5 erros que devem ser evitados ao utilizar uma plataforma de CRM

5 erros que devem ser evitados ao utilizar uma plataforma de CRM

Quando se trata de gerenciar nossos valiosos clientes, todos queremos acertar, certo? Implementar uma plataforma de CRM parece ser o caminho a seguir, mas com tantas opções e armadilhas, como garantir que estamos no caminho certo? Vamos mergulhar nos equívocos comuns que podem atrapalhar e como evitá-los, garantindo que sua jornada de CRM seja tão suave quanto possível.

As empresas buscam formas eficientes para uma administração segura e confiante, tanto que a implementação de uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management), ou gerenciamento de relacionamento com o cliente, se mostra uma solução eficaz em várias frentes.

O mercado oferece os mais diferentes tipos de plataforma de CRM, e cada empreendedor, líder ou gestor precisa encontrar a melhor para que possa empregar na empresa. 

Mesmo que as opções sejam atraentes, em que muitas demonstram entregar valor, o processo de seleção pode ser árduo, pois é preciso levar em consideração determinadas atividades, a realidade de cada empresa e a real eficiência para a demanda a ser atendida.

Qualquer que sejam os objetivos e necessidades, mais importante é escolher a plataforma de CRM com sabedoria, pois escolher a errada pode impactar nos resultados do negócio, interferindo na otimização.

Dessa forma, é preciso saber mais sobre o que se trata uma plataforma de CRM, o que ela faz, quais os benefícios, os desafios quanto à implementação, e os erros que devem ser evitados, para entregar o melhor serviço aos clientes e qualificar a gestão da marca.

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O que é uma plataforma de CRM?

Um sistema, ou uma plataforma de CRM, pode ser empregado para o gerenciamento de vendas e de contatos de uma empresa de aluguel de andadores e de diversos outros segmentos a partir de um software central que contém os dados comerciais e de qualificação dos clientes. 

Isso pode incluir diferentes elementos essenciais para uma empresa, como:

  • Clientes fidelizados;
  • Contatos de imprensa;
  • Fornecedores;
  • Leads, ou clientes em potencial;
  • Parceiros comerciais.

Ao longo do tempo, a plataforma de CRM cria um histórico de interações com cada contato, o que pode incluir chamadas telefônicas, e-mails, notas de reuniões e vendas realizadas. 

A importância quanto à implementação desse tipo de sistema é que tudo está centralizado em um único lugar, o que proporciona eficiência, inteligência e visibilidade sobre o funil de vendas. 

Integração vigente na plataforma de CRM

Outra facilidade possível com a implementação de uma plataforma de CRM, para toda uma empresa de ar condicionado, por exemplo, está na integração a diversos canais e aplicativos utilizados, como o site corporativo, software de contabilidade e ferramentas de marketing digital. 

Assim, é possível criar fluxos de trabalho automatizados, o que substitui determinados processos manuais que demandam tempo, mas possuem certa importância na rotina dos negócios. 

Benefícios da plataforma de CRM

Assim como outros sistemas e softwares advindos da tecnologia promovem muitos benefícios nas empresas, a plataforma de CRM também tem papel importante quando se trata de estar à frente da concorrência, o que se torna essencial em todos os aspectos. 

Uma plataforma de CRM pode automatizar processos de marketing digital e de vendas de uma clínica especializada em cirurgia de catarata preço popular, assim como integrar atividades de rotina.

Isso pode ser observado em tarefas administrativas, tanto associadas a chamadas e gestão de clientes e pré-vendas, assim como acompanhamento no setor de pós-venda, o que abrange departamentos que demandam cuidado em todos os processos produtivos. 

De qualquer maneira, as empresas podem obter os benefícios a partir da vinculação de atividades de marketing e vendas, o que reduz, de forma considerável, a quantidade de trabalho manual e processos demorados, mas ainda necessários, para uma gestão ágil e eficiente.

Desafios da implementação da plataforma de CRM

A implementação de uma plataforma de CRM em qualquer empresa de manutenção de ar condicionado leva a mudanças significativas, além da necessidade quanto ao investimento no processo. 

As soluções propostas por uma plataforma de CRM tem um custo significativo nos cofres de uma empresa, mas que resultam em benefícios concretos, mesmo que exija paciência e não se espere por soluções instantâneas. 

Para enfrentar os desafios, as empresas precisam treinar os funcionários e demais usuários das plataformas de CRM de maneira adequada, e que merece toda a atenção necessária. 

Isso se deve ao fato de que, sem esse treinamento, pode haver incompatibilidade quanto às expectativas do usuário e a realidade da implementação, o que leva aos 5 erros apresentados a seguir. 

  1. Falta de visão para a plataforma de CRM

Líderes e gestores, a partir de um conselho administrativo, decidem adquirir e implantar uma plataforma de CRM com uma visão voltada para a melhoria geral dos processos de vendas existentes. 

Contudo, muitos não sabem o que, exatamente, precisa de mudanças para melhorar o aspecto geral de uma linha de produção para clientes em potencial. 

Em última análise, a escolha da plataforma de CRM para uma empresa de instalação de filtro osmose reversa deve se adequar a essas demandas, e o não conhecimento das melhorias impacta no resultado proporcionado.

Além disso, a escolha pode se tornar limitada para a obtenção da licença, demandando atenção aos valores e processos de obtenção, bem como a facilidade de uso das opções.

Afinal, se a ferramenta não for intuitiva, muitos funcionários podem abandonar o sistema por não saber usar, nem o porquê da implementação. 

Antes da tomada de decisão sobre o emprego da plataforma de CRM, cada empresa precisa analisar o departamento de vendas, e o relacionamento com o mercado em que atua.

Cada caso é único e exclusivo e, por isso, deve-se levar em consideração a opinião de colaboradores que possuem contato direto com a plataforma de CRM na rotina de trabalho. 

A falta de consulta com a equipe de vendas, assim como com a responsável pelo atendimento ao cliente, é um erro que pode afetar de forma determinante o sucesso da implementação. 

  1. Tentativa de adequação da empresa à ferramenta

As funções de uma plataforma de CRM, para seu pleno funcionamento, precisa ser adaptada às características, necessidades e realidade de cada empresa. 

Além disso, uma plataforma de CRM precisa ser utilizada como uma ferramenta de suporte e apoio às equipes de atendimento e vendas, seja para o comércio de pisos laminados RJ ou para o fornecimento de aplicativos de menu.

No entanto, ainda é possível integrar a aplicação e atuação da ferramenta para outras demandas e setores, de modo a integrá-los e otimizar a plataforma conforme as necessidades de cada organização e de forma gradativa e estratégica.

Isso porque, não considerar o tempo de maturação e adaptação das equipes às ferramentas - principalmente ao considerar processos que funcionam há muito tempo - pode fazer com que os usuários se percam e, em determinado ponto, podem até mesmo ignorar a ferramenta.

Sendo assim, a plataforma de CRM deve ser adaptada à empresa e em função às necessidades dos funcionários, sendo implementada de forma adequada e estruturada, promovendo treinamentos sempre que necessário.

Mais ainda, por isso mesmo, antes mesmo da implementação, vale definir as funções de suporte ao departamento de vendas para uma construção de relacionamento duradouro com os clientes. 

  1. Falta de treinamento

Uma abordagem errônea é tentar aprender sobre uma plataforma de CRM enquanto a usa. O treinamento de funcionários é um elemento importante no processo de implementação e pleno funcionamento no uso posterior.

Isso se justifica, dentre outros aspectos, principalmente ao considerar 2 motivos. 

O primeiro motivo é que o treinamento permite a familiarização dos funcionários com a plataforma de CRM, assim como os cuidados com prevenção e combate a incêndio, o que leva aos benefícios que podem ser alcançados a partir da implementação correta e segura - e reconhecida pelas equipes.

O segundo motivo é que se mostra uma oportunidade para explicar aos usuários, principalmente aos funcionários, sobre o alcance da mudança que a implementação da plataforma de CRM proporciona a toda a empresa, e todos os objetivos propostos. 

O sucesso da implementação de uma plataforma de CRM se alcança quando os funcionários entendem e aceitam as mudanças geradas na rotina de trabalho e no gerenciamento de relacionamento com os clientes, compreendendo os impactos dos novos processos.

  1. Dificuldades com o uso da plataforma de CRM

Por causa das características de cada empresa, por vezes, a implementação da plataforma de CRM falha, mas sem qualquer relacionamento com questões técnicas ou inaptidões - mas sim por se focar apenas na reprodução de processos feitos em outros empreendimentos.

Apesar de apresentar uso simples, pode-se dizer que uma plataforma de CRM pode ser complicada de operar por conta da implementação de diversas funcionalidades (demandando suporte mais especializado).

Quando não acompanhado pelo suporte ou uma equipe apta, essas configurações e detalhes podem levar a um excesso de informação que podem impactar e não ser tão necessário para o cotidiano organizacional. 

Para isso, é preciso ter a certeza de que a plataforma de CRM seja simples e intuitiva para o uso diário em uma empresa de projeto cozinha industrial pequena, por exemplo, e assim se evita o risco de complicar o uso por parte dos usuários. 

A equipe de vendas, parte mais interessada na gestão de relacionamento com os clientes, deve estar envolvida no projeto de implementação da plataforma de CRM desde o princípio, para compreender sobre a aparência e facilidade de uso.

  1. Medo de funcionários quanto ao controle superior

A implementação bem-sucedida de uma plataforma de CRM, sendo utilizada por uma equipe devidamente treinada, ajuda no aumento da eficácia dentre os vários processos de vendas. 

De qualquer maneira, uma empresa não pode esperar que a implementação da plataforma de CRM impacte diretamente no volume de negócios, uma vez que muitos funcionários se sentem obrigados a aumentar as vendas com uma instabilidade econômica em voga, por exemplo.

Para evitar qualquer sentimento de incômodo, gestores devem comunicar, de maneira clara, que a implementação da plataforma de CRM não tem como objetivo controlar o trabalho, mas ser uma ferramenta que facilita, organiza e agiliza a execução de processos, traçando processos e protocolos mais claros e otimizando um acompanhamento estratégico e direcionado.

Conclusão

Para empresas que utilizam uma plataforma de CRM, as vantagens apenas demonstram o quanto é importante entender as funções, e como elas ajudam na administração e no relacionamento com os clientes.

Sendo assim, é importante lembrar que comprar e implementar uma plataforma de CRM errada pode causar mais danos do que benefícios. 

A plataforma de CRM certa para um negócio, por fim, se trata de uma solução de vendas, para que o gerenciamento de relacionamento com o público possa funcionar de forma garantida e eficiente, melhorando as interações e qualificando a conversão e retenção de clientes.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Como Evitar os Principais Erros na Implementação de Plataformas de CRM para Sucesso Empresarial

O artigo aborda a importância de escolher e implementar corretamente uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management), destacando cinco erros comuns que as empresas devem evitar: falta de visão estratégica, inadequação da ferramenta às necessidades da empresa, insuficiência de treinamento, complicações no uso da plataforma, e temores dos funcionários relacionados ao controle gerencial. Essas orientações visam otimizar o gerenciamento de relacionamento com o cliente e aprimorar a eficiência operacional.

O que é CRM?
CRM é um sistema para gerenciar interações e relacionamentos com clientes, centralizando informações de contato, vendas e serviços.


Quais são os benefícios de uma plataforma de CRM?
Oferece eficiência operacional, melhora o relacionamento com o cliente, e automatiza processos de marketing e vendas.


Por que o treinamento é importante na implementação de CRM?
Garante que os usuários compreendam e utilizem eficazmente a plataforma, maximizando os benefícios e a aceitação da mudança.


Como escolher a plataforma de CRM certa?
Avalie as necessidades específicas da empresa, consulte as equipes envolvidas e considere a facilidade de uso e integração.


Qual é o impacto de uma má implementação de CRM?
Pode levar a perda de eficiência, frustração dos funcionários e falha em alcançar os objetivos de relacionamento com o cliente.

Espero que tenha gostado do conteúdo 5 erros que devem ser evitados ao utilizar uma plataforma de CRM e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
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