Como aumentar o engajamento da sua equipe em treinamentos corporativos?

O engajamento dos funcionários varia de empresa para empresa, mas há treinamentos corporativos que podem ser aplicados ao longo do tempo, e assim ter uma melhor percepção daqueles que precisam de atualização ou motivação no esquema organizacional.

Isso porque os treinamentos possibilitam desenvolver novas habilidades, aprimorar atividades já feitas, aperfeiçoar dinâmicas e até oferecer oportunidades em cargos diferentes. Mas, para que isso seja possível, é fundamental aplicar os treinamentos com sabedoria.

Muitas vezes, a remuneração é baseada no cumprimento de metas e na obtenção de pontuações de satisfação do cliente. 

Portanto, embora a equipe saiba que precisa seguir novos processos e as melhores práticas, se atualizando, concluir mais treinamentos corporativos pode não se mostrar uma prioridade - tendo em vista que podem acreditar que impactará nas entregas,

Então, como você pode mantê-los engajados nessas questões críticas para sua empresa?

Existem algumas técnicas simples que você pode aplicar à sua estratégia dentre os treinamentos corporativos para ajudar a superar a apatia que pode ter se acumulado, mas antes, é preciso entender qual a importância que isso tem para todo o escopo empresarial.

Clique e saiba mais

Importância dos treinamentos corporativos

As empresas que oferecem programas e treinamentos corporativos, em conjunto com seminários e apresentam propostas de engajamento e crescimento conjunto, desenvolvem modelos de negócios que visam promover a liderança, e assim equipar melhor os gestores.

Além das responsabilidades individuais, o gestor deve atuar como responsável pelos relatórios, oferecendo incentivos, críticas construtivas e caminhos de crescimento, seja para melhor compreensão da necessidade de divisória banheiro até o refeitório mais adequado. 

O treinamento adequado garante que os gestores saibam como engajar efetivamente toda uma equipe pela qual é responsável, mas não substitui a etapa vital de conversar com os funcionários.

Conversar sobre como eles gostam de receber feedback e serem reconhecidos permite que os gestores envolvam os funcionários de uma maneira significativa para eles.

Para melhor compreensão, vale colocar em prática as dicas apresentadas a seguir, e verificar o que funciona e o que não funciona, e ir se ajustando ao longo do tempo. 

  1. Use exemplos práticos

O segredo para envolver as pessoas com compliance, ou seja, agir de acordo com as normas e as regras impostas por uma empresa, a fim de tornar o treinamento aplicável às funções que competem a cada funcionário.

Isso significa usar exemplos práticos que mostram suas responsabilidades de uma perspectiva pessoal, mas que possa ser empregada em uma empresa de limpeza que atende prédios comerciais e condomínios residenciais.

Significa também não inserir, fora de contexto, em nomes de leis ou atos específicos. Não é seu trabalho saber os nomes técnicos. Mas é seu trabalho saber quais são suas responsabilidades. 

Dessa forma, assim que os funcionários percebem como a conformidade se relaciona com sua capacidade de fazer um bom trabalho, eles naturalmente se envolvem de uma forma sadia e orgânica.

  1. Personalize o conteúdo do treinamento

A maneira mais óbvia de tornar o treinamento de compliance relevante para seus funcionários é com conteúdo personalizado.

As organizações necessitam de programas de formação à medida do possível, totalmente personalizados à sua empresa e ao colaborador em questão, seja aquele que desenvolve projetos de esquadria de alumínio sob medida ou que está no setor de vendas.

Usar o nome de sua empresa, os nomes de suas políticas, a terminologia que você usa na empresa e os nomes de indivíduos específicos tornam os treinamentos corporativos muito mais reais e significativos para seus funcionários.

Além disso, para dar um passo adiante,fica mais fácil introduzir elementos inteligentes para personalizar, adaptar e gamificar o conteúdo do treinamento e gerar análises valiosas. 

Cada aluno/funcionário recebe treinamento alinhado ao papel a cumprir, somado a habilidades existentes, abordando as lacunas de conhecimento.

  1. Justifique o por quê de treinamentos corporativos

Se seus funcionários entenderem por que é importante que eles concluam os treinamentos corporativos, eles estarão muito mais motivados a participar e prestar a devida atenção.

Os funcionários precisam entender por que é importante cumprir as regras e regulamentos, não apenas para eles e para a empresa que desenvolve laudo técnico elétrico para o setor da construção civil, mas também para os clientes em si. 

Alinhe o treinamento com os eventos que podem se desencadear caso algo ocorra de forma inesperada. 

Dessa maneira, os funcionários sentem que estão cumprindo as funções com discernimento, em direção a um objetivo maior. 

Um bom exemplo seriam os dias de conscientização relacionados à igualdade de gênero, segurança contra incêndio e segurança cibernética.

  1. Reduza as barreiras de acesso ao treinamento

Pesquisas mostram que usar vários métodos de treinamento é importante para o engajamento dos funcionários, como:

  • Aplicativos personalizados;
  • Apostilas didáticas;
  • Simulações de rotina;
  • Vídeos curtos.

Todas essas estratégias, entre outras, facilitam o acesso ao conteúdo dos treinamentos corporativos a qualquer hora e em qualquer lugar, o que reduz as barreiras para concluir um curso específico.

Às vezes, apenas proporcionar às pessoas uma escolha para passar sob a porta de enrolar automática pode ser suficiente para fazer a diferença. 

Enquanto alguns funcionários podem preferir opções de aprendizado em desktop, onde podem concluir o treinamento na própria mesa, outros podem preferir opções de aprendizado móvel que lhes permitam escolher quando e onde aprender. 

As pessoas aprendem de maneiras diferentes. Ao ampliar as opções, as pessoas têm a chance de aprender de uma maneira mais adequada a elas.

  1. Atualize regularmente o conteúdo de treinamento

A fadiga de conformidade é um problema real que muitas empresas enfrentam. 

No entanto, há muito que um gestor pode fazer para motivar e envolver os funcionários, desde que sejam aplicados os treinamentos corporativos necessários para garantir uma força de trabalho em conformidade.

Para envolver os funcionários, o treinamento precisa ser fornecido por meio de experiências interativas, dentro de um ambiente com revestimento 3D para sala, seguindo modelos que forneçam o contexto certo para o empregado. 

Isso significa integrar conteúdo e tecnologia em uma política coesa e interface de treinamento que conecta tudo com um pensamento em mente: a experiência do funcionário.

Os treinamentos corporativos têm como objetivo mudar o comportamento, o conhecimento, e até mesmo promover o engajamento, na medida do possível. 

Para desencadear a mudança, as pessoas precisam se sentir inspiradas. Isso significa que você não pode simplesmente distribuir as mesmas mensagens anualmente.

  1. Identifique maneiras de atualizar o treinamento da equipe

A atualização de treinamentos corporativos pode ser feita por meio de notícias reais, que se passam em outras empresas, e aplicadas como exemplo para a realidade de uma organização.

Isso permite a implementação de módulos de aprendizagem de forma particular, desde que mostrem o ponto com acesso a mais detalhes em um documento separado.

Também vale experimentar cenários interativos, onde os funcionários precisam aplicar o conhecimento sobre selante para radiador, por exemplo, que adquiriram em outros treinamentos corporativos.

Veja exemplos externos, utilizando até mesmo métodos de treinamentos corporativos que fogem do lugar comum.

De forma bastante atual, muitas empresas têm adotado a gamificação, ou seja, utilizar jogos dos mais diferentes tipos, para atingir o objetivo de avaliar e informar, sem o trabalho penoso que as pessoas às vezes associam ao aprendizado tradicional.

  1. Use a tecnologia para engajar os funcionários

O envolvimento dos funcionários requer tecnologia de conformidade relevante, intuitiva, fácil de usar e interativa. 

Os funcionários vivem as próprias vidas pessoais e profissionais em um mundo permeado pela tecnologia social. 

O engajamento a partir de treinamentos corporativos precisa envolver as pessoas, e não frustrá-las ou aborrecê-las.

O engajamento requer o alinhamento da tecnologia às necessidades dos funcionários. 

Isso exige que as interfaces sejam envolventes, sociais, móveis e relevantes para os funcionários e demais pessoas interessadas, que se envolvem de maneira mais ampla com a organização.

  1. Envolva todos os indivíduos

As organizações devem implantar sistemas contextualmente relevantes para os funcionários, sem precisar percorrer muitas informações, guias, telas ou relatórios para obter o que precisam. 

É importante que a experiência inclua todos os indivíduos no local de trabalho, como as transportadoras em Ribeirão Preto ou as redes de restaurantes que atendem cidades turísticas. 

A experiência do funcionário precisa ser interativa e atraente. A política e o treinamento devem fornecer as informações necessárias, juntamente com links para relacionamentos com outras informações de que o funcionário precisa, mas pode não estar ciente.

Superação de desafio do engajamento organizacional

Cumprir a visão do envolvimento dos funcionários exige que todos tenham uma interface com conformidade, políticas e treinamentos corporativos. 

É fundamental para a empresa alinhar suas mensagens com seus valores.

Os funcionários e as partes interessadas precisam entender que a conformidade é mais do que burocracia regulatória e requisitos problemáticos, mas é relevante no contexto quanto ao papel a cumprir na organização. 

Para superar de forma excepcional, as organizações precisam focar em uma estratégia multifuncional e coordenada, e assim definir e governar o envolvimento dos funcionários em conformidade e ética.

As organizações precisam limpar a lista e abordar o envolvimento dos funcionários desde o projeto inicial, com uma estratégia e arquitetura para gerenciar o ecossistema de conformidade, políticas e treinamentos corporativos em um portal integrado.

Conclusão

Seja cuidadoso com sua abordagem para aumentar o envolvimento dos funcionários, para que você possa colher os frutos de uma força de trabalho engajada ao longo do tempo. 

Mais importante, lembre-se de que o envolvimento dos funcionários não é um projeto temporário.

Envolver e manter os funcionários engajados é um empreendimento sério, que requer sua consideração constante, e que pode ser alcançado a partir de treinamentos corporativos personalizados e ajustados para o seu modelo de negócio.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do conteúdo Como aumentar o engajamento da sua equipe em treinamentos corporativos? e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Negócios e Política

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =

Go up