Refinanciamento de veículos: tire todas as dúvidas sobre o assunto!

Você sabe como funciona o refinanciamento de veículos? Entenda se é a melhor opção para você e veja como solicitar passo a passo.
Refinanciamento de veículos é uma linha de crédito que tem chamado muita atenção no contexto do crescente endividamento da população brasileira. Afinal, trata-se de uma opção que permite renegociar dívidas antigas com juros altos.
Conforme relatório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a cada 100 brasileiros, 79 estavam endividados em 2022. Neste contexto, a possibilidade de renegociação das dívidas por meio do refinanciamento surge como um alívio.
Entenda agora como funciona o refinanciamento de veículos e como solicitar a concessão de crédito!
- O que é refinanciamento de veículos?
- Como funciona o refinanciamento veicular
- Quando usar o refinanciamento de veículos
- Como solicitar refinanciamento de veículos
- Montamos um passo a passo para você solicitar empréstimo usando o seu veículo como garantia. Alguns detalhes podem mudar conforme a instituição contratada, porém as principais atividades são mantidas. Confira a seguir.
- Passo 1: Solicite uma simulação
- Passo 2: Apresente a documentação
- Passo 3: Finalize o contrato
O que é refinanciamento de veículos?
O refinanciamento veicular é a modalidade de empréstimo financeiro que utiliza o veículo do beneficiário como garantia. Trata-se de uma opção com juros mais acessíveis, sem exigir que a pessoa se desfaça de alguma posse.
Para que a pessoa se torne elegível ao empréstimo, o seu veículo precisa estar em boas condições e com a documentação em dia. São normalmente aceitos veículos com no máximo 10 anos.
No entanto, cada instituição tem suas regras, portanto, é preciso avaliar diretamente com a agência a possibilidade de empréstimo se o veículo for mais antigo.
Atenção: para a concessão do crédito, o veículo precisa necessariamente estar no nome do solicitante e não de terceiros. Se você não possui um veículo em seu nome, saiba que existem outras possibilidades de linhas de crédito acessíveis, como o empréstimo consignado.
Como funciona o refinanciamento veicular
A concessão de créditos por refinanciamento de veículos é realizada por bancos e instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central. Ao fechar o contrato de empréstimo, o beneficiário recebe em parcela única todo o valor concedido, que pode ser utilizado livremente.
Não há necessidade, portanto, de comprovar o destino da quantia recebida. É utilizado o modelo de alienação fiduciária: até o saldo completo da dívida, o veículo pertence à instituição que concedeu o crédito.
No entanto, isso não significa que o beneficiário não poderá mais ficar com o carro/moto. Pelo contrário, a pessoa continua tendo a posse direta, usando o veículo normalmente e também arcando com suas despesas.
Justamente por envolver um bem como garantia, as instituições financeiras flexibilizam a rigidez do parcelamento da dívida. Assim, o refinanciamento veicular oferece taxas de juros mais acessíveis e prazos de pagamento de até 60 meses.
Quando usar o refinanciamento de veículos
É concedido em torno de 60% a 80% do valor do veículo assegurado, o que representa um valor de crédito alto. Portanto, trata-se de uma opção quando a quantia for direcionada a gastos consideráveis, como:
- Construções
- Reformas
- Gastos com cirurgias e tratamentos
- Educação
- Saldo de endividamentos com juros mais altos.
Vale observar que tal modalidade de empréstimo demanda boa organização e planejamento financeiro. Assim, reduzem-se as chances de inadimplência e consequente perda do veículo.
Como solicitar refinanciamento de veículos
Montamos um passo a passo para você solicitar empréstimo usando o seu veículo como garantia. Alguns detalhes podem mudar conforme a instituição contratada, porém as principais atividades são mantidas. Confira a seguir.
Passo 1: Solicite uma simulação
Primeiro, recomenda-se a pesquisa de qual banco ou instituição oferece a melhor proposta. Para isso, você pode solicitar simulações de empréstimo, que podem ser feitas online ou presencialmente em alguma agência. Desta forma, fica mais fácil visualizar qual é a opção com melhores prazos e parcelas.
Passo 2: Apresente a documentação
Uma vez definida a instituição financeira, é necessária a apresentação dos documentos exigidos para a análise de crédito, sendo que a documentação do requerente e a do veículo serão analisadas detalhadamente. Nesta etapa, a agência decide se concede ou não o empréstimo.
Passo 3: Finalize o contrato
Uma vez aprovada a análise de crédito, você receberá o contrato. Leia as cláusulas atentamente, em especial as que se referem aos prazos, juros e outros encargos. Assinado o contrato, a instituição irá proceder com a transferência do valor para a conta bancária cadastrada.
Ficou claro por que o refinanciamento veicular atrai muita atenção, concorda? Com um bom planejamento, pode ser a oportunidade de renegociação de dívidas ou aquisição de crédito para lidar com imprevistos que você precisava.
Avalie o seu panorama financeiro e entenda se esta é a melhor opção para você!
Espero que tenha gostado do conteúdo Refinanciamento de veículos: tire todas as dúvidas sobre o assunto! e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Auto
Deixe um comentário