7 dicas para ajudar em uma redação publicitária 

7 dicas para ajudar em uma redação publicitária 

Você já ouviu falar em redação publicitária? Esta ferramenta pode ser extremamente valiosa para as empresas, nos mais diversos ramos, uma vez que tem um grande potencial para a divulgação do negócio e para o crescimento das companhias no mercado.

Com o objetivo principal de promover ou anunciar produtos, serviços, ou até mesmo ideias, uma redação publicitária pode ser utilizada por empresas do varejo, comerciantes de itens tecnológicos, empresas de adjuvantes agrícolas, dentre diversas outras, para fortalecer a marca.

Sendo assim, confira agora o que é esta ferramenta na prática, quem são os profissionais responsáveis por produzir esse tipo de material e quais os benefícios de uma redação publicitária. Por fim, confira 7 dicas para fazer esse tipo de conteúdo com excelência.

Clique e saiba mais

O que é uma redação publicitária

Podemos dizer que uma redação publicitária é um tipo de escrita fundamental dentro das ações de marketing de diversas companhias, responsável por direcionar o cliente na jornada e persuadi-lo. 

Assim, a redação publicitária pode ser utilizada em diversos meios de comunicação, como jornais, revistas, outdoors, anúncios em rádio e televisão, e até mesmo em mídias sociais e sites, meios extremamente populares atualmente.

Além disso, é seguro afirmar que as campanhas de marketing, de forma geral, também passam pelo conceito de redação publicitária, uma vez que todo o processo criativo, incluindo idealização, planejamento e produção, são pautadas pelo recurso.

Como citamos anteriormente, muitas empresas, em diferentes áreas do mercado, podem se beneficiar da utilização desse recurso. 

Uma companhia que produz e vende artefatos de cimento, por exemplo, pode produzir uma redação publicitária para divulgar novos produtos em seu site e alcançar novas vendas.

Ou então, ao organizar uma nova campanha de marketing para divulgar seus serviços, é produzida uma redação que idealiza todo o projeto e orienta seu planejamento e execução.

Redatores publicitários

Agora que você já sabe a definição do termo, precisamos pensar nos profissionais responsáveis pela realização desse tipo de material, os redatores publicitários. 

Para facilitar o entendimento da atuação destes profissionais, vamos diferenciá-los de outros de atuação parecida, os redatores.

Um redator é uma pessoa que se dedica à criação de conteúdo escrito para diversos fins e pode trabalhar em áreas variadas, como jornalismo, literatura, ou até mesmo na produção de conteúdo para blogs, redes sociais e sites diversificados.  

Quando pensamos na definição do termo “redator” o dicionário nos diz que é uma pessoa que redige. Na prática, quem escreve com alguma finalidade é um redator.

Enquanto isso, os redatores publicitários são profissionais que se especializam em criar as redações publicitárias, definidas anteriormente. Mas, de forma precisa, para reforçar, é um redator que se direciona a escrever materiais mais focados na conversão dos clientes.

Para isso, eles precisam ter conhecimentos de marketing e publicidade, além de capacidade de persuasão e criatividade para criar anúncios atraentes e eficazes, bem como materiais mais direcionados e mercadologicos.

Também é necessário que um redator publicitário seja capaz de se comunicar de forma clara e objetiva, já que muitas vezes o espaço disponível para uma redação publicitária é limitado.

Diferentemente de um redator, esse profissional deve estar focado especificamente na criação de anúncios e campanhas, que visam promover e anunciar serviços, produtos e ideias.

Ademais, redatores publicitários podem ser contratados por várias empresas, como uma que vende um novo aparelho de endoscopia, ou uma especializada em carpintaria, por exemplo.  

Benefícios de uma boa redação publicitária

Tendo em mente a definição do conceito de redação publicitária, bem como dos profissionais que atuam na sua produção, chegou a hora de pensarmos nos benefícios da produção e aplicação de boas redações publicitárias. 

Afinal, como as empresas obtêm resultados positivos com o uso desta ferramenta?

Atração de público

O primeiro benefício que pode ser verificado é o aumento na atração de público para a sua empresa, ou seja, novos clientes em potencial poderão encontrar a sua marca, bem como visualizar e serem atraídos graças à redação publicitária bem produzida.

Se essa ferramenta for bem escrita, criativa e aplicada nos meios corretos, ela pode chamar a atenção de várias pessoas e despertar o interesse em conhecer mais sobre o produto ou serviço que está sendo anunciado.

Uma marca especializada em spray drying, por exemplo, pode produzir um conteúdo que explique o que é este serviço, chamando atenção e despertando curiosidade nas pessoas.

Possível aumento nas vendas

O segundo benefício, de certa forma, é consequência do primeiro. 

Isso porque, uma marca que chama mais atenção, se realizar bons trabalhos e oferecer produtos de alta qualidade, pode aumentar o número de vendas e negócios fechados.

Além disso, podemos dizer que o objetivo final de uma redação publicitária é, geralmente, persuadir as pessoas a adquirir/utilizar o produto ou serviço que está sendo anunciado, logo, sua boa execução terá esse resultado.

Melhor relacionamento com os consumidores

Mais um benefício que pode ser verificado em uma boa redação publicitária diz respeito à forma como essa ferramenta é normalmente utilizada, uma vez que ela visa se comunicar de forma clara e objetiva - e isso pode estabelecer um relacionamento mais próximo e positivo com os consumidores.

Seja um restaurante, uma fábrica de sacolas personalizadas ou uma marca de roupas, a redação publicitária eficiente pode melhorar o relacionamento entre marca e clientes.

Fortalecimento da marca

Por fim, podemos dizer que uma boa redação publicitária pode ter como resultado o fortalecimento da empresa, de forma geral. 

Isso porque esse tipo de material é utilizado para pautar campanhas de marketing como um todo.

Boas campanhas de marketing tendem a aumentar o reconhecimento e a confiança do público nas empresas que as realizam, logo, graças à boas redações publicitárias, sua marca pode ser fortalecida.

7 dicas para ajudar a desenvolver sua redação publicitária

Por fim, confira agora 7 dicas que podem ser valiosas para lhe ajudar a desenvolver uma boa redação publicitária, seja você um profissional da área ou um contratante, que pode orientar os responsáveis pela produção desse tipo de material para a sua empresa.

  1. Conheça o público-alvo

Antes de qualquer ação, é importante entender para quem a redação será direcionada, pois isso vai influenciar a escolha das palavras, frases, argumentos que serão utilizados e toda a estratégia das campanhas planejadas.

A redação publicitária de uma empresa que vende itens de segurança no trabalho, como um chuveiro de emergência, por exemplo, será diferente de uma marca que comercializa joias, pois o público-alvo é majoritariamente distinto.

  1. Identifique o objetivo da campanha

Também é fundamental que você defina qual é o objetivo das campanhas publicitárias planejadas pela sua companhia e o que você quer que o público faça ao ser atingido pelos conteúdos.

Dentre os objetivos das campanhas, você pode:

  • Anunciar novos produtos e serviços;
  • Aproximar-se dos clientes da marca;
  • Atingir novos consumidores;
  • Aumentar o número de leads e clientes;
  • Promover uma causa ou uma ideia;
  • Aumentar o tráfego em sites da empresa.
  1. Crie um título atraente

Agora, pensando na produção da sua redação publicitária, temos o título, que é o primeiro contato com o conteúdo, e deve atrair a atenção de imediato. Logo, é extremamente importante que ele seja atraente e chame a atenção.

Tenha em mente que o título de suas redações devem ser compatíveis com a sua marca, seus produtos e serviços, seu público-alvo e com os objetivos da campanha como um todo. Títulos originais também são preferíveis, pois tendem a se destacar.

  1. Use palavras e frases de impacto

Além dos títulos atraentes e originais, é importante que o redator publicitário escolha palavras e frases que possam despertar o interesse do público e persuadi-lo a tomar uma ação.

Também é importante utilizar palavras-chave em seus textos, tendo em vista a forma como as pessoas fazem suas buscas online.

Por exemplo, um cliente que procura por tratamentos capilares pode ir até uma ferramenta de pesquisa e digitar algo como “ozonioterapia capilar preço”. 

Por isso, pode ser valioso incluir termos relacionados com essa pesquisa e a própria palavra-chave ao longo dos textos de modo a alcançar mais pessoas que tenham interesse nesses tratamentos ou pesquisam por mais informações para cuidados capilares.

  1. Faça uma lista de benefícios

Quando você busca por um novo produto ou serviço, além de suprir necessidades, o cliente deseja saber o que determinada marca pode oferecer de vantagens com relação às outras.

Por isso, é importante destacar os benefícios que os produtos da sua empresa podem oferecer para o público, pois isso pode ajudar a convencê-lo a adquirir.

Assim, uma empresa que vende e instala uma nova câmara fria, por exemplo, pode listar quais são as vantagens deste produto a quem o utiliza.

  1. Seja objetivo e conciso

Lembre-se de que, muitas vezes, a redação será lida rapidamente ou ouvida em um anúncio de rádio ou televisão. 

Por isso, é importante ser objetivo e conciso, evitando usar palavras desnecessárias ou frases longas.

A objetividade tem muito valor nas campanhas, pois transmite informações valiosas de maneira eficiente, agregando valor aos produtos mostrados de maneira rápida e eficaz.

  1. Edite e revise

Por fim, antes de publicar ou veicular a redação, lembre-se sempre de revisar todo o material produzido e ver se tudo está de acordo com os planejamentos.

É imprescindível garantir que sua redação esteja livre de erros de gramática e ortografia, bem como possíveis equívocos de concordância. 

Além disso, não é permitido utilizar conteúdos plagiados de outros materiais, sua redação deve sempre ser original, representar sua marca e identidade, aumentando a credibilidade e atraindo potenciais clientes de forma legítima.

Invista em redação publicitária

Em conclusão, uma redação publicitária é uma ferramenta extremamente valiosa para diversas companhias, pois traz diversos benefícios. 

Seguir as 7 dicas listadas pode ajudar a sua marca a conquistar o que é desejado de forma eficiente.

Ademais, lembre-se de contar com bons profissionais, que farão o serviço com excelência, aumentando ainda mais as chances de sucesso em suas campanhas. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do conteúdo 7 dicas para ajudar em uma redação publicitária  e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Marketing

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − um =

Go up