Descubra formas de otimizar a sua produção de conteúdo e incrementar sua receita

Diariamente vemos uma grande oferta de conteúdo online. No entanto, com o aumento de usuários da internet, que já era crescente antes da pandemia e que aumentou devido a esse advento, a necessidade de encontrar formas de otimizar a produção de conteúdo se tornou ainda mais urgente.

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, que recolheu dados entre outubro de 2020 a maio de 2021, o número de usuários da internet aumentou em relação a 2019 em todos os âmbitos da sociedade, classes sociais, idades e localidades, veja alguns dados:

  • em áreas rurais, passou de 53% para 70%;
  • entre pessoas com mais de 60 anos, passou de 34% para 50%;
  • entre indivíduos que com ensino fundamental, passou de 60% para 73%;
  • entre mulheres, passou de 73% para 85%.

O levantamento ainda apontou que o número de computadores nos domicílios brasileiros que vinha numa decrescente nos últimos anos, aumentou com a pandemia, passando de 39% em 2019 para 45% em 2020.

Diante desse cenário promissor para empresas que diariamente estão em contato com seus clientes em potenciais por meio das redes, nada melhor do que buscar novas formas de otimizar a sua produção de conteúdo. Veja como fazer isso em 6 passos.

6 formas de otimizar a sua produção de conteúdo na internet

  1. Planeje-se e estipule metas

O planejamento é a chave do sucesso para criar bons conteúdos e que sejam relevantes ao público. Qualidade é sempre melhor do que quantidade e quando o assunto é internet, as coisas ficam melhores se houver uma combinação de ambos.

Para fazer com que o seu trabalho e o da sua equipe seja frutífero, conheça o seu público e crie metas claras e alcançáveis de produção. Dessa forma, os esforços serão direcionados para seguir e trabalhar em um único caminho.

Um dos métodos mais conhecidos de criação de metas é o SMART. Com ele, você poderá criar metas que são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com um tempo definido.

Se você tem a meta de aumentar o número de leads em sua página, por exemplo, para ter uma meta SMART, você deve responder:

  • Qual o número de leads ideal para a minha página?
  • Quantos leads eu devo aumentar por semana para chegar na minha meta?
  • Quantos leads são possíveis alcançar em um mês?
  • Aumentar o número de leads vai ajudar a chegar no meu objetivo maior?
  • Quanto tempo eu terei para cumprir essa meta?
  1. Integre os seus times

Você sabia que uma das formas de otimizar a sua produção de conteúdo pode acontecer apenas extraindo informações relevantes das mais diversas áreas da companhia?

Ao entender quais são os produtos que vendem mais, por exemplo, é possível criar uma estratégia para que os conteúdos sejam mais direcionados a ele, falando sobre o seu processo de produção, benefícios, entre outros.

Outras integrações que podem trazer muita sintonia à companhia são entre as equipes de marketing, vendas e TI. Dessa forma, será possível monitorar toda a jornada do seu consumidor: desde o momento que se interessa por um conteúdo, até quando fecha a compra.

Além disso, você poderá prever quais são os próximos passos daqueles que ainda não efetuaram nenhuma compra e disparar um conteúdo exclusivamente para eles.

  1. Use mapas mentais e conceituais

Mapas mentais e conceituais são ótimas ferramentas de apoio visual e de colaboração, já que servem para o desenvolvimento de ideias e tomadas de decisão.

Com eles, você pode otimizar a sua produção de conteúdo de diversas maneiras. Confira algumas:

Brainstorming colaborativo

Utilize um site para fazer mapa mental  e desenvolva todas as ideias de brainstorm. Com o apoio visual de uma plataforma colaborativa, todos os profissionais poderão escrever no mesmo quadro, mesmo que estejam trabalhando remotamente.

Exemplo de mapa mental sobre o que é Metaverso na ferramenta Miro

Planejamento mensal de conteúdo

Como o planejamento é uma das formas de otimizar a sua produção de conteúdo, você pode usar modelos de fluxogramas para fazê-lo de maneira mais visual e colaborativa com a sua equipe.

Integração de equipes

Assim como o planejamento, a integração de equipes é uma ótima forma de otimizar a sua produção de conteúdo.

Porém, é necessário que os colaboradores acessem livremente e em tempo real as informações sobre as demais áreas. Por isso, aposte nos mapas mentais e conceituais online para dispor o que é necessário para que essa integração funcione da melhor maneira!

  1. Diversifique o seu conteúdo

Estar em diversos locais significa produzir conteúdos diferentes. Um post para blog, por exemplo, pode não interessar consumidores que visitam a sua página do Instagram.

Além disso, dentro da própria página deve haver conteúdos diversos, principalmente nas redes sociais, que são utilizadas, na maioria das vezes, pelos usuários para distração e diversão.

Aposte em conteúdos que tragam  informações e demonstrem autoridade, mas, também aposte nos vídeos curtos, frases motivacionais, conteúdos interativos, entre outros modelos. 

Diversificar é uma das formas de otimizar a sua produção de conteúdo, por isso, aproveite todos os formatos que são oferecidos pelas plataformas digitais!

  1. Invista em um bom título

O seu título é a porta de entrada para que o seu lead se interesse pelo conteúdo oferecido, clique em sua página e feche uma venda.

Por isso, invista em chamadas que capturem a atenção e, para que não desistam no meio da leitura, ofereça um conteúdo que seja envolvente e tenha qualidade.

Umas das formas de otimizar a sua produção de conteúdo por meio do título é utilizando a técnica AIDA. Com ela, você deve despertar:

Atenção

Essa deve ser a primeira função de um título: chamar a atenção. Utilizar números em listas, colocar o que não se deve fazer e utilizar a palavra chave do lado esquerdo são alguns exemplos práticos desse item.

Interesse

O que fará com que o leitor escolha o seu texto antes dos demais? O interesse! Usar frases como: “Os melhores”, “O que ninguém fala sobre” e “Guia definitivo”, por exemplo, tornarão o seu título mais interessante.

Desejo

Não somente utilizado para conteúdos, mas o desejo é um gatilho mental irresistível. Aplique em seus conteúdos com palavras como “Grátis”, “Melhores”, “Exclusivo”, entre outros.

Ação

Essa será a forma de como o seu título irá finalizar a chamada do seu leitor. Aposte em: “Você precisa conhecer”, “Conheça agora”, “Veja aqui”, entre outros.

  1. Analise o que já foi feito

Uma das melhores formas de otimizar a sua produção de conteúdo é analisar o que seu público gosta, o que não gosta e, assim, decidir para qual caminho seguir.

Por isso, também, que diferenciar e diversificar conteúdos é importante. Analise se uma foto ou vídeo teve mais resultados, se um conteúdo informativo ou descontraído atraiu mais pessoas, entre outras coisas.

Outra maneira de testar os seus conteúdos é postando frequentemente. Dessa forma, você poderá ver os melhores dias para ter resultado e com qual formato de publicação os leitores interagiram da melhor forma.

Agora que você já conhece as formas de otimizar a sua produção de conteúdo, não deixe de colocar em prática e alcançar os melhores resultados no ano de 2022!