Quais são os tipos de USB que existem? Descubra agora!

Você sabe o que é uma porta USB? Claro que sim, afinal de contas é ela quem permite que você conecte um pen drive, ouça música com seus fones de ouvido sem fio ou use seu mouse wireless.

Agora, você sabe realmente quantos tipos de USB existem? Certamente não, afinal de contas não pensamos em quantos existem e para o que eles servem, como o moderno USB C, por exemplo, apenas conectamos nossos dispositivos e aproveitamos estas facilidades.

Mas, ao conhecermos todos os tipos de portas USB podemos aproveitar melhor suas características, garantindo que nossos equipamentos funcionem mais e com maior qualidade.

Por isso, preparamos esse artigo com os diferentes tipos de USB e como você pode aproveitá-las, conectando os dispositivos certos em cada uma delas. Assim vai perceber como a vida será bem mais fácil.

Fonte: Freepik

Quais os tipos de USB que existem?

Recentemente, ouvimos falar bastante do USB C, e da polêmica envolvendo aparelhos celulares que não tinham carregadores e cabos com esta saída, eu que poderiam ter de pagar multas milionárias por isso.

Polêmicas à parte, o USB C é apenas um dos vários tipos de USB existentes. Cada uma delas, aliás, tem características próprias e pode ser utilizada em dispositivos diferentes. Conhecer cada uma delas ajuda a tornar a rotina bem mais fácil.

Versões do USB

Conforme comentamos há pouco, existem diversos tipos de USB. Alguns destes exemplos são o USB 2.0 e o USB 3.0. Estas denominações se relacionam à funcionalidade e velocidade do cabo. Por exemplo, os 3.0 são mais rápidos do que os primeiros, e estão presentes nos dispositivos mais recentes, como as novas versões de smartphones top de linha, como o iPhone, por exemplo.

Existem ainda diferentes tipos de cabos, aqui fisicamente falando, como por exemplo o USB C. Neste caso, o que os diferencia é seu design físico e o design dos plugues e portas onde eles são conectados. Lembrando que, quando falamos do USB C, estamos falando dos mais recentes que foram lançados.

Para deixar nossa explicação um pouco menos confusa e fazer com que você reconheça e aprenda um pouco mais sobre cada tipo de cabo USB, separamos esses modelos em tópicos, que detalharemos nos próximos parágrafos.

USB A e USB B

Antes de começarmos a falar dos tipos de USB, vamos explicar alguns conceitos que trouxemos ao longo desse texto, mas que podem não ser do conhecimento de todos, como a porta USB, por exemplo.

A porta é o espaço onde uma ponta do cabo USB se conecta ao seu computador, geralmente pela parte traseira ou frontal. Já o dispositivo que você conecta nesta porta (como um celular, impressora ou mouse, por exemplo), são os receptores.

Entre os tipos de USB existentes, os mais populares são o USB A e o USB B, já que eles estão em praticamente todos os dispositivos eletrônicos que você possa imaginar.

Quer um exemplo? Aparelhos como computadores desktop, consoles de jogos e players de mídia costumam usar USB A.

Já o USB B são cabos conectados a dispositivos periféricos, como smartphones, impressoras ou um disco rígido, como um HD externo, por exemplo. Por serem bastante populares, eles são bastante fáceis de encontrar caso você precise trocar o seu.

USB C

Já o USB C é o mais recente dos cabos USB e ganhou fama mundial quando começou a ser utilizado nos Macbooks da Apple. Aliás, a empresa da maçã foi a primeira a incluir esse tipo de cabo incorporado em seus notebooks.

O USB C é pequeno, sendo considerado como um dos menores periféricos utilizados atualmente e, por isso, tem grandes vantagens, como o fato de ser facilmente transportado, já que não ocupa muito espaço, cabendo em “qualquer cantinho”.

Além disso, ele tem uma grande vantagem, que é permitir que você acerte no encaixe do plugue independente do lado em que conectar o cabo ao seu dispositivo.

Ou seja, não existe um lado “certo ou errado” quando se trata de um USB C, já que todos funcionam da mesma maneira, fazendo com que você ganhe tempo e tornando esse dispositivo muito fácil de ser utilizado (acabou aquela história de olhar qual o lado certo na hora de ligá-lo).

Além disso, o USB C tem outras vantagens. Por ser um dos mais modernos tipos de USB existentes ele é mais rápido. Por exemplo, ele suporta a conexão com uma entrada USB 3.1, e oferece uma velocidade máxima de 10 Gbps para transferir dados.

Ou seja, se você precisar passar alguma informação para o seu tablet ou celular via cabo e estiver usando um USB C, essa transmissão será bem rápida. Esse cabo é rápido também na hora de carregar os dispositivos, já que ele tem uma potência maior, de até 20 Volts (100 W) e 5 amperes.

Quer mais? O USB C trabalha com energia bidirecional. O que isso significa? Que ele é capaz de carregar dois dispositivos ao mesmo tempo. Ou seja, enquanto você carrega seu celular pelo laptop, você pode carregar o computador também pelo celular, já que eles compartilham energia.

Essa facilidade é perfeita para um momento em que você precisa que os dois dispositivos estejam minimamente carregados, mas não tem tempo ou local para colocar tanto um quanto o outro para receber esta carga.

E, como o USB C recebe uma carga de energia maior, isso significa que ele carrega os dispositivos muito mais rápido. Acabou aquela história de passar horas esperando o celular ou o notebook ficarem 100% carregados. Algumas vezes, dependendo do modelo do seu aparelho, isso acontece em menos de 30 minutos.

Outro ponto positivo do USB C é que ele está presente em praticamente todos os periféricos mais recentes lançados. Ou seja, se você vai trocar seu celular, não precisa se preocupar em comprar um cabo deste tipo. Certamente, ele já virá com o aparelho.

Ou, se o seu quebrar, você pode tranquilamente comprar um USB C que o seu aparelho funcionará perfeitamente com ele. Maravilhoso, não é mesmo?

 Conclusão

Como vimos no artigo acima, existem diferentes tipos de USB disponíveis, incluindo os mais antigos, como USB A e USB B, e o mais recente, o USB C. Cada tipo possui suas próprias características e é adequado para diferentes dispositivos.

Com a mudança cada vez maior da tecnologia, conhecer os diferentes tipos de USB pode ajudar a garantir que os dispositivos sejam conectados corretamente e funcionem corretamente.

Espero que tenha gostado do conteúdo Quais são os tipos de USB que existem? Descubra agora! e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Tech

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Go up