  • Cárie;
  • Pulpite;
  • Gengivite;
  • Periodontite.

Apesar delas serem as mais conhecidas, existem outras que podem estar relacionadas às dores como o bruxismo, por exemplo. 

Realizar consultas periódicas é essencial para saber se há problemas de saúde bucal, e um convenio odontologico empresarial ajuda a usufruir dos melhores tratamentos do mercado odontológico evitando complicações que podem levar a dores. 

As principais causas das dores de dentes são essas doenças bucais, e a cárie é uma das mais populares nesse quesito. Ela é gerada por alimentos com alto teor de açúcar que prejudicam os dentes. 

Elas causam manchas brancas a escuras, podendo levar a pulpite – inflamação da polpa dentária – complicação da cárie. 

É importante ter um plano odonto empresa para realizar tratamentos como o de canal em casos de pulpite que causam dores que incomodam todo o rosto, prejudicando o desempenho em atividades do dia a dia. 

A gengivite é causada pelo acúmulo de tártaro levando a inflamação causando a sensibilidade dos dentes e consequentemente a dores locais. 

De forma mais grave, pode levar a periodontite – inflamação do periodonto – ossos e tecidos que revestem a gengiva.

Quais são os melhores remédios caseiros para melhorar e aliviar a dor de dente?

Muitas pessoas utilizam métodos caseiros para se livrar das dores e eles conseguem trazer alívio aos indivíduos. 

Existem truques infalíveis para realizar as tão temidas dores de dentes. Os mais conhecidos são: 

  • Colocar gelo na região;
  • Fazer bochecho de água com sal;
  • Fazer bochecho de chá de gengibre e própolis;
  • Escovar os dentes e usar fio dental.

Esses são os populares remédios caseiros que podem dar alívio aos incômodos nos dentes. Veja mais sobre cada um deles. 

  1. Colocar gelo na região 

Para um auxílio de um alívio imediato, é essencial colocar uma bolsa de gelo próximo ao local, ou seja, no rosto. Tome cuidado para não se queimar e machucar a pele. 

Deve deixar o gelo ao menos 15 minutos no local, repetindo pelo menos 3 vezes ao dia.

Ao perceber que a dor não passa, procure o seu dentista, e se tiver um plano dentario empresarial, faça um tratamento de qualidade e acessível. 

  1. Fazer bochecho de água com sal 

O ato de bochechar água com sal irá auxiliar a desinfetar a boca e a combater bactérias que estão dentro da cavidade bucal, aliviando os sintomas de dores. 

Para fazer o procedimento, é necessário diluir 1 colher de chá de sal em 1 copo de água, depois, fazer um bochecho dessa mistura por 30 segundos a cada uma hora.

  1. Fazer bochecho de chá de gengibre e própolis

O chá de gengibre é fundamental para ajudar a acalmar e desinflamar o local afetado. Já o própolis ajuda na cicatrização e tem um efeito antibacteriano. Juntos, eles ajudam a aliviar a dor e limpar o local inflamado.

Para fazer o bochecho, é indicado adicionar 5 gotas de própolis para cada xícara de chá de gengibre fazendo bochechos com a mistura ao menos 2 vezes ao dia. 

  1. Higienização correta

Realizar a escovação de forma correta e retirar os restos alimentares aliviam as dores, isso porque os restos de comida podem agravar o quadro. 

Além disso, é necessário passar no dentista para tratar o problema, ver como funciona o plano odontologico empresarial e fazer o tratamento adequado para o seu problema. 

Como evitar essas dores?

Para evitar as dores dos dentes é preciso manter uma higiene bucal adequada, isso é escovar os dentes após todas as refeições e antes de dormir. 

Faça o uso do fio dental, creme dental com flúor, enxaguante bucal e frequente periodicamente ao dentista, fazendo a profilaxia  – limpeza profissional – assim evitarão problemas bucais que acarretam dores. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Separamos exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × um =

Go up