Vantagens e desvantagens do EAD: vale a pena implementar esse formato na sua empresa?

A educação à distância é uma modalidade que vem ganhando mais espaço a cada ano no Brasil, inclusive dentro das empresas que investem em programas de treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores.

Especialmente em 2020, ano em que foi decretada a pandemia de Covid-19, cresceu o interesse das empresas em aderir à educação corporativa no formato EAD.

Mas será que vale mesmo a pena implementar a educação à distância na sua empresa?

Neste artigo, vamos apresentar as vantagens e desvantagens do EAD. Continue a leitura e saiba quais os pontos positivos e negativos você deve considerar durante o seu processo de decisão sobre implementar ou não o modelo EAD no seu modelo de negócio:

Vantagens do EAD corporativo:

  1. Otimização do tempo e flexibilidade dos horários;
  2. Redução de custos com treinamento e capacitação;
  3. Comunicação facilitada;
  4. Facilidade para acompanhar o desempenho dos alunos;
  5. Maior autonomia para os alunos;
  6. Onboarding mais eficiente.

Desvantagens do EAD corporativo:

  1. Dificuldade para manter o foco;
  2. Ausência de interações pessoais;
  3. Dificuldade para manusear a plataforma de EAD.

Quais são as vantagens e desvantagens do EAD nas empresas?

Conhecer as vantagens e desvantagens do EAD é muito importante para empresas que pensam em implementar a educação corporativa à distância.

Isso porque, dependendo das necessidades e do perfil dos seus colaboradores, essa modalidade pode trazer muitos benefícios, mas também pode não ser a melhor escolha para a sua empresa.

Tendo isso em vista, descubra agora quais são as vantagens e desvantagens do EAD que merecem ser ponderadas antes de decidir aderir ou não à educação à distância na empresa.

Vantagens do EAD dentro das empresas

1 – Otimização do tempo e flexibilidade dos horários

Dentre as principais vantagens do EAD para empresas que optam por aderir a essa modalidade é a otimização do tempo dedicado aos treinamentos corporativos e a flexibilidade para escolher os melhores horários para assistir às aulas.

Dessa forma, os colaboradores não precisam comprometer o desenvolvimento de suas atividades cotidianas para participar dos cursos.

2 – Redução de custos com treinamento e capacitação

A educação corporativa à distância requer um investimento muito menor do que a modalidade presencial.

Isso porque a empresa não precisa arcar com custos relacionados, por exemplo, ao aluguel de um espaço físico, à impressão de todo o material de apoio, à contratação de tutores e palestrantes, ao deslocamento e à alimentação dos participantes, dentre outros custos.

3 – Comunicação facilitada

Se a sua empresa souber escolher a melhor plataforma de EAD, os colaboradores poderão se comunicar entre si e com os tutores de maneira mais fácil e ágil. Isso acontece por meio de ferramentas como chat online, fóruns de debates e videochamadas.

Dessa forma, a plataforma contribui para o processo de aprendizagem, de relacionamento e de absorção dos conteúdos ensinados.

4 – Facilidade para acompanhar o desempenho dos alunos

Outra vantagem do EAD que vale a pena mencionar é a facilidade para acompanhar o desempenho dos colaboradores durante os cursos e treinamentos.

Uma boa plataforma especializada em EAD oferece gráficos e relatórios que mostram o progresso dos alunos, o que permite fazer uma gestão mais objetiva e ajustar o que for necessário.

5 – Maior autonomia para os alunos

No EAD, os colaboradores passam a ter maior autonomia sobre seu processo de aprendizagem.

Eles podem escolher o melhor horário para assistir às aulas gravadas, realizar os testes e esclarecer suas dúvidas.

6 – Onboarding mais eficiente

O onboarding se refere ao processo de integração de novos colaboradores às rotinas de trabalho e à cultura da empresa.

Com o EAD, o onboarding é facilitado e se torna mais eficiente, pois todos os colaboradores novatos receberão o mesmo treinamento, de forma padronizada.

Neste vídeo, você confere mais detalhes sobre as vantagens do EAD corporativo:

Desvantagens do EAD dentro das empresas

1 – Dificuldade para manter o foco

Com a possibilidade de cursar as aulas de maneira online, os alunos podem enfrentar certa dificuldade para se concentrarem e manter o foco no treinamento EAD.

Isso acontece porque, diferentemente da modalidade presencial (em que as aulas ocorrem em um ambiente físico controlado), existem muitas distrações no ensino à distância que podem prejudicar o desempenho e a produtividade dos colaboradores durante os cursos e treinamentos. 

2 – Ausência de interações pessoais

A ausência de interações pessoais pode ser um problema para alguns colaboradores. Algumas pessoas absorvem melhor os conteúdos quando têm a oportunidade de trocar uma ideia presencialmente, olho no olho com o tutor.

Mas, se você quiser superar esse desafio, basta ter bons tutores online. Entenda Melhor o que faz um tutor em EAD assistindo a este vídeo:

3 – Dificuldade para manusear a plataforma de EAD

Outro ponto que pode ser considerado como desvantagem do EAD para a sua empresa é a eventual dificuldade dos colaboradores em utilizar a plataforma de educação corporativa à distância.

Uma interface muito confusa e pouco intuitiva pode desestimular a adesão. Por isso, escolha uma plataforma EAD que ofereça os melhores recursos e que seja fácil de manusear.

O ideal é usar uma plataforma EAD corporativa, já adaptada para o uso empresarial.

Bom, agora que você já conhece as vantagens e desvantagens do EAD dentro das empresas, pondere esses pontos levantados aqui e avalie se vale a pena aderir a esse modelo na sua empresa.Este artigo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.