Como conseguir emprego na área de TI: Veja nossas Dicas!

A boa notícia para quem deseja saber como conseguir emprego de TI é que esta é uma das áreas do mercado que mais crescem atualmente e que mais abrem vagas. Já do ano de 2018 para 2019, o crescimento previsto era de 10,5% e esta estimativa só cresce ao longo dos anos. E o motivo é simples, existe uma alta demanda do mercado atual, devido às novas práticas mais modernas em tudo.

Portanto, sendo a área de TI uma das áreas que mais crescem e que mais possuem demanda de contratação, conseguir emprego de TI não deve ser um de seus maiores problemas. No entanto, os maiores desafios desta profissão é manter a sua formação, conhecimentos e matas atualizadas.

Tem interesse em atuar nesta área? Então, você veio ao lugar certo, onde vamos disponibilizar todas as informações que você precisa para conseguir uma oportunidade.

Clique e saiba mais

Quais as melhores dicas para conseguir emprego de TI

Mesmo que devido à alta demanda, não seja difícil conseguir uma oportunidade de emprego de TI, algumas dicas fazem a diferença para você ter ainda mais chances!

Invista em formação

Há muito debate sobre o quanto é importante possuir um diploma de ciência da computação. De fato, muitos profissionais atuam em TI sem necessariamente se formar. E o interessante é que isso não os torna errados. Na verdade, a área de TI é muito grande e abrange muitas áreas, deixando você livre para seguir seu próprio caminho considerando seus propósitos.

Por exemplo, você pode ter formação como design gráfico e começar a trabalhar com a criação de conteúdo para layouts de sites. A partir daí, você pode determinar que precisa aprender mais sobre o tópico. Você começa a aprender desenvolvimento web e, com alguma experiência ou diploma, já é possível oferecer seus serviços.

Como mostra este exemplo, os profissionais de TI podem seguir vários caminhos. O mais importante no começo é que você decida o caminho que quer seguir. Pensando nisso, você pode pesquisar e se capacitar nos melhores cursos para profissionais de TI.

Elabore um bom currículo

Um currículo é uma parte crucial para o seu objetivo e não podemos falar sobre como conseguir um emprego de TI sem mencioná-lo. Pode ser um perfil em um site como o Linkedin ou um arquivo que pode ser anexado a um e-mail. Além disso, é muito importante manter o seu currículo atualizado.

Uma dica muito interessante é manter apenas as informações relevantes do seu currículo. Isso ajuda principalmente na seleção do recrutador. Em especial se você já é um profissional experiente com muitas mudanças e/ou treinamentos.

Mais importante ainda, manter um currículo Clean ajuda a demonstrar habilidades organizacionais e até mostra que você sabe separar as tarefas primárias das secundárias. Pense bem, um mês de experiência em telemarketing não significa nada se o seu currículo estiver repleto de operações relacionadas à área de TI.

Considere as recomendações

A recomendação se trata de um ponto importante não apenas no início de sua carreira, mas ao longo de sua carreira. Se você conhece alguém da área, pode pedir a essa pessoa que o ajude a encontrar oportunidades, pois ela pode saber de uma empresa que está buscando a contratação de estagiários.

Outra coisa que é de grande ajuda é quando você tem uma recomendação do professor. Pois, os professores de cursos técnicos e de graduação costumam ter muitos contatos e sempre pedem esclarecimentos para algumas vagas em aberto, e é aí que você pode entrar. Mas é claro que um professor só vai apontar bons alunos que são diferentes de todos os outros, por isso é importante sempre dar o seu melhor em suas aulas técnicas ou de graduação.

Invista em idiomas

Já para o momento de procurar o seu primeiro emprego, ser proficiente em um segundo idioma, como o inglês, é um grande diferencial, além de demonstrar seu pensamento no futuro. É normal que muitos profissionais deixem de lado a importância de conhecer um novo idioma, com o pensamento que isso não pode oferecer vantagens para o seu emprego, e o que acontece é o inverso, em especial na área de TI.

Se prepare para os momentos das entrevistas

Muitos consideram a entrevista como o momento mais crítico do processo de recrutamento. Muitas vezes seu currículo pode não ser a melhor opção dos analisados, ou mesmo se realmente for, tudo pode mudar durante a entrevista.

Portanto, prepare-se para ser analisado da cabeça aos pés, e se cuide para não se enganar, a primeira impressão é a que fica. Durante este processo, você não terá tempo suficiente para compensar uma primeira impressão negativa.

Naturalmente, a área de TI pode ser uma área mais descontraída e sem muitas regras, permitindo manter uma postura e um visual mais casual. Porém, nem todas as empresas de TI são assim, e mesmo quando são, uma barba bem cuidada e um belo blazer podem fazer toda a diferença. Então se arrume bem para a entrevista, com sapatos impecáveis, com a barba feita e com o cabelo bem penteado.

Claro, se preparar para uma entrevista é mais do que apenas cuidar de sua aparência. Trata-se de estar confortável com sua formação e habilidades profissionais. Para fazer isso, pesquise as empresas com as quais você está sendo entrevistado e mostre a elas por que você é o profissional perfeito para elas.

Compartilhe o nosso conteúdo com seus amigos para que eles também possam conferir as informações!

Espero que tenha gostado do conteúdo Como conseguir emprego na área de TI: Veja nossas Dicas! e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Tech

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =

Go up