Como lançar um produto digital? Passo a passo para obter um bom desempenho nas suas vendas

Quem trabalha com infoprodutos e produtos digitais precisa traçar boas estratégias de lançamento e divulgação para obter um bom desempenho nas vendas e gerar escalabilidade para esse modelo de negócio.

É preciso fazer com que o produto chegue até as pessoas certas no momento certo, além de convencê-lo do valor que a sua solução tem a oferecer para seus clientes em potencial.

Neste artigo, vamos mostrar um passo a passo de como lançar um produto digital de maneira bem sucedida. Continue a leitura e saiba o que você precisa fazer para montar uma boa estratégia de lançamento e alavancar as suas vendas.

Passo a passo: como lançar um produto digital?

Você dedicou horas à pesquisa e construção do seu produto digital. Mas não pense que o trabalho termina quando você chega à versão final do curso online, software, e-book, audiobook etc.

Para conseguir, de fato, fazer dinheiro e ter os seus esforços recompensados, é preciso saber como lançar um produto digital.

Confira a partir de agora um passo a passo para você fazer um lançamento de sucesso e arrasar nas vendas.

Passo 1 – Pesquise sobre o seu nicho de atuação

Diferentemente do que você pode estar pensando, para lançar um produto digital é preciso ir um pouco além do que simplesmente cadastrá-lo em uma plataforma especializada.

O primeiro passo de como lançar um produto digital consiste em fazer um estudo de mercado e do nicho ao qual a sua solução é destinada.

Dessa forma, você vai entender melhor o comportamento do seu público, as necessidades, expectativas e preferências de potenciais clientes, se há concorrentes que já oferecem soluções semelhantes a sua, como esse nicho costuma ser abordado etc.

Passo 2 – Desenhe as suas personas

Ter bem definidas quem são as suas buyer personas é muito importante já na fase de elaboração do seu produto digital.

E a importância das personas se torna ainda maior na etapa de lançamento. Isso porque, ao definir perfis de clientes ideias para a sua solução, é possível traçar estratégias de marketing mais assertivas.

Com base nas características das personas do seu modelo de negócio, você consegue adotar uma linguagem mais adequada e fazer com que ela seja entregue para as pessoas certas, nos momentos certos e pelos canais ideais.

Passo 3 – Escolha os canais mais adequados para lançar seu produto digital

O próximo passo de como lançar um produto digital é escolher os canais mais adequados para divulgar sua solução e atrair mais clientes.

Tendo sempre em mente o perfil das suas buyer personas, marque presença nas redes sociais preferidas delas, por exemplo. Faça posts que mostrem um “gostinho” do que seus clientes poderão conferir ao adquirirem seu produto.

Use as redes sociais também para fazer uma campanha de lançamento, oferecer cupons de desconto, interagir com o público, esclarecer dúvidas sobre o produto digital etc.

O e-mail marketing também é uma boa opção de canal para divulgar seu produto e se relacionar com seus potenciais clientes.

Uma tática muito usada ao se lançar produtos digitais são as chamadas iscas. Veja como usar isso em cursos online:

Passo 4 – Faça uma campanha de pré-venda

A pré-venda é um momento importante da estratégia de lançamento de um produto digital, pois permite ter uma dimensão mais clara do interesse do seu público pelo seu produto.

Para incentivar a compra, você pode oferecer vantagens exclusivas para quem adquirir seu produto na pré-venda.

Para ajudar a promover o seu produto digital e atrair mais pessoas interessadas, você pode realizar webinars gratuitos sobre temas relacionados ao produto que está em pré-venda.

Esses encontros virtuais ajudam a agregar valor ao seu produto, a estreitar o relacionamento com o público e a despertar nos participantes a intenção de compra.

Passo 5 – Invista em anúncios online

Como falamos em como lançar um produto digital, é praticamente impossível ignorarmos o investimento em anúncios online como estratégia para impulsionar suas vendas.

Todas as redes sociais e o Google possuem ferramentas voltadas para a publicidade. Você pode aumentar o alcance dos seus posts, divulgar banners do seu produto e fazer com que o link da sua página de vendas apareça nos primeiros resultados de buscas no Google.

Dessa forma, você consegue alcançar mais pessoas potencialmente interessadas no seu produto digital e aumentar suas vendas.

Uma dica importante: os textos de seus anúncios, ou copy, precisam ser de qualidade. Neste vídeo, você descobre como fazer a copy perfeita para seus anúncios:

Passo 6 – Faça um bom uso das técnicas de SEO

Para o lançamento bem sucedido do seu produto digital, é fundamental que você faça um bom uso das principais técnicas de SEO.

Elas é que vão fazer com que a sua página de vendas e o seu blog sejam encontrados com mais facilidade e de forma orgânica nas buscas online.

Além das palavras-chave, seu conteúdo precisa ser relevante e original e  a sua página deve obter uma pontuação de autoridade de domínio.

Ainda tem algumas dúvidas sobre como lançar seu produto digital? Então, dê uma olhada em mais este vídeo:

Bom, esses são os principais passos para quem quer saber como criar um produto digital. Dê a devida atenção à fase de lançamento e obtenha um melhor desempenho nas vendas.Este artigo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.