Como vender serviços online? - Importância da venda digital e 2 estratégias de vendas virtuais!

Como vender serviços online? As vendas online, especialmente nos últimos anos, aumentaram consideravelmente, aumentando até mesmo a procura por aluguel de galpão para armazenagem de produtos e matérias-primas para a prestação de serviços.

A maioria das empresas já possui uma loja digital onde vendem seus produtos e buscam novas formas de tornar a experiência mais agradável para os clientes. No entanto, esta mudança não diz respeito apenas ao e-commerce, nesta era digital, de fato, muitos usuários começaram a pesquisar e comprar os serviços de vários profissionais online.

De profissionais de marketing a professores de idiomas, de organizadores profissionais a web designers, muitos profissionais decidiram promover seus serviços em seus sites. Se você também é freelancer, aconselhamos que não espere mais e comece a vender seus serviços online.

Entendemos que possa parecer complicado, mas graças ao planejamento de uma estratégia criteriosa e personalizada, você conseguirá atingir seus objetivos. Leia com a gente e confira 2 dicas de como vender serviços online, vamos lá!

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A importância de uma estratégia

Se você decidiu lançar seu negócio online, já deve ter entendido como é importante planejar bem seus passos antes de começar.

Mergulhar de cabeça em um empreendimento sem ter claro quais passos tomar pode, de fato, arriscar-se a gastar energia, tempo e principalmente dinheiro em um plano que provavelmente irá falhar.

Lembre-se sempre de definir seus objetivos desde o início. Para ajudá-lo a escolhê-los, lembre-se de que devem ser metas “SMART”. “SMART” é um acrônimo que engloba uma série de atributos a serem sempre levados em consideração na hora de decidir nossos objetivos.

Na verdade, estes devem ser:

  • S de “Specific” (Específicos): um objetivo único e detalhado. Descreva exatamente o que você precisa alcançar. “Vender 3 coachings em um mês” será mais fácil de avaliar do que “Vender meu serviço de coaching”;
  • M de “Measurable” (Mensuráveis): estabeleça números reais para ficar sempre de olho;
  • A de “Achievable” (Acessíveis): sonhar grande nos inspira a fazer mais, mas às vezes sai pela culatra. Escolha metas que sejam mais modestas à primeira vista e aumentem com o tempo para eliminar a ansiedade e a frustração;
  • R de “Realistic” (Realistas): deve ser realista para o seu negócio e seus valores, ou você corre o risco de ficar de fora daquilo que imagina conseguir;
  • T de “Time-Based” (Temporal): decida em quanto tempo deseja atingir uma meta para não correr o risco de perder o foco com o tempo.

Tente responder a estas perguntas:

  • O que torna o meu negócio diferente dos outros?
  • O que eu quero comunicar com o tempo?
  • Quais são meus valores e como posso transmiti-los?
  • Quais serviços podem me ajudar a atingir esses objetivos?

Aconselhamos a anotar as respostas, desta forma terá sempre um mapa pronto para o guiar quando o percurso lhe parecer mais incerto. Agora que você definiu suas metas até o último detalhe, vamos ver como vender serviços online com 2 dicas.

2 dicas de como vender serviços online

1. Identifique seu alvo

Qualquer estratégia de marketing começa aqui. Para entender como vender serviços online, primeiro você precisa entender para quem deseja vendê-los. 

Seu alvo é seu cliente ideal, a pessoa para quem você criou seu serviço. Imagine esta passagem como uma pesquisa: você deve ser capaz de identificar e estudar detalhadamente quem é essa pessoa.

Um método eficaz para fazer isso é criar “buyer personas”, protótipos de clientes potencialmente interessados em seu negócio.

Descreva-os como se fossem personagens de um livro, comece com o nome, idade, profissão e depois alcance. Você tem que imaginar seus sonhos e objetivos, como eles querem tentar alcançá-los, suas necessidades e preocupações. 

Com isso, você poderá entender como contatá-los, qual a forma de comunicação mais eficaz e quais canais usar para alcançá-los, além de poder criar serviços sob medida. Obviamente esta pesquisa não deve ser fruto da imaginação e sim de um cuidadoso trabalho de pesquisa de mercado!

Como encontrar seu alvo?

1. Participe de grupos ou fóruns em seu setor de interesse

Por exemplo, se você deseja vender cursos de inglês para adultos, tente pesquisar online onde seu cliente em potencial está procurando ajuda.

Os grupos do Facebook são um recurso inestimável, na maioria das vezes a adesão é aberta e você poderá descobrir quem faz parte deles, o que procuram e quais são suas dificuldades e necessidades. Além disso, respondendo aos comentários, você pode aumentar sua notoriedade.

2. Aproveite as mídias sociais

Sua comunidade é seu alvo. Se você tem um perfil, empenhe-se em saber quem te segue, aproveitando as ferramentas que as redes sociais disponibilizam, tirando dúvidas e recolhendo toda a informação que seja relevante.

3. Estude seus concorrentes

Saiba quem vende produtos semelhantes aos seus e tente descobrir quem eles estão segmentando.

4. Estude os dados coletados

Existem inúmeras ferramentas de coleta e análise de dados que podem ajudá-lo. Recomendamos integrar o Google Analytics ao seu site para receber informações valiosas. 

Depois de coletar todos os dados necessários, você poderá identificar seu cliente ideal com facilidade. Isso permitirá que você tenha uma fonte quase inesgotável de informações que você pode explorar para cada aspecto de sua estratégia geral.

Na verdade, você poderá configurar seu plano editorial com maior facilidade para produzir conteúdo de valor em seu site, newsletter e em suas plataformas sociais. 

2. Crie um serviço que resolva um problema específico

Após identificar seu target, você precisa criar um serviço que resolva seus problemas. Vamos continuar com o exemplo do professor de inglês. Identificamos como alvo um jovem adulto que trabalha em uma empresa internacional e precisa se comunicar com outros colegas. 

Para chamar a atenção dele, vender um curso genérico em inglês pode não ser suficiente. Graças a todas as informações coletadas, sabemos que ele provavelmente precisa de um programa preciso para ajudá-lo a resolver seu problema.

Poderíamos talvez criar um curso de inglês para negócios, onde ensinássemos o vocabulário necessário para trabalhar no escritório, com aulas voltadas para escrita e escuta. Desta forma, aumentamos nossas chances de vender o serviço online. 

Identificar apenas um problema e criar um plano para resolvê-lo ajuda você a economizar tempo e melhorar suas vendas.

Isso não significa desenvolver inúmeros serviços que só poderiam confundir nosso público-alvo, mas tentar ouvir atentamente seus pedidos e encontrar uma maneira de atendê-los. Até a próxima!

Espero que tenha gostado do conteúdo Como vender serviços online? - Importância da venda digital e 2 estratégias de vendas virtuais! e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Marketing

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