Como as parcerias e benefícios contribuem para retenção de funcionários

Muitas empresas contam com uma estrutura formalizada, defendendo a implementação de diferentes benefícios para retenção de funcionários, e com isso conseguem se destacar perante os clientes e a própria concorrência. 

A rotatividade de funcionários é um fato dos negócios. Alguns membros da equipe podem sair para outra oportunidade. Outros podem ser demitidos devido a uma infração ou desempenho no trabalho.

No entanto, eis outro fato: o custo ao substituir um funcionário pode variar de metade a duas vezes o salário anual de um empregado. 

Perder um funcionário pode levar a uma diminuição na eficiência, falta de moral e, finalmente, perda de receita para os negócios.

Por outro lado, as empresas que priorizam a oferta de benefícios para retenção de funcionários podem economizar dinheiro, melhorar os relacionamentos e criar uma cultura de trabalho mais enérgica. 

Clique e saiba mais

O que é retenção de funcionários?

Simplificando, a retenção de funcionários é a capacidade de uma empresa administração de condomínios em São Paulo, por exemplo, em manter os mais diferentes profissionais em cargos e funções produtivas e, dessa maneira, evitar a rotatividade. 

A baixa retenção de funcionários ocorre quando os membros da equipe deixam uma posição voluntária ou involuntariamente após um curto período de tempo. 

Um local de trabalho de alta retenção tem uma equipe experiente de funcionários, proporcionando a permanência por anos ou carreiras completas, que se adaptam à cultura organizacional e se preocupam com o sucesso futuro da empresa.

Importância retenção de funcionários nas empresas

Está tudo bem quando há uma certa rotatividade em determinadas empresas, muito por causa dos setores em que estão inseridos, como:

  • Atendimento ao público;
  • Construção civil;
  • Serviços de alimentação;
  • Vendas.

Nesses setores, as empresas levam em consideração diferentes estratégias de inserção da mão de obra no mercado de trabalho, mas também a formalização de diferentes talentos. 

Muitas vezes, essas separações são involuntárias, resultado de demissões pontuais por parte dos empregadores.

Desse modo, é com a rotatividade voluntária, ou seja, quando os funcionários que se demitem, é que os líderes e gestores devem ficar atentos. 

A alta rotatividade voluntária pode ser muito cara para uma empresa de ar condicionado, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Substituir um funcionário por um novo contratado normalmente envolve custos e treinamentos. 

O salário anual desse funcionário, e com o talento em alta, a empresa pode esperar que esse valor chegue ao extremo mais caro do espectro.

Inclusive, o custo da rotatividade não é apenas financeiro. Ao perder funcionários, significa para a empresa  perder o conhecimento institucional e quaisquer recursos que foram investidos em treinamento e desenvolvimento. 

A empresa também pode ter um impacto no moral dos funcionários deixados para trás.

Falando de forma direta, considere uma empresa que conta com um profissional que desenvolve projetos de portão de alambrado, sendo respeitado e de longa data dentro de uma equipe. 

Eles passaram anos coletando conhecimento sobre o trabalho em si, bem como os processos e práticas, chegando ao ponto de esse funcionário entender como o trabalho acontece na equipe de desenvolvimento melhor do que qualquer outra pessoa.

Se esse funcionário se demitir, ele deixará lacunas substanciais no conhecimento, podendo até inspirar colegas leais a acompanhá-lo.

Todos esses fatores podem definir o encaminhamento dos trabalhos. Com tanto em jogo, fica claro que o empreendedor tem mais chances de entregar resultados de negócios de forma definitiva e eficaz, a partir do momento em que consegue reduzir a rotatividade de funcionários.

Como aumentar a taxa de retenção de funcionários

Embora a demografia do local de trabalho tenha um impacto significativo nos benefícios que os funcionários desejam, existem algumas tendências comuns que são valiosas para qualquer grande grupo de empregados.

  1. Opções de trabalho flexíveis

De longe, as opções de trabalho flexíveis são o benefício de trabalho mais procurado atualmente. Pesquisas generalizadas mostram que muitos profissionais desejam flexibilidade em onde e quando trabalham, usando uma conexão remota e segura.

Muitos profissionais estão buscando posições totalmente remotas que lhes permitam trabalhar de qualquer lugar. 

Em locais de trabalho onde as opções totalmente remotas não são viáveis, os acordos híbridos que permitem que os funcionários trabalhem em casa alguns dias por semana são populares.

Para trabalhos que não podem ser executados remotamente, horários de trabalho flexíveis, como permitir que os funcionários trabalhem em horários não tradicionais ou semanas de trabalho compactadas, é a melhor opção. 

  1. Licença remunerada 

O tempo de folga remunerado, além das férias e licenças médicas tradicionais, como varicocele tratamento, pode ajudar os funcionários a reduzir o estresse e criar uma melhor integração trabalho e vida. 

A licença familiar remunerada aumentou significativamente nos últimos anos, de acordo com as pesquisas voltadas para o mercado de trabalho.

Além disso, as políticas de licença ilimitada ou aberta, que permitem que os funcionários tirem folga conforme necessário, sem limite específico no número de dias, estão ganhando popularidade. 

  1. Bem-estar financeiro

Cada vez mais organizações estão oferecendo benefícios como acesso a fundos de emergência e serviços de planejamento financeiro. 

Muitos empregadores que oferecem esses benefícios financeiros perceberam que têm sido mais usados ​​desde o início da pandemia do COVID-19. 

Os aumentos para as contribuições do empregador e a correspondência também estão sendo usados ​​pelos empregadores para reter funcionários.

  1. Desenvolvimento de carreira

Os funcionários se sentem mais engajados quando acreditam que o empregador está investindo no crescimento e desenvolvimento de carreira. 

Os empregadores podem destacar as opções de carreira dentro da organização, permitindo que os funcionários visualizem quais oportunidades estão disponíveis. 

As organizações também podem oferecer ferramentas de desenvolvimento, como mentoria e treinamento, e assim ajudar os funcionários a atingirem os objetivos e planos de carreira.

  1. Assistência educacional

Investir no crescimento da carreira dos funcionários, propondo programas de treinamento e assistência educacional aprimorados, pode valer a pena.

Muitas empresas que atuam no setor da construção civil, preparando e instalando laje protendida, se deparam com uma taxa de retenção maior quando os funcionários estão inscritos em um programa de assistência educacional da empresa.

  1. Saúde mental e bem-estar 

Os trabalhadores estão procurando empregadores que se preocupam com o bem-estar mental dos funcionários e invistam em:

  • Benefícios de saúde e bem-estar; 
  • Educação;
  • Programas assistenciais;
  • Treinamentos.

Esses benefícios podem conectar os funcionários a opções de tratamento e prestadores de cuidados de saúde mental. 

  1. Bons salários e benefícios de assistência médica 

Esses são dois dos fatores bastante consistentes de retenção. Entretanto, no cenário que se apresenta no mercado de trabalho atual, isso pode não ser suficiente. 

Os empregadores precisam pensar fora da caixa, com investimentos em pesquisas abrangentes sobre os benefícios dos funcionários para identificar quais vantagens os concorrentes estão oferecendo para atrair funcionários. 

Ou melhor ainda, é preciso ser pioneiro e oferecer benefícios que podem não ser convencionais, e assim diferenciar a empresa das demais. 

Benefícios quanto a retenção de funcionários

Existem inúmeros benefícios para a alta retenção de funcionários, desde eficiência de custos até segurança no local de trabalho. Veja todas as vantagens.

  1. Produtividade melhorada

Quanto mais experientes os membros de uma equipe que instala placa de ACM preço, mais eficiente e produtiva será a empresa. 

Os empreendedores, líderes e gestores podem reduzir o tempo necessário para executar tarefas quando os funcionários têm um bom controle sobre as expectativas de desempenho quanto às funções e responsabilidades.

  1. Custos reduzidos

O recrutamento é uma despesa cara para as empresas. 

Além disso, o treinamento e a integração podem ser dispendiosos, especialmente quando, por um determinado tempo, afasta os funcionários das tarefas normais, ou exige que eles trabalhem em horas extras.

  1. Segurança reforçada

Caso a empresa esteja inserida no campo de trabalho prático, os membros da equipe estarão mais seguros quanto mais tempo passarem em torno de máquinas, equipamentos e ambiente de trabalho. 

Isso pode significar menos reivindicações de compensação de trabalhadores contra a empresa, menor número de reclamações trabalhistas e, portanto, menos custos operacionais nesse setor judicial

  1. Moral elevado

É mais provável que os membros de uma equipe de manutenção de elevadores permaneçam por perto quando a empresa cria um local de trabalho seguro, saudável e feliz. 

E quando o fizerem, eles formarão laços uns com os outros e sentirão um elevado senso de moral no trabalho.

  1. Melhor relacionamento com o cliente. 

Os clientes merecem qualidade e consistência dos membros da equipe, em vez de contatos e processos que mudam com frequência. Eles também se beneficiam da alta retenção de funcionários.

Conclusão

Muitos profissionais deixam os empregos por uma infinidade de motivos, e por isso a importância dos benefícios para retenção de funcionários. 

A comunicação com os funcionários, por meio de pesquisas e conversas com os gestores, pode ajudar a definir o que é mais importante abordar para garantir a força de trabalho.

Saber como aumentar o envolvimento e a retenção de funcionários exige que o setor de RH (Recursos Humanos), entre outros envolvidos, possam abordar as preocupações dos funcionários e criar uma cultura em que todos se sintam respeitados e valorizados pelo trabalho que realizam.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Separamos exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 + 14 =

Go up