Saiba como resolver problemas de assédio sexual no trabalho

A Central Única dos Trabalhadores, relata que em 2023, 1.437 mulheres fizeram denúncias afirmando que sofreram assédio sexual no ambiente de trabalho e que sentiram medo de procurar ajuda. Já em março de 2024, os números se totalizam em 241, uma quantia elevada para apenas os 3 primeiros meses desse ano.

Inclusive, a vice-coordenadora da Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, Danielle Olivares, informa que, embora os homens sofram assédio, 99% dos casos nas empresas ainda são cometidos contra as mulheres. Os números permanecem muito altos e é justamente ao entendimento que possuem a respeito do que conseguem fazer as denúncias para se livrarem do abusador.

Saiba mais +

O que é assédio sexual no trabalho?

O assédio sexual é um ato cometido por uma pessoa de cargo superior na empresa, que tem a intenção de tirar vantagem de um colega e ser favorecido sexualmente. A posição na companhia é sempre um dos motivos para ocorrer problemas como este, pois o abusador sabe que a vítima pode não requerer por sentir medo de perder o emprego.

Inclusive, na Cartilha de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual, feita pelo TST, menciona que toda a conduta indesejada de cunho sexual é caracterizada como assédio. Quaisquer atos são suficientes para constranger e atingir não apenas a honra, mas a dignidade e a confiança de uma vítima.

Formas de assédio sexual no trabalho

Uma das principais formas de ocorrer o assédio sexual no ambiente de trabalho, é contar piadas impróprias, enviar mensagens, cartas ou telefonar para falar sobre atos sexuais, por exemplo. Não apenas estes fatores se caracterizam, mas há também o ato de compartilhar ou apresentar imagens que tenham conotação sexual, além destes:

  • Fazer gestos ou emitir sons sexuais;
  • Contato físico indesejado;
  • Convites insistentes;
  • Comentar sobre a vida sexual de colegas de profissão;
  • Perturbar e constranger uma pessoa com cunho sexual;
  • Atacar fisicamente a pessoa em busca de sexo.

É necessário saber que elogios, flertes ou cantadas que não possuam conotação sexual não são caracterizados como assédio. O ideal é que, neste caso, você solicite ao responsável que pare imediatamente porque está te constrangendo antes de conversar com o setor de RH.

Como identificar um caso de assédio sexual no trabalho?

Para identificar este caso, perceba se a pessoa faz cantadas com conotação sexual, se tenta invadir o seu espaço pessoal e tocar nas suas mãos, ombros ou braços. Analise o tom das mensagens enviadas por e-mail ou WhatsApp, e se atente às possíveis brincadeiras, vídeos e imagens enviados.

Além disso, os flertes, quase que diários, também são categorizados como assédio, desde que sejam sexuais. A partir do momento que você estiver com todas as informações reunidas, é necessário conversar com o setor responsável em busca de ajuda para resolver o caso.

Como prevenir o assédio sexual no trabalho?

As empresas devem prevenir o assédio através de uma política de tolerância zero, que precisa ser apresentada para todos os funcionários e sem exceção. É fundamental trabalhar também com um treinamento de sensibilização a fim de garantir que o problema seja prevenido e não aconteça.

Há a necessidade de incluir também canais de denúncia para os trabalhadores terem uma segurança maior no momento de denunciar o abusador. Dessa forma, você assegura o bem-estar do seu time e consegue fazê-lo se sentir mais seguro durante os dias de trabalho.

Qual a relação entre assédio sexual e assédio moral?

O assédio sexual e moral são caracterizados por uma pessoa de cargo superior ao da vítima, pois através do poder e influência que exerce no meio de trabalho, se sente seguro e confiante de abusar da pessoa. Tenha em mente que este problema acontece também através de discriminação, isolamento social ou sobrecarga de trabalho.

Nos dois casos, a vítima já está fragilizada por lidar com situações humilhantes que envolvem a ridicularização, bem como o criticismo em excesso e ameaças. A difamação é mais uma característica do assédio sexual e moral, que precisam ser combatidas em todas as empresas para criar um ambiente agradável e seguro a todos.

Onde buscar ajuda em casos de assédio sexual no trabalho?

Procure auxílio através da Contato Seguro, pois com ele você consegue denunciar a pessoa que está te incomodando de maneira rápida e segura. Você não precisa se identificar, podendo permanecer no anonimato para preservar a sua imagem.

O assédio sexual no ambiente de trabalho, é um problema que acontece com muita frequência e diversas pessoas não denunciam porque sentem medo. Infelizmente, este é um quadro mais abrangente ao público feminino que, embora queira fazer a denúncia, sente angústia por estar sendo ameaçado.

Todas as empresas têm obrigação de combater o assédio moral e sexual ao disponibilizar um canal de denúncias como a Contato Seguro. Deste modo, as vítimas conseguem contar em detalhes o que sofrem na companhia através de provas que incluem mensagens, fotos e vídeos que ajudam a evidenciar o crime cometido.

Espero que o conteúdo sobre Saiba como resolver problemas de assédio sexual no trabalho tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano

Conteúdo exclusivo