10 dicas para não cair em golpe de sites falsos

Os sites falsos estão cada vez mais comuns na Internet e podem causar, além de prejuízos financeiros, muita dor de cabeça aos consumidores. Afinal, eles são capazes de aplicar golpes, capturar dados de cartão e contas bancárias, dentre outros.

De acordo com uma pesquisa do Portal UOL, apenas em 2022, foram mais de R$551 milhões em prejuízos por causa de golpes online aplicados por sites falsos. Ou seja, a cada hora, houve o mapeamento de 17 tentativas de fraudes envolvendo compras online.

Por isso, preparamos esse conteúdo exclusivo que vai te permitir aproveitar, por exemplo, as promoções das Americanas ou outros marketplaces, sem ter uma surpresa desagradável. Confira conosco e boa leitura!

Clique e saiba mais

Afinal, o que são sites falsos?

Sites falsos são páginas da web criadas com o objetivo de enganar e ludibriar os usuários. Ou seja, eles são projetados para se parecerem com sites legítimos de empresas, organizações ou instituições conhecidas, mas têm como intenção roubar informações pessoais, financeiras ou propagar malware.

Os golpistas que criam sites falsos muitas vezes utilizam técnicas de design e conteúdo para enganar as pessoas. Como por exemplo, a réplica com precisão a aparência e a funcionalidade dos sites originais. Isso inclui copiar logotipos, cores, layout e até mesmo o conteúdo das páginas.

Esses sites falsos podem ser usados para diferentes tipos de golpes, como phishing, onde os criminosos tentam obter informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito, informações bancárias através de formulários falsos. 

Além disso, eles podem induzir os usuários a fazer pagamentos por produtos ou serviços inexistentes, além de infectar dispositivos com malware para roubar informações sensíveis ou controlar remotamente o computador ou dispositivo.

10 dicas para não cair no golpe de sites falsos

É importante ter cuidado ao navegar na internet para evitar cair em golpes de sites falsos. A seguir, organizamos 10 dicas úteis para se proteger. Continue a leitura!

1. Verifique a autenticidade do site

Sempre verifique se o site em questão possui um certificado de segurança SSL. De modo geral, isso pode ser identificado pelo "https://" no início do endereço do site e pelo ícone de cadeado ao lado do URL.

2. Pesquise sobre o site

Antes de fazer qualquer compra em um site desconhecido, pesquise sobre ele na internet. Verifique a reputação do site e procure por opiniões de outros usuários.

3. Analise o design e a qualidade do site

Sites falsos muitas vezes apresentam erros de ortografia, imagens de baixa qualidade e um design geral pouco profissional. Fique atento a esses sinais de alerta.

4. Desconfie de ofertas muito boas pois indicam sites falsos

Golpistas muitas vezes tentam atrair vítimas com ofertas impossivelmente boas. Em outras palavras, se a oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é falsa.

5. Desconfie de solicitações de informações pessoais

Sites falsos podem tentar obter informações pessoais, como senha, número de cartão de crédito etc. Evite fornecer essas informações se algo parecer suspeito.

Não clique em links enviados por e-mail, mensagens ou em anúncios pop-up suspeitos. Sempre digite o endereço do site manualmente ou use os seus marcadores favoritos.

7. Use um antivírus confiável para combater sites falsos

Mantenha seu sistema protegido com um software antivírus atualizado. Ele pode ajudar a identificar e bloquear sites maliciosos.

8. Verifique a política de privacidade

Sites legítimos têm políticas de privacidade claras que explicam como seus dados serão utilizados. Se um site não tiver essa política, é um sinal de alerta.

9. Utilize métodos de pagamento seguros

Opte por sites que ofereçam métodos de pagamento seguros, como PayPal ou cartões de crédito com proteção contra fraudes. Evite transferências bancárias diretas ou pagamentos por meio de serviços desconhecidos.

Na maioria das vezes, os sites falsos só dão como opção de pagamento modalidades que são difíceis de serem estornadas, como por exemplo, PIX ou boleto.

10. Confie no seu instinto

Por fim, em caso de dúvida, confie no seu instinto. Se algo parecer suspeito ou pouco confiável, é melhor não prosseguir com a transação.

Seguir essas dicas irá ajudá-lo a identificar sites falsos e se proteger contra golpes na internet. Lembre-se sempre de manter-se atualizado sobre as melhores práticas de segurança online.

Caiu em um golpe de um site falso? Veja o que fazer!

Se você cair em um golpe de site falso, é importante agir rapidamente para minimizar os danos. Aqui estão algumas medidas que você pode tomar:

1. Interrompa qualquer interação e altere suas senhas: Pare de interagir com o site falso imediatamente. Feche a aba do navegador ou saia do site, se possível. Além disso, se você forneceu suas senhas em um site falso, altere-as imediatamente. Certifique-se de escolher senhas fortes e únicas para cada conta.

3. Notifique seu banco ou instituição financeira: Se você inseriu informações financeiras, como números de cartão de crédito, entre em contato com o seu banco ou instituição financeira. Informe-os sobre o incidente e peça orientação sobre as próximas etapas para proteger suas finanças.

4. Verifique suas contas: Analise suas contas bancárias, registros de transações e histórico de pagamentos cuidadosamente. Identifique qualquer atividade suspeita ou não autorizada e informe seu banco ou provedor de serviços imediatamente.

5. Reporte o site falso: Denuncie o site falso às autoridades competentes. Entre em contato com as agências locais de aplicação da lei ou com órgãos responsáveis ​​pela cibersegurança em seu país.

6. Execute uma verificação antivírus: Verifique seu computador ou dispositivo móvel com um software antivírus confiável para se certificar de que não há malware instalado.

7. Fique atento a possíveis fraudes adicionais: Esteja alerta a fim de identificar qualquer atividade suspeita, como e-mails, chamadas telefônicas ou mensagens phishing dirigidas a você. Golpistas podem tentar entrar em contato posteriormente com informações que você forneceu anteriormente.

Conclusão

É importante estar sempre vigilante ao acessar sites, especialmente ao inserir informações pessoais ou financeiras. Verificar a autenticidade do site, pesquisar sobre ele e seguir as melhores práticas de segurança online são essenciais para evitar cair em golpes de sites falsos.

Caso suspeite de um site falso, é fundamental denunciar a página ou empresa às autoridades competentes e evitar qualquer interação com o site suspeito.

Espero que tenha gostado do conteúdo 10 dicas para não cair em golpe de sites falsos e inclusive quero agradecer a visita ao nosso Portal.
Aproveito e já aviso que temos mais conteúdos exclusivos para você na categoria Negócios e Política

Direto da Redação | Portal Celucine

Portal de conteúdo Celucine sempre trazendo as melhores matérias da internet. Aqui você tem a certeza de que está sempre bem informado e consumindo conteúdo de extrema qualidade. Seja bem vindo ao Portal Celucine

Go up