O que é um perfil de backlink? Como compreender e analisar seu perfil

SEO backlinks

Se você tem um site com pelo menos um backlink apontando para ele, isso significa que você tem um perfil de backlink! Por que você deveria se preocupar com isso? Porque o Google e outros motores de busca analisam o seu perfil de backlink para determinar como classificar o seu site. Ter um perfil de backlink forte ajuda os mecanismos de busca a entender a relevância e autoridade do seu site, impactando como ele é posicionado nos resultados de busca.

Para melhorar seu perfil de backlink, você precisará usar  estratégias de link building  para obter sistematicamente novos backlinks comprados apontando para seu site. Por que você quer fazer isso? Já detalhamos todos os benefícios da construção de links neste post, então confira! Resumindo, dá a você controle sobre a classificação do seu site nos motores de busca.

O número de páginas que o Google rastreia por dia pode variar significativamente. Na verdade, existem algumas páginas, além de sites inteiros, que  o Google não escolhe rastrear . No entanto, se você compra backlinks de alta qualidade, suas chances de ser detectado e rastreado rapidamente pelo Google aumentarão bastante. 

Rotineiramente ajudamos os clientes a analisar e interpretar seus perfis de backlink e usar os dados para informar suas estratégias de link building. Caso você ainda esteja confuso, um backlink é simplesmente um hiperlink de outro site que aponta para o seu.

Por exemplo,  o site de avaliações e avaliações B2B Clutch.co  tem backlinks para Vazoola e nos lista como uma  agência de serviços de link building de alta qualidade  .

Clique e saiba mais

Principais vantagens:

  • Um perfil de backlink, às vezes chamado de perfil de link, é o número total e a qualidade dos backlinks que apontam para todas as páginas do seu site. Os mecanismos de pesquisa rastreiam e analisam o perfil do seu link, incluindo os links que apontam para trás, como uma forma de determinar a autoridade e a posição do seu site nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.
  • Compreender o seu perfil de backlink é fundamental porque ajuda você a desenvolver uma estratégia de link building, definir um orçamento, determinar os requisitos de classificação e encontrar alvos de backlink.
  • Encontre seu perfil de backlink usando o console de pesquisa do Google ou uma ferramenta de SEO como ahrefs, Moz ou SEM Rush.
  • O uso de texto âncora, a qualidade do backlink, a diversificação do link, o índice de patrimônio do link e a velocidade do link são fatores-chave que influenciam a qualidade do backlink.
  • As três maneiras principais de aumentar seu perfil de backlink são ganhando, construindo ou comprando links. Certifique-se de não perder links monitorando backlinks e reparando links perdidos e quebrados.
  • Backlinks tóxicos podem ser prejudiciais ao seu perfil de backlink. Reserve um tempo para identificar e avaliar possíveis backlinks tóxicos em seu perfil.

O que é um perfil de backlink?

Um perfil de backlink, às vezes chamado de perfil de link, é o número total e a qualidade dos backlinks que apontam para todas as páginas do seu site, definição precisa de o que é backlinks. Os mecanismos de pesquisa rastreiam e analisam o perfil do seu link, incluindo os links que apontam para trás, como uma forma de determinar a autoridade e a posição do seu site nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.

Seu perfil de link inclui uma avaliação das características do link, como o número de backlinks, junto com a qualidade dos links que apontam de volta, já que ambos são essenciais. Além disso, este perfil detalha outras características do link, como os tipos de links que apontam de volta, bem como seu texto âncora, qualidade do domínio e relevância.

Quanto mais proximo do seu perfil melhor. Por exemplo, digamos que você tenha um site institucional de sua empresa de software, o ideal será ter mais backlnks de tecnologia possivel ou mesmo que mais aproxima do universo tecnologico.

Essencialmente, você pode pensar no seu perfil de backlink como uma coleção de votos de confiança. Quanto mais backlinks você adquirir, mais votos de confiança terá!

Embora as pessoas frequentemente falem sobre um perfil de link relacionado a todo o site, ele também pode se aplicar a uma página da web específica.

A seguir, detalharemos a diferença e veremos os termos que ajudarão você a entender o perfil do seu link.

Para realmente entender o que é o seu perfil de backlink e como ele pode ajudá-lo, primeiro você precisa entender cada um dos seguintes termos:

  • Autoridade de Domínio – Esta é uma medida da autoridade do seu site sinalizada pelo seu perfil de backlink. Existem muitas versões diferentes desta métrica disponíveis em diferentes ferramentas de SEO. Por exemplo, Ahrefs tem Classificação de Domínio (DR), MOZ tem Autoridade de Domínio (DA) e SEM Rush tem Pontuação de Autoridade. Todas essas são boas métricas comparativas que informam a probabilidade de seu site ser classificado em relação a outro.
  • Domínios de referência  – quando outro site tem um backlink para o seu site, ele é conhecido como domínio de referência. Um domínio de referência pode enviar vários links para o seu site, mas ainda conta apenas como um domínio de referência.
  • Backlinks  – quando um site fornece um link de texto âncora para outro site. Um site pode enviar mais de um backlink para o seu site, mas apenas o primeiro detém a maior parte do valor.
  • Não seguir/Seguir  – Um link 'não seguir' não afeta as classificações do mecanismo de pesquisa. Um link 'siga', entretanto, afeta as classificações dos mecanismos de pesquisa porque ultrapassa o valor do link. Portanto, você deseja adquirir o máximo possível de linkbacks 'seguir'.
  • Âncoras  – Texto âncora é a frase usada no topo do hiperlink para outro site. Se feitos corretamente, os links de texto âncora são altamente valiosos, pois as pessoas que clicam neles sabem exatamente o que esperar.
  • URL de link  – URL significa 'localizador uniforme de recursos'. Isso se refere à página específica que está enviando o backlink.
  • Links Internos  – O link para outra página relevante no mesmo site é conhecido como link interno. Embora sejam benéficos para o SEO como um sinal na página, os links internos não devem ser confundidos com backlinks, pois se originam do mesmo site. Um link de entrada se torna um backlink somente quando vem de outro site.

Você tem que fornecer de backlinks externos para obter links internos, correto? Vamos desacelerar por um segundo e realmente analisar como isso funciona e se você deseja criar links para outros sites gratuitamente.

Espero que tenha gostado do conteúdo O que é um perfil de backlink? Como compreender e analisar seu perfil e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Blog

Go up