Tipos de fundos imobiliários

Os fundos imobiliários são uma das melhores opções de investimento para quem quer diversificar sua carteira com riscos controlados.

Mas, você sabe quais são os principais tipos de fundos imobiliários e como investir neles?

Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre isso, onde investir em fundos imobiliários, além das principais vantagens dos fundos imobiliários e como investir neles.

Clique e saiba mais

Tipos de fundos imobiliários

Listamos a seguir os principais tipos de fundos imobiliários.

Vale ressaltar que esse tipo de investimento é regulado pelo governo e oferece segurança ao investidor, além de proporcionar um portfólio diversificado com rentabilidade variável.

Fundo de Investimento Imobiliário (FII)

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é um investimento realizado com o intuito de aplicar os recursos de seus cotistas em ativos imobiliários.

Esses ativos podem ser bens estimáveis, títulos ou certificados de propriedade intelectual.

O FII tem a característica de ser um investimento de renda variável, em que o retorno dos seus cotistas se dará por meio da valorização dos imóveis ou títulos negociados em bolsa de valores.

Para ter acesso a esse tipo de fundo, o investidor deverá ter no mínimo R$1.000. Por ser um investimento de renda variável, ele precisa ser entendido antes de se iniciar uma aplicação.

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC)

O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) é um fundo de investimento com propósito de aquisição de direitos creditórios de empresas para posteriormente aproveitar não apenas os juros, mas também o recebimento de principal, assim como a possível venda desses direitos.

Os FIDC são criados por instituições financeiras, como bancos e sociedades de crédito, financiamento e investimento, e dotados de capital inicial.

O passo seguinte é realizar a compra de direitos creditórios de empresas, que geralmente se dá por meio de emissão de títulos financeiros para a aquisição da carteira de direitos creditórios.

Esses fundos permitem a diversificação de investimentos, já que a quantidade de empresas que emitem direitos creditórios é diversa, bem como a diversidade de setores que elas representam.

Essa diversificação permite que o investidor obtenha retornos em um curto espaço de tempo e a segurança de não ter todos os seus investimentos concentrados em um único empreendimento.

Fundo de Capital Proprietário (FCP)

O Fundo de Capital Proprietário (FCP) é um tipo de fundo imobiliário que tem como objetivo garantir aos investidores a aquisição de ativos de longo prazo para obter rentabilidade.

Esses geralmente se concentram em imóveis residenciais, comerciais ou industriais, áreas urbanas e rurais.

Os ativos podem estar relacionados à propriedade em si, ou podem ser transferidos para uso como aluguel ou venda.

O investimento em FCPs normalmente implica baixo risco, pois consiste em ativos de longo prazo que tendem a ter uma boa taxa de retorno.

No entanto, existem alguns custos envolvidos, como despesas de gestão, tributos e taxas de administração.

Fundo de Investimento em Participações (FIP)

É uma espécie de fundo imobiliário que permite que os investidores invistam em cotas de uma carteira de imóveis, podendo ser corporativos, residenciais, de lazer, de renda, de turismo, e muito mais.

Esses fundos possibilitam a diversificação de investimentos, visto que se investe em vários tipos de imóveis. Além disso, após a aquisição dos imóveis, eles são alugados, gerando um lucro para os cotistas.

As cotas também podem ser negociadas, compradas e vendidas no mercado financeiro. Como vantagem adicional, o FIP permite que os cotistas utilizem o valor das suas cotas para isenção de Imposto de Renda.

Fundo de Títulos Imobiliários (FTI)

É um tipo de fundo de investimento que obtém recursos através de empréstimos ou distribuições.

As receitas desses fundos investem em títulos imobiliários, que são geralmente considerados seguros, como títulos de dívida e cotas de fundos.

Esses investimentos são considerados seguros e de baixo risco, podendo oferecer altos rendimentos. Além disso, esse tipo de fundo geralmente cobra menos taxas do que outros tipos de fundos imobiliários.

Vantagens dos Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários oferecem uma série de benefícios às pessoas que investem neles.

A maior vantagem é que os investidores não precisam ter acesso ao capital para a aquisição dos imóveis. Além disso, eles não têm que se preocupar com o gerenciamento dos mesmos.

Outra grande vantagem é que os fundos imobiliários são altamente líquidos, ou seja, os investidores podem sair do investimento a qualquer momento.

Por fim, os fundos imobiliários oferecem rentabilidade semelhante à de outras aplicações financeiras, tornando-os uma boa opção de investimento.

Como investir em Fundos Imobiliários?

Investir em fundos imobiliários é uma forma de diversificar seus investimentos de forma segura.

O primeiro passo é escolher um tipo de fundo que seja adequado para as suas metas de investimento.

Uma vez que você tenha escolhido o tipo certo de fundo, é hora de decidir como você vai investir.

Você pode optar por comprar cotas do fundo, que permitem a você se associar ao fundo e compartilhar seu lucro.

Então, você precisará abrir uma conta, o que pode ser feito através de uma corretora ou banco. Com a conta aberta, você já pode comprar cotas do fundo.

Com todas as informações necessárias em mãos, você estará pronto para investir em fundos imobiliários, e dar esse importante passo para diversificar seus investimentos e obter um retorno consistente.

Espero que tenha gostado do conteúdo Tipos de fundos imobiliários e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Negócios e Política

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Go up