O que fazer na região de Transcarpathia?

A região de Transcarpathia pertence ao país da Ucrânia e tem como capital a cidade turística de Uzhgorod que faz fronteira com a Hungria, Polônia e Eslováquia.

Esta localidade fica distante das áreas instáveis entre a Rússia e a Ucrânia.

Para chegar até a região é bem interessante utilizar o trem que sai da capital Kiev. A viagem até a região tem a duração de pelo menos 1 dia.

A aventura sobre os trilhos não é cansativa, o trem conta com quartos com lotação de 2, 4 ou mais pessoas, tudo bem limpo e organizado, além do chá que é servido como cortesia.

Durante a viagem é possível contemplar as montanhas e os vastos campos de trigo verde ou dourado dependendo da época que você for.

A região ainda é muito conhecida pelas estações de esqui, trilhas, as montanhas Cárpatos e muitas outras atrações. Confira o seguir o que você não pode perder em um passeio pelo local!

1. Cidade de Uzhgorod

 A capital da região de Transcarpathia é repleta de cafeterias, restaurantes, antigas igrejas ortodoxas, sinagogas, estátuas simbolizando a história da região, dos soldados que serviram a guerra e também da usina nuclear de Chernobyl.

A cidade é cortada por um rio chamado Uzh, que é cristalino e dependendo da época é repleto de peixes e patos.

As ruas de paralelepípedo próximas ao castelo e a vila antiga da região, permitem aos visitantes terem um gostinho da Ucrânia antiga.

Uzhgorod ainda conta com lojas de lembrancinhas especializadas em artigos de madeira e barro feitos à mão como jóias e enfeites de mesa.

No inverno, a cidade conta com um evento em que as pessoas se banham nas águas frias do rio. Segundo elas, isso faz bem para a saúde.

Os ucranianos da região são bem humorados, prestativos, curiosos, super comunicativos e adoram fazer uma festa. Os bares/cafeterias costumam fechar às 23 horas.

2. Museu de Arquitetura Popular e Vida Rural

Este museu praticamente é a céu aberto, fica dentro de um complexo próximo ao castelo no centro da cidade de Uzhgorod.

Lá você terá uma ampla área para andar enquanto visita casas antigas e a igreja. Geralmente não é permitido transitar livremente dentro das casas, mas você poderá ver pelas janelas das construções como eram o design interno antigamente.

As arquiteturas das casas são incríveis, com as paredes feitas com madeira maciça e os telhados com espessas camadas de palha e com formatos variados.

Além disso, a igreja dentro da vila contrasta com a arquitetura das casas da vila, com a imponência da sua estrutura e os tons de vermelho e dourado com artes de pintura e madeira. 

3. Castelo de Uzhgorod – Museu Regional de História

 O passeio neste castelo costuma ser bem longo, pois há muitas áreas para serem visitadas.

Como atrações principais, é possível visitar salas repletas de ouro, sendo que é proibido tirar fotos. Em outras salas em que as fotos são permitidas é necessário pagar uma taxa para cada sala que você queira fotografar.

Ainda dentro do castelo, você conhecerá várias lendas regionais, como a famosa lenda do anão que aparece do nada e rouba coisas das casas causando intrigas entre as pessoas.

Para quem se interessar em saber mais sobre os costumes como culinária, vestimenta, fauna e flora da região, entre outras coisas, o castelo conta com uma ala repleta com esses acervos.

Uma dica para quem quer comprar os famosos ovos decorados: compre no castelo de Uzhgorod porque são os mais bonitos e detalhados que você poderá encontrar pela região.

Além disso, é possível subir nas montanhas próximas e admirar o pôr do sol que some atrás da estrutura do castelo. 

Para passear com mais segurança pelas montanhas, lembre-se que é fundamental contratar um seguro viagem. Acesse aqui para saber como contratar o seu.

4. Castelo de Nevytske

Este castelo fica localizado no topo de uma serra, apesar de estar em ruínas, seu esplendor e grandeza ainda podem ser apreciados.

A primeira menção desse castelo se deu em 1274 pelo então rei húngaro Laszlo IV. Esta estrutura era utilizada antigamente para controlar a rota da região sobre a passagem de Uzhok.

Muitos turistas e residentes da região ainda costumam visitar Nevytske. A atração turística conta com um amplo restaurante no sopé da serra.

Não é incomum encontrar moedas entre as ruínas do castelo. Segundo os residentes, você pode fazer um pedido e deixar uma moeda escondida, dessa forma o pedido irá se realizar.

Apesar da Ucrânia não exigir visto para os turistas, ela exige seguro viagem e hospedagem.

Ao visitar a Ucrânia, não deixe de conhecer outros países do leste europeu igualmente ricos em história e cultura. Aproveitando que os países da região não impõe a necessidade de um visto, pode ser uma ótima oportunidade para você se aprofundar ainda mais na cultura europeia. Vale salientar que a cultura dos países do leste europeu é bem diferente dos países do ocidente, como França, Itália, Portugal, Inglaterra e Alemanha.