3 sintomas da periodontite

Quando o assunto é doença bucal, a maioria das pessoas acabam conhecendo apenas os problemas mais comuns, como as cáries. Entretanto, há mais complicações bucais para se preocupar que podem fazer verdadeiros estragos, como é o caso da periodontite

Também chamada de piorréia ou doença periodontal, a periodontite é um problema que afeta não só os dentes, como também a gengiva do paciente, o que gera um problema inflamatório que vai ficando cada vez mais grave, caso não seja tratado. 

Além disso, em caso da falta de tratamento, o paciente pode chegar a perder seus dentes. 

Então, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse problema bucal, e veja também os principais sintomas dessa questão para que saiba identificar as principais características do problema. 

Assim, poderá solicitar um tratamento com um profissional dentista de forma precoce para que seja possível evitar consequências mais dramáticas. 

Clique e saiba mais

O que é a periodontite?

Assim como já mencionado anteriormente, a periodontite nada mais é do que uma doença bucal, que pode ser tratada em clinicas dentarias de implantes, por exemplo. 

Portanto, ela afeta principalmente as gengivas e os dentes, e acaba surgindo justamente devido a evolução de uma inflamação mais leve que é a gengivite. 

Além de causar a perda dos dentes em seu nível mais avançado, a periodontite também pode afetar de forma grave o maxilar do paciente. 

Em suma, é possível afirmar que a doença consiste na formação de placas bacterianas na parte visual dos dentes e abaixo da linha da gengiva, local que não é possível alcançar somente com escovação e uso de fio dental. 

Isso acontece porque se o problema não for tratado através de clínicas odontológicas sp, por exemplo, a doença acaba evoluindo e criando espaços nos dentes e gengiva que facilitam a atuação de bactérias e microrganismos.  

As bactérias e substâncias inflamatórias que desencadeiam a periodontite podem parar na corrente sanguínea e causar diversos problemas para a saúde. A periodontite provoca ainda a erosão do osso e a queda dos dentes. 

Mulheres são mais propensas a desenvolver essa doença, já que a gengiva feminina está sujeita a variações hormonais do ciclo menstrual, da gravidez e da menopausa. 

Justamente por isso que, em especial, as mulheres realizam consultas preventivas com profissionais, como por exemplo, dentista especialista em retração gengival

Quais são as causas da periodontite?

Uma das principais causas dessa doença, assim como já mencionado anteriormente, é a atuação de bactérias e microrganismos nos dentes que por sua vez desenvolvem a gengivite, que quando evoluída se transforma em uma doença periodontal. 

Pois bem, o principal motivo que auxilia e potencializa a ação dessas bactérias é justamente a falta de higiene bucal. 

Isso acontece quando o paciente não escova de forma devida os seus dentes e dessa maneira, acaba acumulando os restos de alimento entre eles e a gengiva, o que serve para alimentar essas bactérias, causando uma inflamação nos tecidos da boca. 

Além disso, é preciso evidenciar que o consumo exacerbado de doce e a falta de acompanhamento com um profissional dentista para consultas de rotina. 

Portanto, esses também são outros fatores que ajudam no desenvolvimento dessa e de outras doenças, podendo potencializar a atuação das bactérias e afetar a estética de seu sorriso.

Vale lembrar que a doença pode levar o paciente a precisar se preocupar em buscar por uma clínica de implantes dentários, uma vez que ela pode causar a queda ou extração de dentes da arcada dentária. 

Quais são os sintomas da periodontite?

Os sintomas da periodontite são similares aos da gengivite. Em geral, o paciente com essa condição pode apresentar uma gengiva com cor mais escura e que sangra facilmente, ao escovar os dentes ou ao comer alimentos mais duros. 

Além disso, a gengiva também fica extremamente avermelhada, irritada, inchada e com um mau hálito.

Quais são as formas de tratamento da periodontite?

O primeiro passo sempre é buscar um profissional dentista para que ele possa avaliar o problema e indicar qual o melhor tratamento, de acordo com as principais características e peculiaridades de cada paciente. 

Entretanto, é possível afirmar que na maioria dos casos o dentista solicita uma limpeza profunda. 

Além disso, é possível que o dentista solicite ao paciente o uso de medicamentos. Assim, dá para realizar tratamentos estéticos após a resolução do procedimento, como a colocação de lentes de contato dental. 

Para saber mais, basta pesquisar sobre lente de contato nos dentes quanto custa
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Espero que tenha gostado do conteúdo 3 sintomas da periodontite e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Beleza e Saúde

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − dez =

Go up