Quais os sintomas da leucemia felina em gatos?
A leucemia felina ou FeLV (Feline Leukemia Virus), é uma doença causada por um vírus capaz de acarretar uma infecção ininterrupta em gatos e pode levá-los até mesmo à morte. A mesma não pode ser transmitida para outros animais, entretanto pode ser transmitida para outros gatos através da saliva do felino.
Seus sintomas se parecem com os da leucemia humana, sendo eles anemia, perda de apetite e peso, fadiga, infecções frequentes entre outros que serão citados logo mais. Os sintomas também podem ser apresentados de maneira mais leve e até mesmo permanecerem inativos por algum tempo.
O que é a leucemia felina?
A leucemia felina é uma grave doença provocada pelo vírus FeLV que prejudica o sistema imunológico de felinos domésticos e selvagens, os deixam desprotegidos e frágeis contra doenças nocivas, ferimentos na pele e cicatrização mais demorada, desnutrição e problemas reprodutivos.
Diferentemente de outras doenças como a Parvovirose tem cura, o FeLV não possui cura conhecida. Cerca de 1 em cada 3 gatos vítimas da doença desenvolvem infecções permanentes que quase sempre levam à morte do animal. Seus sintomas se assemelham com a leucemia humana, entretanto, não é transmissível para o ser humano nem para outros animais.
Quais os sintomas da leucemia felina em gatos?
Apesar de ser uma das doenças mais graves para os felinos, é uma doença comum, por isso deve-se ficar muito atento aos sintomas que a mesma traz. Confira a seguir alguns dos sintomas que a leucemia felina provoca:
- Perda de apetite e peso
- Anemia
- Anorexia
- Vômitos
- Diarreia
- Problemas respiratórios
- Aceleração dos batimentos cardíacos
- Demora na cicatrização de ferimentos
- Estomatites
- Apatia
Esses são alguns dos sintomas que a leucemia felina pode provocar no seu gato. Ao apresentar algum desses sintomas, é recomendado que o tutor procure urgentemente um veterinário, pois mesmo que não seja a doença, esses sintomas jamais devem ser ignorados.
O que causa a leucemia em gatos?
Diferente da leucemia humana que tem causas pouco conhecidas e não pode ser transmitida, a felina é contagiosa, a mesma pode ser contraída através do contato de outros felinos com saliva, urina ou fezes do animal contaminado.
É comum em residências onde hospedam vários gatos, principalmente se algum deles costumam passear sem acompanhamento, podem entrar em contato com gatos contaminados, e assim possibilita a propagação da doença para os outros felinos saudáveis da casa.
Como tratar a doença corretamente?
Apesar de não ter cura, há vários tratamentos para diminuir os impactos da leucemia felina, depende de como o vírus está agindo no corpo do animal. Inicialmente o tratamento é feito antivirais e imunomoduladores, todavia, se a doença for descoberta em um estado avançado o tratamento conta com o uso de antimicrobianos e anti-inflamatórios.
Além do uso dos medicamentos receitados pelo veterinário, também é muito importante que o felino infectado permaneça fora do alcance de outros gatos para evitar a dispersão da doença. Infelizmente, apesar de ser tratado, o vírus não deixa o corpo do animal, portanto mesmo que apresente melhoras, o felino infectado deve permanecer em observação e separado dos outros gatos.
Pode a leucemia felina matar?
O FeLV não possui cura conhecida e pode matar o felino infectado, ele possui uma taxa alta de mortalidade, que faz com que a expectativa de vida da vítima seja de entre 3 anos após o diagnóstico da doença.
Entretanto, apesar de não possuir cura, há tratamentos capazes de conceder uma vida digna e alegre para o felino, mesmo que seja portador do vírus. É um momento que exige atenção redobrada para com o bichano.Temos outros artigos a respeito de cuidados para com seu gatinho aqui na Drogavet, por exemplo, você sabia que a parvovirose tem cura? Não deixe de conferir para agregar seu conhecimento sobre o reizinho da sua casa e contribuir para ele ter a melhor experiência de vida possível!
Espero que tenha gostado do conteúdo Quais os sintomas da leucemia felina em gatos? e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Blog