Social selling: descubra como usar as redes sociais para vender mais

Você já ouviu falar no termo social selling e sabe o que ele representa? Social selling representa um processo de venda social, que permite criar uma relação com o público, assim como promover vendas utilizando as redes sociais. 

Sabemos que as redes sociais são espaços que permitem a interação, sendo as mais comuns o Instagram, o Facebook, Tiktok, Youtube e Linkedin. 

Por meio dessas redes, milhões de usuários são atingidos diariamente com conteúdo, sendo que esse espaço se tornou uma ferramenta potencial de vendas. 

Ou seja, é possível utilizar as redes sociais para vender móveis planejados alto padrão, assim como outros produtos ou serviços. 

Apesar de ser uma ferramenta poderosa de venda, ela não pode ser feita de qualquer forma. Pelo contrário, é preciso ter o entendimento sobre como as redes sociais funcionam, para assim, explorar todas as suas potencialidades. 

Uma das formas de conseguir explorar essas potencialidades se dá por meio das técnicas de social selling. Neste artigo, você aprenderá como utilizar as redes sociais para vender. Ficou curioso? Prossiga a leitura!

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O conceito de social selling

O primeiro passo que sua empresa de solo grampeado precisa fazer é entender o conceito de social selling. Ele se refere ao processo de captação e prospecção de clientes em potencial para a sua empresa, assim como por meio do desenvolvimento de um relacionamento via redes sociais. 

Ao invés de promover uma venda direta e incisiva, existe um trabalho prévio de criação de um bom relacionamento com os clientes em potencial da marca, para assim, ganhar a sua confiança e se aproximar cada vez mais deles. 

Neste cenário, o público terá acesso ao conteúdo publicado nas redes sociais, assim como poderá curtir e compartilhar as postagens, além de interagir e entender que sua marca é autoridade em um determinado assunto. 

Ou seja, esse é um processo de médio a longo prazo, em que não há uma pressa em fechar uma determinada venda e sim, do entendimento da necessidade de construir um relacionamento. 

Dessa forma, você pode utilizar as redes sociais como uma ferramenta de marketing digital para a sua empresa e promover um produto, como é o caso de uma esquadria de alumínio sob medida, mas após um relacionamento com o usuário. 

Ou seja, a venda pode ser feita após o momento que o cliente consegue ganhar confiança em sua empresa, além de entender que ela representa uma autoridade em determinado segmento. 

As técnicas empregadas no social selling conseguem contribuir para que sua empresa possa fechar vendas no ambiente das redes sociais. 

Entenda a importância do social selling para a sua empresa

Sem dúvidas, o processo de vendas é essencial para qualquer empresa, pois afeta diretamente a lucratividade. Mas, é preciso entender como funciona o processo de venda, enxergando-o como social. 

Ou seja, a pessoa tem a necessidade de buscar e contratar um serviço de dedetização valor, por exemplo, e sua empresa oferece essa atividade. 

Nas redes sociais, as vendas podem ocorrer com uma eficiência e velocidade maiores, já que o mundo digital está em constante ascensão. 

Para tornar as vendas mais eficientes é preciso entender que as relações de consumo mudaram e o público está cada vez mais curioso e interessado em construir primeiro uma relação de confiança com uma marca para depois resolver algum processo de compra. 

Neste sentido, o social selling assume um papel importante que é fazer com que sua empresa tenha um contato direto com os clientes, buscando soluções para o problema específico de cada pessoa e mostrando como sua empresa pode ajudar. 

Quando você consegue entender qual é a necessidade do cliente, fica muito mais fácil realizar uma venda e fechar negócio. 

Dessa forma, podemos afirmar que existem vários benefícios em contar com os serviços do social selling, sendo os principais:

  • Criação de um bom relacionamento com o consumidor;
  • Aumento do número de vendas;
  • Possibilidade de se relacionar com os clientes em potencial da sua marca; 
  • Reduzir o custo de aquisição com os clientes;
  • Favorecer o processo de venda, por meio da confiança. 

Vale a pena ressaltar que qualquer empresa que esteja nas redes sociais, como é o caso de empresas de manutenção de elevadores, uma indústria, hospital ou loja, e que deseja aumentar as suas vendas, essa técnica é essencial. 

Vale ressaltar também que essa estratégia aumenta a retenção dos clientes, já que eles podem realizar um processo de compra com maior confiabilidade em sua marca e esse relacionamento tende a ser duradouro. 

Ou seja, sempre que o cliente necessitar daquele produto ou serviço, ele irá procurar a sua marca. Outro detalhe é que ele também pode indicar os seus serviços para outras pessoas. 

Diante desses benefícios e da possibilidade de aumentar o número de vendas em sua empresa, vamos apresentar algumas estratégias que ajudam a potencializar as redes sociais para vendas. Confira a seguir! 

Estratégias que podem ser aplicadas no social selling 

Até este ponto do artigo, você já entendeu que as redes sociais são fundamentais para o sucesso de um negócio, pois permite a interação com o público, além do aumento da visibilidade. 

Além de permitir um relacionamento, as redes sociais também podem ser utilizadas como ferramentas de vendas. 

Para isso, é possível utilizar as técnicas e estratégias do social selling em suas redes. Vamos entender na prática quais técnicas podem ser implementadas? Prossiga a leitura! 

Humanize a abordagem para a venda

Estamos em um cenário com diferentes pessoas dentro das redes sociais e por isso, é essencial entender que existe uma nova abordagem e forma de consumo. 

As pessoas nem sempre já sabem que necessitam de um produto e muitas vezes, desejam construir um relacionamento com a empresa antes. 

Ou seja, a relação de confiança precisa ser estabelecida e para isso, a humanização da abordagem é essencial em sua empresa de tratamento de água ou em qualquer outro segmento. 

Por isso, é importante que a equipe responsável pelas vendas possa fazer uma abordagem com uma linguagem direcionada ao público, transmitindo confiança aos leads, que são os clientes em potencial da sua marca. 

Conheça quem são os clientes em potencial da sua empresa 

A segunda orientação diz respeito ao processo de conhecimento levando em conta o entendimento sobre quem são os clientes em potencial da empresa. 

Os vendedores precisam desenvolver conhecimentos mais específicos e aprofundados sobre a linguagem direcionada para os usuários, assim como quais são os seus interesses, dificuldades e problemas. 

Quanto mais sua empresa conhece sobre o público, maiores as chances de oferecer um produto personalizado e que atenda aos interesses e necessidades. 

Por isso, busque entender quais são as necessidades do público, assim como suas dúvidas e como direcionar cada vez o conteúdo. 

Busque criar um conteúdo que envolva as pessoas 

No processo de manter uma rede social ativa, é essencial pensar e planejar qual conteúdo será publicado. 

Como existe uma ampla concorrência, é importante criar um conteúdo que seja direcionado e específico, assim como que tenha a finalidade de nutrir os leads (clientes em potencial). 

Para conhecer essas técnicas e publicar um conteúdo de qualidade, é essencial seguir as técnicas de marketing de conteúdo, que são direcionados para assuntos relevantes ao usuário. 

Isso é importante para conseguir posicionar sua empresa que realiza a venda de projetos de arquitetura, construindo uma autoridade para a marca, além de trazer informações que sejam relevantes para o usuário. 

Nessa etapa, é importante diversificar também o conteúdo, com a criação de fotos, vídeos, infográficos, assim como os outros tipos de conteúdo que permitam agregar relevância para a sua marca. 

Fique atento às métricas

As redes sociais possuem métricas que são direcionadas para uma avaliação de como está o sucesso da sua postagem. Isso leva em conta os comentários, interações, quem acessou sua postagem, idade, localização, dentre outros aspectos. 

Assim, você consegue ajustar o que precisa e fazer as mudanças necessárias.

Aspectos conclusivos 

Você já deve ter percebido que as redes sociais devem ser inseridas dentro da estratégia de marketing digital para a sua empresa. 

Elas estão disponíveis não somente para que a empresa possa criar um bom relacionamento com o usuário, mas também pode ser uma importante ferramenta de venda. 

Para que isso ocorra, é importante compreender quais são as estratégias de vendas para atingir os clientes em potencial da sua empresa. 

Diante disso, existem profissionais na área de comunicação e marketing que possuem o conhecimento técnico de como criar conteúdo nas redes sociais, assim como interagir com o público e possivelmente, realizar a venda de um produto como um controle tecnológico de concreto ou qualquer outro. 

Aproveite as dicas e não perca as oportunidades de implementar em seu negócio e atrair mais clientes e fidelizar aqueles que já estão na casa. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do conteúdo Social selling: descubra como usar as redes sociais para vender mais e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Marketing

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