Veja como pode ser vantajoso adquirir equipamentos com um consórcio

Vamos entender melhor para que serve o consórcio de equipamento. Com a industrialização de diversos setores comerciais, com a agricultura não poderia ser diferente. As máquinas agrícolas trazem o agronegócio a outro nível, promovem uma maior produtividade, portanto, uma maior renda para o trabalhador rural.

Entretanto, o custo de máquinas agrícolas pode não caber no orçamento de todos, e para contornar essa situação muitos agricultores recorrem aos consórcios de máquinas agrícolas.

Afinal para que serve o consórcio de equipamento?

Um grupo de pessoas — sejam físicas ou jurídicas — se reúne para a aquisição de determinado bem (neste caso, alguma modalidade de máquina agrícola) e paga um valor determinado para a cota. O valor pode ser pago de maneira total ou em parcelas fixas predeterminadas em contrato.

Como funciona o consórcio de equipamentos?

Também é possível ofertar um lance fixo — costumeiramente já predeterminado pela administradora responsável pelo consórcio — e em caso de “empate” será realizado um sorteio para definir o contemplado; caso alguém defina um lance maior, o valor de maior número definirá o contemplado.

A contemplação só é possível a cada mês pois a parcela paga por cada participante equivale ao valor integral do bem almejado. Semelhante a quase todo tipo de consórcio.

Quais as formas de ser contemplado no consórcio de equipamentos?

Existem duas formas do cotista ser contemplado: a principal forma é através de um sorteio realizado com todos aqueles que participam do consórcio, dando uma probabilidade de vitória igual para todos os participantes.

No caso de necessitar do maquinário com certa urgência é possível definir um lance para adquiri-lo logo — e, caso alguém realize um lance com você, será escolhido o lance de valor mais alto.

O que pode ser comprado no consórcio de equipamentos?

Através do consórcio de máquinas agrícolas é possível comprar máquinas ou equipamentos — sejam novos ou usados — independente de marca, modelo, ou até mesmo se o produto é nacional ou importado.

Além do maquinário agrícola, também é possível adquirir máquinas e equipamentos para construção civil, hospitais, e até mesmo indústrias.

Quanto tempo dura esse consórcio?

No mercado existem planos a partir de 3 anos, mas não há uma regra determinada para tempo limite. Em média, os consórcios chegam a durar até 6 anos.

Quanto maior o tempo do consórcio, menores serão os valores das parcelas pagas no total.

Quais as vantagens do consórcio de equipamentos?

Frente aos empréstimos mais tradicionais, os consórcios apresentam uma série de vantagens para quem os adere. Veja, a seguir, algumas das vantagens mais comuns.

Sem juros

Uma das principais vantagens quando se trata de consórcios é o fato de não existirem juros! Em outros tipos de empréstimo — principalmente aqueles solicitados em bancos ou instituições financeiras — que hajam juros, e eles acabam por inviabilizar o investimento do empreendedor.

Valores corrigidos

Como o consórcio costuma ter uma duração longa, é comum que o preço do bem a ser adquirido sofra alterações. O consórcio, no entanto, irá atualizar regularmente o valor das parcelas para não haver prejuízos ao participante.

Pagamento à vista

Quando contemplado, o participante do consórcio irá receber uma carta de crédito no valor integral do produto a ser adquirido. Com o valor integral, é muito mais fácil do empreendedor tentar barganhar valores mais baixos, conseguir descontos, ou até mesmo algum benefício na compra do maquinário como uma garantia.

Quando fazer um consórcio de equipamentos e escolher concessionária de confiança?

Antes de aderir a qualquer consórcio, é necessário pesquisar bastante! Procure saber sobre o prazo do consórcio, qual o valor das parcelas, se lances — livres ou embutidos — são permitidos e saber quais são as vantagens oferecidas por cada corretora.

Meta descrição: confira quais são as principais vantagens do consórcio de equipamentos e maquinários agrícolas, como aderir a um consórcio pode alavancar as suas vendas e promover uma maior produtividade na sua atividade agrícola.