Como escolher o advogado criminal ideal?

Como o nome sugere, um advogado criminal é um profissional legal especializado em lidar com casos criminais. Mas você sabe como escolher o advogado criminal que melhor possa te representar?

É essencial praticar a advocacia sabiamente. Assim, em um mundo profissional ou pessoal onde você precisa de defesa, é importante se cercar de advogados com forte ética jurídica. 

Por isso, sobre como escolher um escritório de advocacia implica em saber também a respeito da prática dos advogado que nele trabalham.

Escolha trabalhar com profissionais experientes conhecidos pelas técnicas de defesa certas. Como a estratégia certa no direito exige uma negociação forte para resolver uma disputa ou litígio, é essencial cercar-se de uma equipe com alto valor agregado. 

Não só um advogado desempenha o papel de conselheiro, um defensor, mas também é um confidente. 

É neste estado de espírito que você deve escolher seu advogado. Em relação aos seus colaboradores e clientes, um bom advogado sempre definirá sua ética da profissão. 

Essa ética baseia-se no respeito crucial pelas regras e pela confiança mútua. Como escolher um escritório de advocacia? Um advogado criminal também deve ser leal durante os processos de negociação para seu cliente. 

A transparência da relação entre você e seu advogado é essencial para o bom funcionamento durante o processo.

De acordo com a lei brasileira, o advogado criminalista e seu cliente intervêm diretamente diante dos vários órgãos relacionados ao caso. Como resultado, os processos criminais são essencialmente baseados na educação oral.

Como quase todos os advogados especializados, o advogado criminal aconselha seu cliente sobre o procedimento a seguir para o tratamento de seu caso. 

De acordo com a ética da profissão jurídica, o advogado criminalista não é capaz de julgar a culpa ou outra de seu cliente. Ele é o único responsável por assessorá-lo e defendê-lo.

Antes do julgamento, ele reúne todas as informações necessárias para constituir o processo com base nos textos legais e na jurisprudência. A elaboração dos atos necessários também faz parte de sua competência.

Clique e saiba mais

Mas, como escolher o advogado criminal ideal?

Para ter sucesso, o advogado criminal deve ter certas qualidades. Em geral, ele deve dominar todos os assuntos do direito penal. No entanto, é possível que ele escolha uma especialização no referido direito penal. 

Um advogado criminal deve ter um comando perfeito do Código de Processo Penal para efetivamente representar seu cliente. 

Então, como escolher o advogado criminal ideal?  Verifique se ele é capaz de gerenciar as decisões tomadas pelo juiz e influenciar o processo solicitando audiências de testemunhas, perícia psicológica ou gráfica ou investigações adicionais.

Com um amplo campo de intervenção, o advogado criminal deve ter várias qualidades humanas. Entre eles, ele deve possuir uma excelente habilidade de se expressar oralmente ou por escrito. 

Esse profissional legal deve ter um grande senso de persuasão para alcançar e convencer seu público durante as sustentações orais.

Para lidar adequadamente com cada caso, o advogado criminal deve possuir um senso de organização, análise e espírito de síntese desenvolvido. 

Geralmente, diante de negócios pesados onde às vezes uma reputação ou interesses financeiros importantes estão em jogo, o advogado deve ter um perfeito autocontrole.

O advogado criminal deve ser dotado de uma habilidade lógica de raciocínio e saber manipular todas as informações divulgadas a ele para cada caso. 

Desse modo, sobre como escolher o advogado criminal ideal saiba que ele deve possuir ainda competência especial em termos de pesquisa legal para encontrar provas ou testemunhas, como dito anteriormente.

Além disso, é mais do que essencial que o advogado criminalista seja uma pessoa responsável, discreta e honesta que respeite os valores pelos quais fez um juramento (dignidade, consciência, independência, probidade e humanidade).

Em que situação o advogado criminal atua?

Em tese você já sabe como escolher o advogado criminal ideal, agora vamos ver algumas das situações que ele pode atuar.

Recomenda-se usar um advogado criminal quando uma pessoa é objeto de um processo judicial, particularmente em matéria criminal.

O advogado criminalista por sua vez intervém com as medidas necessárias para obter sucesso na decisão.

Ele pode ser responsável por defender seu cliente durante uma aparição imediata ou custódia policial, tanto em termos de processo judicial quanto na execução de sentenças.

Além de defender seu cliente, o advogado criminalista pode entrar com um pedido de indenização pelos danos causados contra pessoas inocentes. No caso de seu cliente ser considerado culpado, o advogado prepara a defesa e recorre perante a justiça.

No direito penal, é essencial realizar um estudo aprofundado e reunir provas técnicas e coerentes. Daí a necessidade de contatar um advogado criminal.

A intervenção de um advogado criminal por crimes gerais

O advogado criminalista também intervém em casos de delitos tratados pela justiça. O escopo de intervenção de um advogado criminal também se estende ao tratamento de casos de crimes intencionais ou involuntários. 

Estes são os crimes mais graves e são severamente punidos por lei. Esses casos são tratados e julgados pela justiça com a presença obrigatória de um advogado.

Em caso de homicídio, um crime considerado grave é indispensável o advogado com a especialidade penal. 

Os honorários de um advogado variam dependendo de sua experiência, habilidades, anos de experiência ou até mesmo do escritório que ele trabalha.

Os preços também evoluem de acordo com a reputação do advogado, as possibilidades financeiras do cliente, a natureza, bem como a dificuldade do processo e os custos de gestão do escritório de advocacia. 

Como resultado, os honorários de um advogado criminal variam de caso para caso. É isso, sobre como escolher o advogado criminal ideal pode não ser tarefa fácil, no entanto já te demos algumas dicas. Até a próxima!
Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o escritório de advocacia Galvão & Silva. Escritório  especializado em diversas áreas jurídicas para atender todas as suas necessidades.

Separamos exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito + oito =

Go up