Aprenda o que é Crowdfunding imobiliário

As formas de investimento se modernizam, assim como outros setores, e o crowdfunding imobiliário se mostra como uma forma de juntar esforços financeiros destinados para projetos no setor da construção civil. 

No caso do crowdfunding imobiliário, muitos investidores direcionam uma pequena parcela de capital financeiro para poder comprar propriedades imobiliárias.

Tudo acontece por meio de plataformas digitais, que envolvem tecnologia e internet, em que os indivíduos podem encontrar, de maneira fácil, opções para investir em projetos imobiliários empolgantes, sem qualquer preocupação com o tamanho do investimento. 

Seguindo uma tendência com potencial de crescimento, o crowdfunding imobiliário se torna cada vez mais popular, voltado a projetos inovadores e socialmente importantes, com benefícios para toda a sociedade. 

Tais projetos podem incluir:

  • Energia renovável.
  • Infraestrutura sustentável;
  • Preservação de edifícios significativos;
  • Restauração de imóveis.

Vale lembrar que no modelo tradicional de investimento, o setor imobiliário exigia um valor significativo, muitas vezes na casa de dezenas de milhares de reais. 

Como resultado, essa lucrativa classe de ativos foi reservada para indivíduos com alto patrimônio líquido. 

No entanto, com o crowdfunding imobiliário, qualquer pessoa pode investir com custos acessíveis e de fácil alcance, como um galpão dedicado a empresas de cilindros hidráulico para comércios. 

Clique e saiba mais

Definição para o crowdfunding imobiliário

Antes de se aprofundar no crowdfunding imobiliário, é preciso determinar o que é, exatamente, o crowdfunding. 

Em linhas gerais, o crowdfunding é uma forma, ou um método de financiamento, em que uma certa quantia de dinheiro é acumulada por meio de solicitação de investimento por pessoas físicas, que termina com contribuições de um grande número de pessoas.

A popularidade se expandiu nos anos 2010, quando a internet passou a conectar grupos de investidores, e a legislação facilitou a solicitação de capital por meio de empresas pequenas e privadas. 

No caso do crowdfunding imobiliário, exatamente como o nome indica, o objetivo é arrecadar dinheiro para ser direcionado a empreendimentos imobiliários, terrenos brutos e outros investimentos no setor da construção civil, sempre com foco em imóveis.

Esse modelo de investimento pode abranger desde prédios de apartamentos e condomínios residenciais até a redes de hotéis e complexos de escritórios que comercializam embalagem de pizza personalizada para restaurantes. 

Trata-se de um investimento imobiliário passivo, em que o investidor individual não se envolve diretamente com a gestão da propriedade. Assim, existe uma empresa responsável por trás de todo o empreendimento.

Em troca sobre as ações de investimento, a pessoa recebe renda de aluguéis quando a propriedade está locada, ou então uma parte dos lucros se o imóvel for comercializado e vendido pela construtora ou incorporadora.

De acordo com o projeto, um investidor pode depositar o capital em um novo empreendimento, ou em uma empresa administradora com uma variedade abrangente de propriedades. 

Como o crowdfunding imobiliário funciona?

De forma geral, aspirantes a investidores podem encontrar oportunidades de crowdfunding imobiliário por meio de sites e plataformas dedicadas a esse tipo de investimento, voltados para pessoas que trabalham com empresa de terceirização de serviços de limpeza, por exemplo. 

Os sites servem como intermediários, em que é possível conectar investidores a empresas ou desenvolvedores que buscam fundos financeiros, o que acaba por ser reconhecido como um crowdfunding imobiliário.

As etapas podem variar, de acordo com cada plataforma, mas, em geral, o processo de investimento em crowdfunding imobiliário segue 3 passos:

  1. Procura pela oportunidade

Um investidor decidido a aplicar em crowdfunding imobiliário pode navegar por várias plataformas para identificar as melhores oportunidades e ofertas de projetos.

Da mesma forma, a pesquisa pode ser feita de modo a avaliar como as estruturas de taxas, limites mínimos de investimento e avaliações de usuários e outros investidores estão para escolher a plataforma, ou mesmo qual aplicação escolher.

  1. Determinação sobre abordagem

O passo seguinte é considerar que tipo de imóvel vale a pena investir, com características que variam entre:

  • Comercial;
  • Localização;
  • Residencial;
  • Venda ou locação.

A partir de então, é preciso escolher a plataforma para seguir com o investimento e criar uma conta individual.

  1. Questões sobre pagamento

Conforme o tipo de investimento de crowdfunding imobiliário, é preciso esperar para receber dividendos regulares, ou lucros em relação ao aumento geral no valor da propriedade a longo prazo. 

A cota pode ser paga por meio da plataforma, ou depósito direto em conta bancária tradicional ou fintechs. 

Panorama sobre o crowdfunding imobiliário

De forma geral, as perspectivas sobre o setor de crowdfunding imobiliário são positivas, desde que as escolhas estejam dentro de um cenário econômico positivo, como qualquer outro tipo de investimento. 

A oscilação do setor da construção civil tende a influenciar os investidores, que sempre buscam por rendimentos cada vez maiores, assim como ativos tangíveis, como imóveis, que se mostram opções atraentes, ainda mais com o crescimento do crowdfunding imobiliário.

Desse modo, o crowdfunding imobiliário expande o investimento nesse setor, tornando mais claro e fácil para indivíduos que querem entender, assimilar e investir em mercados futuros, como serviços de enfermagem domiciliar que se expandem em um mercado crescente. 

Conforme as oportunidades de investimento via crowdfunding imobiliário se tornam mais visíveis online, a demanda tende a crescer, pois investidores buscam alternativas a títulos e ações tradicionais, assim como proteção contra a inflação e todo o cenário econômico nacional.

Desafios enfrentados pelo crowdfunding imobiliário

A abrangência do setor da construção civil é grande, logo, os desafios e preocupações sobre o crowdfunding imobiliário podem existir, ainda mais se houver um declínio sustentado nos valores imobiliários durante uma crise econômica, seja interna ou externa. 

Em determinadas transações de crowdfunding imobiliário, como em memorandos de oferta, pressupõem o aumento robusto no valor do imóvel ou portfólio relevante, invariavelmente conectado a uma reforma de propriedade.

Se tais expectativas não são atendidas, um coletivo de investidores imobiliários iniciantes pode aprender, da maneira mais difícil, que imóveis, assim como outras classes de ativos e investimentos, estão sujeitos às oscilações do mercado financeiro. 

De qualquer maneira, o otimismo é necessário em qualquer tipo de negócio, como recarga extintores SP, desde que também haja o embasamento e visão do mercado de forma ampla.

Afinal, sem um vislumbre sobre o cenário macroeconômico, poucas pessoas investem em qualquer empreendimento, inclusive em um crowdfunding imobiliário.

Ainda assim, mesmo com todo o risco existente, com declínios nos valores de propriedades, assim como o aumento considerável na valorização de bairros em grandes cidades, as perspectivas se mostram positivas em um quadro geral. 

Os valores de imóveis comerciais e residenciais tendem a subir quando há melhorias urbanas, revitalização de bairros, ajustes no transporte público e mobilidade urbana, projeto contra incêndio, entre outras características que afetam o investimento em um crowdfunding imobiliário. 

São desafios que transpassam todos os envolvidos, e que premiam aqueles com visão empreendedora e com um investimento em uma classe de ativos que está sempre em pauta na sociedade e junto ao poder público. 

Como investir em um crowdfunding imobiliário?

Para quem reconhece os desafios que o investimento em um crowdfunding imobiliário pode apresentar, é possível se tornar propriedade de uma parte de um imóvel e ter ganhos a longo prazo. 

Cada plataforma de crowdfunding imobiliário possui requisitos próprios, dependendo do foco geográfico.

Um dos princípios a se considerar quando se trata de investimento em crowdfunding imobiliário é o custo mínimo para participação. 

Sendo assim, é preciso verificar se a plataforma de crowdfunding imobiliário oferece a possibilidade de investir capital em instrumentos de patrimônio ou dívida. 

No caso de instrumento de patrimônio, o investidor recebe uma participação direta na propriedade dedicada à fabricação de freezer pequeno preço em forma de:

  • Compartilhamento de receita de aluguel;
  • Instrumentos de desigualdade;
  • Lucro na venda de imóvel;
  • Retorno sobre o investimento.

Em se tratando de instrumento de dívida, o investidor coloca o dinheiro disponível como empréstimo que, normalmente, é garantido pelo imóvel subjacente e passa a ser reembolsado com juros mensais, trimestrais ou anual, conforme contrato ou acordo entre as partes. 

Por isso é preciso determinar a plataforma de crowdfunding imobiliário certa para o tipo de investimento que se pretende, para reduzir o risco enquanto investidor.

Aliás, o investidor deve entender os termos e condições sobre o período de bloqueio, que pode variar de 1 a 10 anos e, dessa forma, é possível recuperar o investimento com certo lucro conforme o passar do tempo, enquanto trabalha em empresas de home care SP.

Conclusão

Para finalizar, vale reforçar que o crowdfunding imobiliário é um novo conceito em se tratando de investimento em imóveis, mas com um valor muito pequeno em relação a ações e títulos. 

Como todo novo conceito, há brechas a serem exploradas e que nem todo investidor está ciente, o que se torna uma responsabilidade por parte das plataformas de crowdfunding imobiliário, como apresentar fatores de risco e o histórico dos promotores de um projeto. 

Entender do que se trata o crowdfunding imobiliário é parte do processo em se tornar um investidor, mas que pode levar a um caminho de sucesso para todos os envolvidos. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do conteúdo Aprenda o que é Crowdfunding imobiliário e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Negócios e Política

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =

Go up